LEONARDO DA VINCI

 LEONARDO DA VINCI

Nascido no dia 15 de abril de 1452, na Vila de Vinci na Toscana, região da Itália, Leonardo era filho de camponeses que não comungavam de um matrimônio, e por esse motivo acabou sendo educado por pessoas próximas como sua avó e paterna e madrasta. Vale destacar que Da Vinci não é o real sobrenome de Leonardo, e sim um sobrenome que dizia a região na qual Leonardo nasceu e residia, costume muito comum na idade média e moderna.
Segundo estudos Leonardo era um homem de média estatura, cabelos longos e loiros e canhoto, quando jovem era considerado um jovem extremamente bonito para os padrões de beleza de seu período e região. Mas e comum de percebermos que a imagem mais guardada no imaginário popular é do artista mais velho, como retratado por Coso Colombini em 1812 (imagem utilizada abaixo).
Autodidata, Da Vinci passou a juventude na cidade de Florença onde conseguiu adquirir muito da efervescência cultural da cidade, que é importante de dizermos, era um dos focos do movimento renascentista, e por onde Leonardo passou, foi com intuito de aprender e deixar sua marca, pois logo se mudou para Milão, Roma, e por fim, na França. Seu foco era dar inicio a um novo modo de arte, que unia fatores científicos com fatores estéticos, e de acordo com o que sabemos hoje, era grande admirador da natureza e do mundo como era, sendo desde cedo vegetariano por causas humanitárias.



Em suas pinturas, o artista foi responsável pelo aperfeiçoamento ao extrema do sombreamento, enquanto nas esculturas fazia uso de perspectivas visuais para modelar superfícies de modo bidimensional e tridimensional. O legado maior de sua obra talvez tenha sido a famosa técnica de óleo sobre tela, onde hoje é considerado um dos métodos de pintura mais utilizadas do mundo. Leonardo deixou mais de trinta obras durante sua vida, e podemos ressaltar as principais como sendo :
Anunciação: 1475-1480
Adoração dos Magos: 1481
A última ceia: 1498
Mona Lisa ou La Gioconda: 1503-1505
A Virgem e o Menino com Santa Ana: 1510
São João Batista: 1514
Outro fato curioso do artista, era de que em varias anotações encontradas em cadernos mostravam espelhos côncavos que concentrariam raios de luz a partir de diversos triângulos, esse conhecimento contribuiu mais tarde para o desenvolvimento da física em teoremas como inércia, ação e reação. O artista era fascinado pela observação da natureza e suas peculiaridades. Ao mesmo tempo que fazia estudos sozinho, também tinha bom relacionamento com diversos acadêmicos que o ajudaram em estudos como movimentação de moinhos, o vôo dos pássaros dentre outros.
A anatomia humano foi por muito tempo o principal ramo no qual Leonardo Da Vinci concentrou seus estudos, tendo até mesmo dissecado corpos de maneira clandestina em certos momentos de sua vida, fato que o colocou como grande conhecedor de tecidos, músculos e atem mesmo embriões, claro que de modo ainda muito arcaico, porém, era um dos únicos artistas a se envolver com uma área de tanta dificuldade. Um exemplo de seus estudos sobre o corpo humano é o homem vitruviano, onde pode-se observar um homem com braços e pernas abertas dentro de espaços simétricos, baseado em obras do arquiteto romano Vitruvius.
Leonardo Da Vinci morreu em 2 de maio de 1519, aos 67 anos de idade na cidade de Cloux, na frança, sendo enterrado na igreja de Saint-Florentin. Sua obra é até hoje de apreciação geral, e é considerado uma das figuras mais geniais da historia humana registrada.