BREVE HISTÓRICO DA QUÍMICA ORGÂNICA


BREVE HISTÓRICO DA QUÍMICA ORGÂNICA



Os primórdios da Química Orgânica

Berzelius (1779-1848) é considerado o criador da expressão Química Orgânica.
Quer saber mais sobre  este químico acesse:
http://www.soq.com.br/biografias/berzelius/ 
            As propriedades de alguns compostos orgânicos são conhecidas desde antes de Cristo. É o caso do sabão de cinzas, do álcool obtido por fermentação de alguns corantes extraídos da natureza.

            No entanto, procedimentos semelhantes aos da Química Orgânica atual começaram a se executados apenas e fins do século XVIII e início do século XIX. Nessa época conheciam-se poucos compostos orgânicos em estado puro. Em 1780, o sueco Torbem Bergman fazia pela primeira vez distinção entre compostos inorgânicos e orgânicos. Porém, costuma-se creditar a outro químico sueco Jons Jacob Berzelius, oo mérito de criar a expressão Química Orgânica, num livro datado de 1807.

            Nessa época, pouco se sabia sobre os átomos. A primeira escala de massas atômicas havia sido publicada dois anos antes pelo inglês Dalton, sendo ainda bastante primitiva e cheia de imperfeições. Faltava quase um século para a descoberta do elétron e do próton.

A Teoria da Força Vital

Friedrich Wöhler (1800-1882)  ajudou a derrubar a Teoria da Força Vital.
Quer saber mais sobre  este químico acesse:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/biografia-friedrich-wohler/friedrich-wohler.php 
            As primeiras preocupações da Química Orgânica nascente eram os materiais de origem animal e vegetal, tais como urina, sangue, gorduras, cabelo, açúcares, resinas, ceras etc. a aparente complexidade desses materiais levou químicos como Berzelius a acreditar que os organismos vivos eram capazes de sintetizá-los devido uma força misteriosa neles existentes. Era a chamada  
Teoria da Força Vital.

           Em 1828, essa teoria foi violentamente abalada quando o químico alemão FriedrichWöhler, aquecendo cianato de amônio, provocou uma reação química, na qual essa composto inorgânico se transformou em uréia. A uréia (substância presente na urina dos mamíferos), segundo as idéias da época, só seria produzida em organismos vivos, possuidores da força vital.



            Nos anos que se seguiam, com o desenvolvimento do conceito da conservação da energia, parecia não haver mais lugar para a “força vital”. Em 1860, o francês Pierre Eugène Marcellin Berthelot publicou um livro, no qual mostrou que, a partir dos elementos carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, todas as classes de compostos orgânicos conhecidos na época poderiam ser sintetizadas. Assim, a Teoria da Força Vital foi completamente esquecida.

As bases da Química Orgânica

            Nessa mesma época, Joseph-Louis Gay-Lussac, Jean-Baptiste André Dumas e Louis-Jacques Thénard, na França, Berzelius, na Suecis, e o barão Justus Von Liebig, na Alemanha, preocupavam-se em desenvolver métodos precisos para analisar um composto orgânico e determinar quais os elementos nele presentes e suas proporções.


Friedrich August Kekulé (1829-1896) elucidou a estrutura do benzeno, importantíssima substância química.
Quer saber mais sobre  este químico acesse:
http://www.soq.com.br/biografias/kekule/ 
            Esses experimentos permitiram perceber que existiam compostos com propriedades, diferentes formados pelos mesmos elementos e nas mesmas proporções. Era o caso do álcool etílico (CH3CH2OH) e do éter dimetílico (C3OCH3). Compostos nessa situação foram chamados por Berzelius, em 1830, de isômeros.

            Com base no acontecimento que se acumulava, o alemão Friedrich August Kekulé e o escocês Archibald Scorr Couper propuseram (1857) que o carbono faz quatro ligações e pode unir-se com outros carbonos, formando cadeias (1858).

            Kekulé foi também o primeiro a sugerir a estrutura aceita atualmente para o benzeno, a de uma molécula cíclica. Segundo ele, essa idéia veio em um sonho:


Virei minha cadeira par a lareira e cochilei. Mais uma vez os átomos dançavam em frente a mim [...] cadeias longas, umas mais próximas que outras, todas se virando e retorcendo como se fossem cobras. De repente, notei que um das cobras havia mordido a própria cauda [...]. Então levantei apressadamente e passei o restante da noite trabalhando nas conseqüências disso.

    

Watson, à esquerda, e Crick ao lado de um modelo da molécula de DNA, cuja estrutura elucidaram.
              Os trabalhos do francês Louis Pasteur sobre atividade óptica da mistura dos ácidos (+)-trtárico e (-)-tartárico presentes na uva levaram o holandês Jacobus Henricus van´t Hoff e o francês Joseph-Achille Le Bel a tentar explicar a assimetria molecular, propondo a geometria tetraédrica para o carbono, em 1874.

            E assim estava construído o alicerce sobre o qual toda a Química Orgânica pôde desenvolver-se e, nas primeiras décadas do século XX, com uma melhor compreensão dos átomos e das ligações químicas, impulsionar-se no sentido de descobertas notáveis ao longo daquele século. Um conhecido exemplo é o da elucidação da estrutura do DNA, realizada pelo geneticista americano James Watson e pelo físico inglês Francis Crick, em 1953, descoberta que lhes valeu o Prêmio Nobel em 1962.