os elementos da química da vida


INTRODUÇÃO

Elemento Químico pode ser definido como um conjunto formado por átomos de mesmo número atômico (Z). Eles são representados por símbolos adotados de acordo com critérios internacionais, sendo que esses símbolos são reconhecidos em qualquer língua ou alfabeto, ou seja, o símbolo é o mesmo em qualquer país, por exemplo, a Prata é reconhecida internacionalmente pela sigla “Ag”. Todos os elementos possuem massa atômica, número atômico, ponto de fusão e ebulição. Atualmente são conhecidos 114 elementos, sendo que apenas 88 deles são encontrados na natureza (elementos naturais) e o restante são sintéticos (elementos químicos cujos átomos são produzidos artificialmente).



ELEMENTOS DA QUÍMICA DA VIDA
Existe uma série de elementos químicos que são considerados essenciais para a vida humana ou para algum outro organismo. Para que se considere um elemento químico essencial este deve cumprir quatro condições:
·        A ingestão insuficiente do elemento provoque deficiências funcionais, reversíveis se o elemento voltar a ficar nas concentrações adequadas;
·        Sem o elemento, o organismo não cresce e nem completa o seu ciclo vital;
·        O elemento influi diretamente no organismo e está envolvido em seus processos metabólicos;
·        O mesmo efeito no organismo não pode ser conseguido por nenhum outro elemento.

A maioria dos elementos que compõem os seres vivos é denominada elementos organógenos ou bioelementos. Geralmente são classificados segundo a sua abundância em majoritários, traços e microtraços. Os elementos em quantidades muito pequenas, traços e microtraços, são denominados oligoelementos.
A lista seguinte mostra os bioelementos presentes no ser humano, ordenados por ordem de abundância:
Majoritários: oxigênio, carbono, hidrogênio, nitrogênio, cálcio, fósforo, enxofre, potássio, sódio, cloro e magnésio.
Traços: ferro, zinco, cobre, flúor , bromo e selênio.
Microtraços (ultratraços): iodo, manganês, vanádio, silício, arsênio, boro, níquel, cromo, molibdênio e cobalto.
Existem outros elementos sem uma essencialidade muito clara como, por exemplo, lítio, cádmio e estanho.
Nem todos os seres vivos têm os mesmos elementos essenciais, por exemplo, o tungstênio não é essencial para os humanos mas é essencial para outros seres vivos.


FONTES ELEMENTARES

O funcionamento do corpo humano necessita de uma série de reações químicas, essas reações é fornecem a energia necessária para a atividade das moléculas, formadas por elementos químicos.
Es as fontes de alguns elementos:
IODO: Metal do grupo 7 de número atômico 53,no qual o funcionamento é garantir o funcionamento da tireóide. Tanto o excesso quanto a falta do iodo é prejudicial a saúde. O Iodo pode ser encontrado em alimentos como Frutos do mar ou até mesmo na água.
SÒDIO: Elemento de número atômico11 tem o papel essencial no metabolismo celular, como exemplo, na transmissão do impulso nervoso. A falta de sódio, muito rara, pode causar doenças como anorexia, náuseas, depressões, entre outra, já o excesso pode causar hipertensão. A maior fonte de sódio na alimentação humana é o sal de cozinha.
MAGNÉSIO: Metal do grupo 2 de número atômico 12 tem papel fundamental na performance em esportes de resistência, ele esta presente em músculos e ossos, para ajudar na contração muscular e no metabolismo energético. Combate o estresse e a tensão pré-menstrual. É encontrado em alimentos como na banana, maçã, sementes de girassol e outros.
MANGANÊS: Metal do grupo 7 e de número atômico 25 quando em falta no organismo pode provocar baixo crescimento, anormalidades do esqueleto, difusões reprodutivas e outras. É excelente antioxidante e pode ser encontrado em cereais, leguminosas, abacaxi, chá e etc.
ZINCO: Metal de número atômico 30 e grupo 12 atuam no controle central dos músculos, ajuda na respiração dos tecidos, participa no metabolismo das proteínas e carboidratos. Sua falta pode causar diabetes e a diminuição dos hormônios masculinos. As principais fontes de Zinco são alimentos com bastantes proteínas, como carnes, frangos e peixe. 


FUNÇÃO DE ALGUNS ELEMENTOS

Hidrogênio:                                                                
H (hidrogênio)

Aplicações no cotidiano:           

•combustível para foguete; hidrogenação de gorduras; enchimento de balões; dessulfurização de petróleo.

Metais:
REPRESENTATIVOS:
Na (sódio)

Aplicações no cotidiano:

• Sal de cozinha; sínteses orgânicas; iluminação para estradas; refrigeração para reator atômico; acumulador; soda cáustica; vidro.

Be (berílio)
Aplicações no cotidiano:

 Janela para tubos de raios-X; material para desacelerar nêutronsem reatores atômicos; mola (para relógios); ferramentas antifaiscantes.

Al (alumínio)
Aplicações no cotidiano:
•automóvel, foguete, avião;
janelas, portas, caixilho de janela, panelas; folha, tubo, cabo; iluminação, fogos-de-artifício; cimento; obturação de dentes.








CONCLUSÃO
Chegamos a conclusão de que os elementos da química são muito essenciais para os seres vivos visto que de uma maneira qualitativa e quantitativa influenciam na forma da vida dos seres vivos. Falar desses elementos é falar da forma como a química actua na vida dos seres vivos.


BIBLIOGRAFIA

Elementos químicos da vida. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elemento_qu%C3%ADmico_essencial. Acesso aos 7 de Outubro de 2015.