A utilização dos trajes africanos nas escolas de Angola

O RESGATE DOS VALORES DA CULTURA AFRICANA
A utilização dos trajes africanos nas escolas de Angola
Autor: Kleber dos Santos
Há muito que o continente africano viveu a influência de um processo histórico que teve também uma grande repreensão na conservação da cultura africana, alguns povos foram mais fortes na conservação das suas identidades culturais. Sendo a cultura uma produção humana, como Angolana que somos, urge reflectirmos sobre os nossos valores culturais, e começamos a usar formas própria de garantirmos a nossa representação no mundo como individuais singulares já não podemos viver impactados pelo fenómeno da aculturação elevado pela problemática da globalização.


Fig. 1 - Osvaldo dos Santos
Fig. 2 - Osvaldo dos Santos
É realmente louvável a forma como os estudantes do Instituto Superior de Serviço Social vestem-se sobre a influência do professor Mac Mahon de modos a representarem e a conservarem as suas culturas. Como universitários e intelectuais devemos evitar os embroglios provocado por aquilo que chamamos de “ Etnocentrismo Cultural” na verdade não há na face da terra uma cultura superior a outros, por que cada cultura é uma cultura, possuindo as suas características rudimentares, portanto a cultura deve estar a disposiçãodo homem, e o homem a disposição da cultura com intuito de sempre fazer refulgir no homem a sua dignidade humana, o valorda pessoa, uma cultura que realmente leva-nos ao caminho da felicidade como por exemplo os nossos trajes africanos, a nossa gastronomia tradicional, as nossas línguas e a dança, estes aspectos culturais devem ser enaltecidas.
Fig. 3 - Osvaldo dos Santos & Eliseu Celestino

De facto estes aspectos culturais devem ser reconhecidos, e garantirmos estímulos para sua efectivação e valorização ao nível do tecido cultural angolano.
Agostinho neto em sua obra “Sagrada Esperança” faz menção a necessidade de voltarmos a nossa identidade cultural, de uma forma cheia de hostologia aos fundamentos culturais.
Termino aqui a minha opião no que tange aos valores culturais dizendo que o continente africano “os africanos” precisam encontrar e refazer os traumas de um passado longiquos que afectou a sua dimensão cultural africana especificamente para os Angolanos. (HAVEMOS DE VOLTAR)
AUTOR: KLEBER DOS SANTOS


Fig. 4 - Osvaldo dos Santos & Eliseu Celestino

A importância da utilização de trajes africanos nas escolas de Angola
AUTOR: HENRIQUES NAVEGANTE
É bem provável que vivemos num mundo globalizado, onde cada qual quer vestir ou quer se demonstrar da sua maneira. Seria bom se o princípio da utilização de vestuários africanos começassem nas escolas, porque actualmente é nas escolas que muitas das vezes encontramos uma prontidão de implementar ideias como estas.
Com a utilização de vestuários ou trajes africanos nas escolas de Angola bem poderíamos causar um bom impacto na valorização do que é nosso. Visto que os nossos antepassados desde então tiveram sempre estas formas de se vestir. Então cabe-nos a nós levar em conta estes conceitos fugindo assim da aculturação.
Então neste aspecto há muita relevância no caso de salvaguardar e respeitar o que é nosso e ao mesmo tempo preservar a nossa identidade como africanos.
AUTOR: HENRIQUES NAVEGANTE.
Fig. 5 - Fonseca Cananacutí (Panguyamy)

Faça a sua citação bibliográfica
Bibliografia: SANTOS, Kleber dos; NAVEGANTE, Henriques: A importância da utilização de trajes africanos nas escolas de Angola. Luanda, 2016.

OBS: Todos direitos de imagens foram preservados. Dê a sua sugestão concernente a matéria e envia no nosso email.