A QUESTÃO POSTURAL NO TRABALHO: MESAS E CADEIRAS PARA ESCRITÓRIOS

INTRODUÇÃO
As questões de posturas no trabalho são tratadas por algumas empresas, gerentes, trabalhadores, profissionais da saúde e do desporto, principalmente como um problema de carácter individual, incorrendo no viés de que a correcção destas por parte do indivíduo minimizaria/ eliminaria o risco. O mobiliário ajustável é utilizado indistintamente como medida de adequação de postura, ficando a critério do usuário o peso do seu ajuste e a adequação da postura. As intervenções na maioria das vezes passam por medidas educativas e de orientações posturais que não são suficientes para o enfrentamento individual e colectivo desta problemática. O objectivo deste trabalho é falar sobre a questão postural no trabalho e também falar sobre os tipos de cadeiras e mesas adequadas num ambiente de trabalho confortável, principalmente onde [e utilizado um computador.




A QUESTÃO POSTURAL NO TRABALHO: MESAS E CADEIRAS PARA ESCRITÓRIOS
A escolha das cadeiras e mesas é um dos pontos decisivos dos projetos de interiores de escritórios. Chegar a uma solução adequada requer do especificador atenção para muitas variáveis, entre elas as condições ambientais e organizacionais, a compatibilidade com a estação de trabalho e com os equipamentos utilizados na execução das tarefas. O biotipo do usuário e a possibilidade de fazer ajustes e regulagens em acordo com os movimentos e posturas que ele adota enquanto trabalha são fundamentais, além do atendimento a normas técnicas, durabilidade do produto, facilidade de manutenção e de reposição de peças. Isso sem contar os aspectos relacionados a estética e custo.
Especificações equivocadas significam prejuízos para o conforto e a saúde, com a consequente redução da produtividade e o comprometimento do investimento feito pelo cliente. Em um mesmo escritório pode haver diferentes postos de trabalho para a realização de tarefas distintas, e isso eventualmente implicaria a necessidade de especificar mais de um modelo de cadeira no mesmo ambiente.
Os modelos indicados para escritórios, incluindo as cadeiras e mesas das salas de reuniões, são aqueles que oferecem possibilidades de ajustes e de alternância postural, o que evita o desconforto. “Antigamente as pessoas circulavam mais pelo escritório, levantavam para buscar um fax, levar algum documento para o chefe ou combinar o almoço com os colegas. Hoje, com e-mail e redes internas, quase tudo é feito por computador e a tendência que fiquem mais tempo sentadas em seu posto”. Daí a importância de o conjunto estação de trabalho e cadeira ser ajustável a cada usuário. Em um escritório encontram-se pessoas muito diferentes umas das outras. Algumas já têm mais de 50 anos, outras usam óculos, tem os de pernas curtas, tem os altos, os obesos. Cada um vai precisar de ajustes individuais no mobiliário.



CONFORTO NO TRABALHO
Em termos de conforto, a boa cadeira permite que o usuário apoie os pés diretamente no piso sem pressionar a parte de trás das coxas, o que prejudica a circulação sanguínea. Bordas de assento arredondadas também evitam problemas circulatórios nos membros inferiores. As dimensões do assento devem garantir a perfeita acomodação de nádegas e coxas, deixando somente as dobras do joelho para fora. Já o apoio de pé é um mero artifício a que se recorre quando a mesa é alta demais ou quando a faixa de ajuste da cadeira não atinge a necessidade do usuário.
Quando a estação de trabalho é compatível com a cadeira e ambas estão bem ajustadas, braço e antebraço formam ângulo de 90 graus durante a digitação. Para garantir essa boa condição, os braços da cadeira não podem impedir a aproximação com a estação de trabalho ou mesa. Se o braço fixo for alto ou muito comprido, a proximidade ficará limitada e o usuário será obrigado a se afastar da mesa para digitar, falar ao telefone ou fazer anotações manuscritas.
É recomendável ainda ter regulagem para a altura do apoio lombar e permitir leve inclinação para trás.
Para os auditórios de empresas, são indicadas as cadeiras do tipo poltrona. Elas devem ser estofadas, ter assento liso com leve inclinação para trás e encosto mediano côncavo. Os apoios para braços devem ser planos, longos e, se possível, com altura regulável.
Por isso os funcionários devem levantar e fazer pequenas caminhadas a cada hora de trabalho. Exercícios posturais para relaxamento da musculatura de braço e pescoço somente trarão bons resultados se o conjunto do mobiliário estiver corretamente especificado.


CONCLUSÃO

Depois da pesquisa feita, chega-se a conclusão que o individuo que passa horas diante do computador em uma cadeira inadequada pode sofrer consequências sérias, como problemas lombares, cervicais e nos membros superiores ou até mesmo deficiências na circulação sanguínea das pernas e dos pés. A boa cadeira para escritório é aquela especificada com base em critérios ergonômicos, de acordo com o biotipo de usuário, capaz de oferecer múltiplas opções de regulagem e alternância postural.





BIBLIOGRAFIA
As cadeiras e mesas para melhor postura: https://arcoweb.com.br/projetodesign/tecnologia/cadeiras-de-escritorios-chegar-a-08-06-2010. Disponível em: 7 de Abril de 2016.