O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO OPERADOR DE CAIXA NA EMPRESA


INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objectivo principal falar sobre o papel e a importância do operador de caixa na empresa, tema que este que remete-se a dizer que a actividade do operador de caixa não é uma actividade isolada em uma empresa. O operador de caixa, do início ao fim de suas actividades diárias, mantém contacto permanente com terceiros, que necessitam da organização do seu trabalho para que o resultado das actividades da empresa seja obtido da melhor forma possível.





O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO OPERADOR DE CAIXA NA EMPRESA
Operador de caixa ou recepcionista de caixa é o profissional cuja função é registar mercadorias em um PDV (ponto-de-venda) e receber do cliente. Antes executadas praticamente por mulheres, hoje em dias vemos alguns homens na função.
É uma das profissões mais importantes no ramo do varejo, onde educação, paciência e atenção são fundamentais para um bom atendimento. A operadora se relaciona directamente com o cliente.
As funções desenvolvidas são registar as compras do cliente com atenção, em alguns casos pesar mercadorias e se necessário auxiliar o cliente a empacotar as compras. Em Angola a profissão de operador de caixa é hoje considerada uma profissão que envolve altos níveis de cuidados como também pode haver stress. Este facto deve-se a várias ocorrências como o facto de que normalmente as remunerações da profissão são baixas, para um trabalho que muitas vezes envolve tanto aguentar queixas dos clientes, algumas vezes agressões verbais, ameaças e muitas vezes acidentes com os mesmos quando são intolerantes.
É frequente haver vários acidentes com operadores de caixa quando estes têm problemas com o público. O operador de caixa também chega a sofrer de dores e problemas musculares devido aos movimentos repetitivos que executa e devido ao facto de passar várias horas seguidas sentado, passando mercadorias. Eles têm o dever de, ajudar, orientar, e organizar o cliente. Além disso ele deve ter respeito, paciência com o cliente e com os colegas de trabalho. Deve saber-se principalmente matemática e informática. Entre estes profissionais há também quem considere que a profissão é desvalorizada e que os seus praticantes muitas vezes trabalham mais do que seria suposto, suportando problemas com colegas de trabalho e com a gerência das lojas em que trabalham. O que faz um Operador de Caixa
O Operador de Caixa é o profissional responsável por trabalhar com atendimento ao público com pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais. Um Operador de Caixa não trabalha somente em empresas do comércio, é uma profissão extremamente necessária para empresas que trabalham com qualquer tipo de vendas, como empresas de aviação, pedágios, shows, entre outros ramos. Está sob as responsabilidades de um Operador de Caixa fazer atender clientes que acabaram de realizar uma compra, passar os produtos pelos leitores de códigos de barras e cobrar seus valores dos clientes, actuar com abertura e fechamento de caixa, cuidando do stock, e do controle do financeiro. O Operador de Caixa realiza todas as actividades com simpatia, educação e agilidade, registando todos os produtos correctamente no caixa, informando o valor das compras. Para que o profissional tenha um bom desempenho como Operador de Caixa é essencial ter atenção, habilidade com contas, gosto pela matemática, agilidade, simpatia, paciência e bom humor.
O Operador de Caixa por ser o profissional responsável por trabalhar com atendimento ao público com pagamentos, recebimento de valores, fechamento de caixa e emissão de notas fiscais, se relaciona com a área de Atendimento e Financeiro.
Todos os dias, a tesouraria faz a intermediação entre os operadores de caixa e a contabilidade, filtrando e organizando dados para que sejam registados durante o mês os resultados globais da empresa, como demonstrativos de resultados (receita e despesa), balanço patrimonial (activo e passivo) e o fluxo de caixa (recebimentos e pagamentos).
O local de trabalho do operador de caixa normalmente é a saída do estabelecimento por ser, o pagamento, a última etapa do processo de compra. Nesse espaço, o operador de caixa terá contacto com equipamentos como computadores, caixa registadora, balcões, esteiras automáticas, impressoras fiscais, impressão de cheques, scanners (fixo ou móvel) para a leitura do código de barras, balanças electrónicas, máquinas para a utilização de cartões, no-breaks (utilizados para momentos de falta de energia), dentre outros.
Esses equipamentos devem ser conservados e utilizados correctamente seguindo as orientações do manual de operações do equipamento, orientações fiscais e orientações contáveis. Quando o operador de caixa não souber fazer alguma operação, deve solicitar a ajuda de alguém capacitado para fazê-la. Vejamos um exemplo: as impressoras dos caixas necessitam de papel; por isso, é necessário aprender a fazer a reposição quando for norma da empresa, para fazê-lo de forma correcta sem danificar o equipamento.


CONCLUSÃO
Sendo assim é evidente que o operador de caixa tem o dever de ser responsável e atencioso com o clientes ser orientador e saber orientar uma pessoa que está perdida ou passando mal entre outros. Como vimos a intervenção do operador de caixa numa determinada empresa, predispõem o funcionamento adequado no atendimento ao pessoal de maneira que facilita o ponto de pagamento do produto a ser levado pelo cliente.




BIBLIOGRAFIA
_______________ Funções do operador de caixa. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/109290335/3/AS-FUNCOES-DO-OPERADOR-DE-CAIXA. Acesso aos 20 de Outubro de 2015.