a importância das lengas-lengas e estórias infantis


INTRODUÇÃO
O presente trabalho insere-se na explanação sobre a importância das lengas-lengas e estórias, que por sua vez são elementos fundamentais na idade pré-escolar principalmente em centros infantis. O trabalho descrito veio assim enfatizar a importância da estória e lengas-lengas em idades pré-escolares, sendo esta actividade considerada como importante e significativa, uma vez que permite e facilita não só o desenvolvimento precoce de algumas competências de literacia, como também se constitui uma base de motivação para a aprendizagem da leitura e da escrita, pelo seu carácter lúdico.



A IMPORTÂNCIA DAS LENGALENGAS NO ENSINO INFANTIL
As lengalengas são formas da literatura tradicional com profundas raízes na tradição oral, integrando as manifestações orais da cultura popular, tal como acontece com as advinhas, as lendas, os provérbios e os contos.
São jogos de palavras rimadas com um carácter infantil e brincalhão, onde o ritmo acelerado da leitura ou da declamação, a repetição e a sucessão de palavras idênticas e a cadência melodiosa se constituem como elementos de desafio e de diversão para as crianças.
O desafio de dizer um texto muito rapidamente e de repetir vezes sem conta até conseguir dizê-lo sem se enganar são estratégias lúdicas fundamentais utilizadas no ensino quando se pretende desenvolver competências ao nível da memória, da expressão oral e da articulação verbal, que fazem dos trava-línguas e das lengalengas recursos didácticos com um inegável potencial pedagógico.
Nesta sequência, deixa-se aqui algumas lengalengas, interessantes, para que educadores e professores as possam utilizar no processo de ensino e aprendizagem dos seus educandos.
Ex: Lengas-lengas
“Sola, sapato, rei, rainha
Foi ao mar buscar sardinha
para a mulher do juiz
que está presa pelo nariz.
Salta a pulga na balança
que vai ter até França.
Os cavalos a correr,
as meninas a aprender.
Qual será a mais bonita
que se vai esconder?”


IMPORTÂNCIA DAS ESTÓRIAS NA INFÂNCIA
A leitura de estórias não só apoia a construção de sentido em torno da escrita, como também enriquece a interacção da criança com a leitura. A criança a partir do momento em que adquire a linguagem assume um papel central no seu próprio desenvolvimento, pois ela é activa e participativa no mundo que a rodeia. Ela vai assim construindo o seu próprio conhecimento à medida que explora o meio em que vive. Tendo isto em conta, as actividades de leitura e escrita contextualizadas na realidade da criança constituem-se como actividades de extrema importância, pois permitem uma fonte de exploração e de tomada de consciência sobre as características do código escrito. Esta tomada de consciência surge assim que a criança inicia o contacto com a linguagem escrita.
É indiscutível e de largo consenso a importância que a estórias assume quando se constitui como uma actividade regular, sendo uma actividade agradável e que proporciona interacções, vivências, partilha de ideias e de concepções. Ouvir e contar/ler estórias permite que as crianças interajam enquanto ouvintes e enquanto contadores de estórias, promovendo em ambos os casos capacidades de ouvinte, de leitura e de compreensão. É por isso considerada uma actividade rica e completa. Temos alguns aspectos da estória:
·                     Oportunidade para ouvir leitura fluente
·         Alargamento de experiências sobre a criança
·         Desenvolve a curiosidade pelos livros na criança
·         Aprendizagem de comportamentos de leitor na criança
·         Apoia o desenvolvimento de conceitos sobre a escrita da criança
Ainda que fora do contexto escolar, as crianças aprendem muito sobre a escrita através da estórias. Aprendem que o mesmo texto aparece associado à mesma mensagem independentemente de quem o lê – a mensagem é sempre a mesma e aparece sempre na mesma ordem. A leitura de histórias permite, ainda, que as crianças se apercebam da orientação da escrita (da esquerda para a direita, e de cima para baixo) e das relações entre o oral e o escrito (quando o leitor aponta para o que está a ler), e ainda que as palavras se escrevem sempre da mesma maneira ao longo do texto, podendo a mesma palavra aparecer várias vezes sempre escrita da mesma maneira.
CONCLUSÃO
Cheguei a conclusão de que as lengas-lengas e as estórias coexistem na integridade da criança em centro infantil. Contar estórias e lengas-lengas é considerado como uma ferramenta pedagógica na formação do carácter social e intelectual da criança. Pretendeu-se com este trabalho compreender e explicar a importância da estória e lengas-lengas no contexto pré-escolar. Através estórias e lengas-lengas desenvolve-se a imaginação, o gosto pela leitura, a concentração e estimula-se o espírito crítico. O educador consciente exerce um papel fundamental, dado que, selecciona textos adequados para transmitir através das estórias e lengas-lengas, momentos de aprendizagem, que deverá ser incorporado nas actividades diárias.



BIBLIOGRAFIA
A importância das estórias infantis. Disponível em: http://uptokids.pt/educacao/a-importancia-da-leitura-de-historias-no-pre-escolar/. Acessado aos 23 de Setembro de 2015.
Lengas-lengas. Disponível em: https://amiguinhosdaescola.wordpress.com/category/trava-linguas-e-lengalengas/. Acessado aos 23 de Setembro de 2015.