a circuncisão


INTRODUÇÃO

A circuncisão é uma cirurgia que pode ser feita em qualquer idade, contudo no recém nascido esta cirurgia é mais fácil do que quando realizada mais tarde e os cuidados de higiêne do pênis de um bebê que foi submetido à circuncisão devem ser rigorosos, com lavagem diária com soluções anti-sépticas e aplicação de óleo até que a pele esteja perfeitamente cicatrizada para evitar infecções na região.


A CIRCUNCISÃO

A circuncisão é uma cirurgia que retira o excesso de pele que recobre a cabeça peniana. Ela é indicada em caso de fimose, mas grande parte desse tipo de cirurgia é justificada por motivos religiosos, que envolvem judeus e muçulmanos.

ORIGENS DA CIRCUNCISÃO

A circuncisão é um dos procedimentos cirúrgicos mais antigos da humanidade, havendo relatos da prática entre os egípcios, há mais de 15.000 anos, como modo de aumentar a higiene masculina e “purificar a alma”.

definição da circuncisão

A IMPORTÂNCIA DA CIRCUNCISÃO

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA CIRCUNCISÃO

Vantagens
Não vamos entrar no mérito religioso, pois não somos um site com esse fim e nem temos apenas visitantes envolvidos. Mas falando no âmbito geral, a principal vantagem está na higiene íntima. Como a região fica coberta, acaba se tornando um excelente local para acumular bactérias que causam mau cheiro no órgão genital masculino. Além disso dados do Programa de combate a AIDS da ONU afirmam que homens circuncisados têm menos riscos de contrair doenças, inclusive o próprio HIV e infecções.
Desvantagens
Já a desvantagem da circuncisão é difícil definir, pois ” não existe “. Até mesmo o risco da cirurgia é quase nula, mas quanto a sensibilidade da glande é motivo de comentários críticos. Porque a glande fica sensível no começo,  logo quem sofre de ejaculação precoce acaba piorando o caso. Em adultos outro motivo de reclamação é no pós operatório, pois em ereções no período da noite podem ocorrer ereções dolorosas. Pode até soltar os pontos na região.

consequencias DA CIRCUNCISÃO

A circuncisão é um procedimento cirúrgico que, como tal, possui riscos. Todavia, a cirurgia é rápida e simples (dura cerca de 10 minutos) e apresenta taxas de complicações cirúrgicas abaixo de 0,5%. As complicações mais comuns são sangramentos, infecções e insatisfação com o resultado estético.
A circuncisão, como qualquer outra cirurgia, deve ser feita sob anestesia, evitando que a criança ou mesmo o adulto sintam dor durante o procedimento.
Satisfação sexual após circuncisão
A mucosa do prepúcio é muito inervada e contribui para o prazer no ato sexual. Um dos argumentos contra a circuncisão sem indicação médica é o risco de redução da sensibilidade do pênis. Todavia, apesar da lógica por trás desta teoria, o fato é que, na prática, homens circuncidados não apresentam uma satisfação menor com suas vidas sexuais.
Mesmo em homens que se submeteram à circuncisão somente quando adultos e com vida sexual já ativa, não há provas contundentes de que haja mudanças da qualidade da vida sexual dos mesmos. Existem relatos pessoais de diminuição da sensibilidade, porém, existem também trabalhos científicos com grandes grupos, que mostram ausência de alterações na qualidade do sexo. É um tema polêmico.
O fato é que a circuncisão feita em crianças, sem indicação médica formal, é atualmente um procedimento que causa controvérsias. Existem grupos contra a circuncisão que apresentam os seguintes argumentos, entre outros:
– A circuncisão causa dor nos recém-nascidos trazendo estresse desnecessário ao bebê.
– O trauma da circuncisão realizada quando bebê é carregado pelo resto da vida, mesmo que o indivíduo não se dê conta disso.
– A circuncisão vai de encontro aos direitos humanos pois mutila um ser incapaz de tomar decisões.
A posição da maioria dos Colégios de Pediatria é de não indicar a circuncisão sem motivo médico claro; entretanto, do mesmo modo, as mesma não contraindicam sua realização por motivos pessoais ou religiosos.

CONCLUSÃO

Cheguei a conclusão de que apenas um pequeno número de circuncisões é justificado por uma verdadeira fimose. As regras de higiene são suficientes e é desaconselhada a retracção forçada do prepúcio. O conjunto de evidências existentes sobre os riscos e benefícios é tão equilibrado que não se pode aconselhar a circuncisão como um procedimento preventivo. Existindo um tratamento conservador e tópico disponível, parece lógico pensar que esse deva ser a primeira opção nos casos de prepúcios neonatais não retrácteis. Para terminar deixa-se uma reflexão de linhagen: .no contexto dos dados epidemiológicos que mostram a resolução espontânea da fimose na maioria dos casos, o argumento de que a circuncisão é um procedimento cirúrgico minor e sem complicações é não só errado como irrelevante. É eticamente, assim como economicamente questionável operar uma criança para tratarumprocesso fisiológico.


BIBLIOGRAFIA

A circuncisão. Disponível em: http://www.tuasaude.com/circuncisao/. Acessado aos 17 de Junho de 2015.
A circuncisão risco e benficios. Disponível em: http://www.mdsaude.com/2011/05/circuncisao.html. Acessado aos 17 de Junho de 2015.
A circuncisão vantagens e desvantagens. Disponível em: http://barmetrosexual.com/circuncisao-masculina-vantagens-e-desvantagens/. Acessado aos 17 de Junho de 2015.
A circuncisão e a sua importância. Disponível: http://deondeeoteureino.blogspot.com/2012/10/a-importancia-da-circuncisao.html. Acessado aos 17 de Junho de 2015.


ÍNDICE