Métodos de avaliação de desempenho


Métodos de avaliação de desempenho
O actual mercado empresarial é caracterizado pela busca de diferencias competitivos consistentes e capazes de agregar valores as organizações ao longo do tempo e, com isso, a avaliação de desempenho vem sendo uma ferramenta que acrescenta ideia ao negócio da organização. De acordo com Chiavenato (2004 p. 258) “As praticas de avaliação de desempenho não são  novas. Desde que uma pessoa deu emprego à outra, seu trabalho passou a ser avaliado em termos de relação entre custos e benefícios”.
ANÁLISE E QUALIFICAÇÃO DE FUNÇÕES
ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES
A análise de funções consiste num processo de recolha, análise e sistematizações de informação acerca de uma função, com o objectivo de identificar as tarefas ou atribuições, bem como as competências necessárias para o seu desempenho.
A descrição de funções constitui um sumário de tarefas, objectivos e responsabilidades de uma determinada função. Se for relevante, também inclui informação sobre as condições de trabalho e a relação com outras funções.
Uma análise e descrição de funções adequada permite:
- A descrição das principais actividades – o quê, porquê e como é que o trabalho é realizado (atribuições, métodos e objectivos);
- Identifica as principais tarefas de uma função;
- Descreve as competências necessárias para desempenhar as actividades;
- Fornece a importância relativa dos componentes da função.
Contrariamente, a ausência ou uma deficiente análise e descrição pode conduzir a uma ambiguidade de papéis, a problemas comunicacionais e a indefinição nos objectivos dos colaboradores.
O PROCESSO DE ANÁLISE E DESCRIÇÃO DE FUNÇÕES
O processo de análise de funções pode ser descrito da seguinte forma:
1. Determinação dos Objectivos

Os objectivos da análise de funções devem estar associados ao plano estratégico da organização. Algumas razões mais frequentes são a tecnologia e as necessidades de um ambiente competitivo que conduzem a mudanças na natureza do trabalho, pelo que se requer uma reavaliação das funções existentes; o surgimento de novas funções requer novas descrições funcionais…