Vitaminas do complexo B

 Vitaminas do complexo B

Fundamentais para a saúde do organismo, as vitaminas do complexo B atuam em funções do sistema imunológico e do sistema nervoso, na prevenção da anemia, no tônus muscular e na saúde da pele. É preciso ingerir fontes de vitamina B todos os dias, uma vez que não podem ser armazenadas pelo nosso corpo.
A carência destes nutrientes pode provocar problemas com funções cognitivas como a memória e confusão mental, falta de energia, fraqueza muscular e até depressão. Cada vitamina contida no complexo B desempenha importantes funções:
- B1 (Tiamina): Atua no metabolismo auxiliando na conversão de nutrientes em energia para o corpo.
- B2 (Riboflavina): Também atua no metabolismo e funciona como uma eficiente substância antioxidante.
- B3 (Niacina): Tem um papel vital no metabolismo energético celular e na reparação do DNA.
- B5 (Ácido pantotênico): Auxilia no metabolismo das proteínas, gorduras e açúcares e também no controle da capacidade de resposta do corpo ao estresse .
- B6 (Piridoxina): Favorece a respiração das células, participa na produção de glóbulos vermelhos, atua na formação de neurotransmissores e no metabolismo de aminoácidos.
- B7 (Biotina): Atua na formação da pele, unhas e cabelo e no metabolismo de macronutrientes.
- B9 (Folato): Fundamental para processos de multiplicação e divisão celular, síntese e reparação do DNA, metabolismo de aminoácidos e formação de hemácias.
- B12 (Cianocobalamina): Essencial para o bom funcionamento do sistema neurológico, no desenvolvimento de glóbulos vermelhos e na produção de DNA.