O MITO DE HÉRCULES

 O MITO DE HÉRCULES

O mito de Hércules, também conhecido como Heracles na mitologia grega, é uma das histórias mais famosas e reverenciadas da antiguidade. Hércules era considerado um dos maiores heróis da mitologia, conhecido por sua força sobre-humana, coragem e inúmeras aventuras épicas. Sua história exemplifica a jornada do herói, um tema recorrente nas narrativas mitológicas e literárias em todo o mundo.
Hércules era filho de Zeus, o poderoso rei dos deuses olímpicos, e de Alcmena, uma mortal. Seu nascimento foi resultado de uma trama elaborada por Zeus, que assumiu a forma de Amphitryon, marido de Alcmena, para se deitar com ela. Ao mesmo tempo, Zeus também enganou Hera, sua esposa, para que ela acreditasse que o filho de Alcmena era o fruto legítimo do casamento.
A esposa de Zeus, Hera, ao descobrir a verdade sobre o nascimento de Hércules, ficou tomada por inveja e raiva. Como punição, ela lançou uma série de provações sobre Hércules, conhecidas como os Doze Trabalhos de Hércules. Essas tarefas impossíveis incluíam a captura do Leão da Nemeia, o Hidra de Lerna, a captura da Corça de Cerineia e a limpeza dos estábulos de Áugias, entre outras.
Os Doze Trabalhos de Hércules representam a jornada do herói, um padrão narrativo comum em muitas mitologias e histórias épicas. Nessa jornada, o herói passa por uma série de desafios e provações, enfrentando obstáculos, superando medos e adquirindo conhecimento e habilidades ao longo do caminho.


Essas tarefas impossíveis foram impostas por Hera, a deusa do casamento e esposa de Zeus, como uma punição por causa da inveja e raiva que ela sentia por Hércules, fruto de uma relação ilegítima entre Zeus e a mortal Alcmena. Vamos nos aprofundar em cada um dos Doze Trabalhos:
1. Matar o Leão de Nemeia: O primeiro trabalho de Hércules era matar o temido Leão de Nemeia, um monstro invulnerável cuja pele não podia ser penetrada por nenhuma arma conhecida. Hércules estrangulou o leão com as próprias mãos, utilizando sua força sobre-humana.
2. Matar a Hidra de Lerna: A Hidra era um ser serpentino com várias cabeças, sendo uma delas imortal. Hércules teve que cortar as cabeças da Hidra, mas, para cada uma cortada, duas cresciam em seu lugar. Ele contou com a ajuda de seu sobrinho Iolau, que queimava os pescoços para evitar o crescimento de novas cabeças. Por fim, Hércules queimou a cabeça imortal e enterrou-a sob uma grande pedra.
3. Capturar a Corça de Cerineia: A Corça de Cerineia era uma criatura rápida e ágil, com chifres de ouro. Hércules conseguiu capturá-la após uma perseguição exaustiva e a entregou viva a Euristeu, seu primo e rei de Micenas.
4. Capturar o Javali de Erimanto: O Javali de Erimanto era uma fera selvagem e destruidora que assombrava a região de Erimanto. Hércules conseguiu capturá-lo e levá-lo até Euristeu.
5. Limpar os Estábulos de Áugias: O rei Áugias possuía um imenso rebanho de gado e seus estábulos não haviam sido limpos em anos. Hércules foi desafiado a limpar os estábulos em um único dia. Com sua engenhosidade, ele desviou os rios Alfeu e Peneu para inundar e limpar os estábulos.
6. Expulsar os Pássaros do Estínfalo: Os pássaros do Estínfalo eram monstruosos e ameaçavam a população com seus ataques. Hércules usou sua habilidade com o arco e flecha para afugentá-los e matá-los.
7. Capturar o Touro de Creta: O Touro de Creta era um animal selvagem que estava causando estragos na ilha. Hércules conseguiu domá-lo e levá-lo de volta para o continente grego.
8. Roubar os Cavalos de Diomedes: Diomedes, um rei trácio, possuía cavalos famintos e agressivos que se alimentavam de carne humana. Hércules os roubou e os entregou a Euristeu.
9. Obter o Cinturão de Hipólita: Hipólita era a rainha das Amazonas e possuía um cinturão mágico dado a ela por Ares, o deus da guerra. Hércules foi enviado para obter o cinturão como um presente para a filha de Euristeu. Durante o encontro, os mal-entendidos levaram a uma batalha, e Hércules matou Hipólita e tomou o cinturão.
10. Obter o Gado de Gerião: Gerião, um gigante de três corpos, possuía um rebanho de gado vermelho que Hércules foi ordenado a roubar. Com a ajuda de Hélio, o deus do sol, Hércules conseguiu realizar a tarefa e levou o gado de volta a Euristeu.
11. Obter as Maçãs de Ouro das Hespérides: As Maçãs de Ouro eram frutas sagradas que cresciam em um jardim protegido pelas Hespérides, ninfas do entardecer. Hércules obteve a ajuda de Atlas, o titã condenado a carregar os céus nos ombros, e assumiu temporariamente o fardo de Atlas para que ele pudesse obter as maçãs.
12. Capturar o Cérbero: O último trabalho de Hércules foi capturar Cérbero, o cão de três cabeças que guardava a entrada do submundo. Com a permissão de Hades, o deus do submundo, Hércules capturou Cérbero e o levou até Euristeu como prova de sua conclusão dos Doze Trabalhos.
Além dos Doze Trabalhos, Hércules enfrentou outras provações ao longo de sua vida. Entre elas, destaca-se a tragédia de sua família, quando, em um acesso de loucura causado por Hera, ele matou sua esposa e filhos. Após a tragédia, Hércules buscou purificação e expiação de seus pecados através de atos heroicos e serviços prestados a outros.
Após sua morte, Hércules foi considerado digno de se tornar um deus e foi aceito no Monte Olimpo, a morada dos deuses olímpicos. Ele se tornou um símbolo de coragem, força e redenção, honrado e reverenciado tanto pelos deuses como pelos mortais.
O mito de Hércules continua a ser uma fonte de inspiração e ensinamentos, com lições sobre a superação de desafios, o valor do autoconhecimento e a importância da expiação pelos erros cometidos. Sua jornada é um exemplo clássico da luta humana contra as adversidades, mostrando que até mesmo os maiores heróis têm suas fraquezas e, ainda assim, podem se elevar acima delas.
FONTES:
1. Hamilton, Edith. "Mythology: Timeless Tales of Gods and Heroes."
2. Graves, Robert. "The Greek Myths."
3. Powell, Barry B. "Classical Myth." 6th edition.