OFERTA E TIPOS DE OFERTA

 A OFERTA


ÍNDICE

  1. INTRODUÇÃO
  2. CAPÍTULO 1-OFERTA 
  3. TIPOS DE OFERTA
  4. PORQUÊ OFERTAR? 
  5. COMO DEVEMOS OFERTAR? 
  6. OS DOIS NÃO DA OFERTA
  7. ONDE DEVO OFERTAR?
  8. OBJECTIVO DA OFERTA 
  9. ABRANGÊNCIA DA OFERTA 
  10. A IMPOSSIBILIDADE DA OFERTA 
  11. CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Muito se tem falado e ouvido sobre a oferta e vários ensinamentos e instruções são levantadas para cobrir este ato Divíno, e de maneira que é ensinado as vezes vem acompanhado com alguns interesses pessoais de quem fala ou ensina.
E neste ensinamento, a verdade Bíblica são ofuscadas para savaguardar os seus interesses e nesta doação de muitos, alguns se alegram e hoje falaremos sobre a oferta na vida espiritual e material.
No que tange a oferta, está fora daquilo que muitos por vezes entendem, pois além de ser algo fisicamente demonstrado, tem uma ligação enorme com a nossa espiritualidade, e iremos abordar de forma detalhada para que não se deixes confundir por qualquer doutrina que aperece por aí para arrecadar os nossos bens entre outras.
Todo conteúdo baseou-se na Bíblia Sagrada com várias versões, que ajudou-nos no desenrolar desta matéria, esperamos que aprecies bem os conteúdo e te ajudem em diversos sentido, no que tange a oferta.

CAPÍTULO 1


A OFERTA


"A oferta é tudo que se tem para oferecer sem esperar a troca, isso quer dizer que a oferta é diferente da contribuição, porque a contribuição é pelas causas e necessidades, mas a oferta é de coração e é do que podes. A oferta é de origem latina Offerre que significa “dar, oferecer”.

A oferta não é o que você dá, mas sim, o que propôs o teu coração em dar, isso quer dizer, pois dar muito ou pouco não há diferença, desde que há conformidade com o seu coração do irmão que ofertou. Quanto a oferta, não é aquilo que muitos fazem de dar e esperar receber mais do que se deu, porque o resultado da oferta as vezes é espiritual, em outras palavras digo que a oferta não tem especificação desde que o seu coração propôs isso, não importa se é artigo ou valores monetários desde que dá para ofercer não deixa de ser uma oferta.
A oferta não é o muito que tens ou pouco que tens, mas sim quanto podes, se não ele perde o seu valor da oferta quanto o assunto é muito ou pouco, porque tanto o que deu muito ou pouco todos ofertaram e quando queremos medir, não se pode ir logo na quantidade, mas sim no estado (Lucas 21:1-4; Mateus 5:24).

TIPOS DE OFERTA

Exitem vários tipos de ofertas biblicamente falando, e dentre as tais destacaremos 18 tipos de oferta:
1. Oferta de Manjar (Levítico 2:1-16; 6:14-23)
Como o termo diz, manjar esta a referir-se em alimentos ou produtos, e no tempo antigo (Israel) Deus ordenou ao povo que levasse para o templo a oferta de manjares que era para o sacrifício e outros para a alimentação dos sacerdotes que trabalhavam no templo. Este tipo de oferta ainda é válido até aos dias actuais devido as pessoas que têm poucas capacidades financeiras, que acabam pegando os seus alimentos e levam a casa de adoração para assim suprir as necessidades de pessoas que passam por dificuldades em suas casas.




Por isso, não se sinta envergonhado (a) por trazer alimentos na casa de Deus, pois é uma prática bíblica e espiritual e este tipo de oferta no tempo antigo Deus ordenou que deveria ser feito na primeira colheita de uma determinada produção, a igreja não está de fora em recolher este tipo de oferta.

2. Ofertas Alçadas “Contribuição” (II Crônicas 31:3; Esdras 8:25; Ezequiel 45:16).

Era um tipo de oferta que eram oferecido no templo para beneficiar a igreja e os que lá trabalhavam (Sacerdotes) e para os Reis e conselheiros dos Reis.
O objectivo essencial desta oferta é exaltar e erguer a parte financeira da igreja (Êxodo 25:2). Com isso queremos dizer que a oferta alçadas é válido até aos dias de hoje para a manutenção da igreja, para acudir os obreiros da igreja e erguer a igreja (templo), então queridos irmãos se o teu coração desejar contribuir para uma causa tenha a bondade de assim o fazer.

3. Oferta de Consagração (Êxodo 28:38)

Este tipo de oferta era como garantia do compromisso e entrega da santidade de cada pessoa, estando assim na responsabilidade de Arão, isso quer dizer, que qualquer um que quizesse se consagrar teria de ter com Arão e Arão em seguida fazia a oferta ao Senhor da sua consagração para ser aceite por Deus. Esta oferta já foi aniquilado por Jesus no carvalho como nosso Sumo Sacerdote, agora já não precisam ofertar sacrifícios para a nossa consagração, porque em Cristo já fomos consagrado, então não adianta fazermos o que já somos. Irmãos não aceitem que alguém vos diz que para a consagração ou para serem aceitos para Deus temos de dar oferta, mas é só depositarmos a nossa fé em Cristo e pela Sua graça fomos aceites por Deus.

4. Oferta Queimados (Êxodo 29:18).

Esta oferta é feita com fogo no holocausto que representa o sacrifício de Jesus pelos pecados na cruz, onde o pecador coloca as mãos sobre o coordeiro (passagem do pecado), e é sacrificado o coordeiro no lugar da morte do homem. Em João 1:29 a Bíblia mostra que Cristo é o verdadeiro coordeiro que carregou o pecado do mundo, com isso dizemos que não há necessidade de fazermos oferta de sacrifício queimado, para a libertação do pecado porque Cristo já nos libertou do pecado, esta oferta já foi feito por Cristo e já não deve ser feito por ninguém.

5. Oferta Movida (Êxodo 29:26)

Esta oferta era de sacrifício para que o pecado seja atirada para longe e esta Jesus também já resolveu, lançando fora e longe de nós os nossos pecados e agora em Cristo estamos perto, porque o pecado nos afastava de Deus, mas vindo Cristo Jesus nos aproximou a Deus e lançou longe de nós os nossos pecados.

6. Ofertas pelas Culpas (Êxodo 29:36).

Este tipo de oferta era oferecido uma novilha por sacrifício pelos pecados por expiação e era para purificar o altar quando tiver que se fazer sacrifício por ela e o ungir para santificar-la. Esta oferta Jesus já removeu, sendo punido pelo nossos pecados ceremonialmente nos purificou com o seu sangue, já não há necessidade de ofertar para purificar o altar.

7. Oferta de Libação (Êxodo 29:41).

Esta oferta era algo derramado como imagem fundido e moldado novo ser. Neste tipo de oferta derramava-se vinho (Levítico 23:13), dizemos que esta oferta Jesus também já resolveu, derramando o seu sangue para nos proporcionar um novo nascimento e o sacrifício de Jesus subiu a Deus como um cheiro suável e com essa oferta nós agora somos nova criatura II Coríntios 5:17.

8. Oferta de Perfume Agradável (Êxodo 29:41).

Este tipo de oferta era feita para Deus como um cheiro suavel, na possibilidade de trazer calma e tranquilidade. Sempre que o povo cometesse pecado para acalmar a ira de Deus contra o pecado, eles ofereciam esta oferta para tranquilizar e acalmar a ira de Deus. Este tipo de oferta Jesus também já resolveu, o sacrifício de Jesus nos fez agradável diante de Deus (Romanos 12:1).

9. Oferta Voluntário (Êxodo 35:29)

Era uma oferta voluntários ao Senhor que todo homem e mulher, cujo, o coração voluntariamente se moveu para todo tipo de obra que o Senhor ordena que fosse feito pela mão de Moisés. Isso quer dizer, que Jesus foi impelido pelo Espírito Santo ao deserto voluntariamente se ofereceu para morrer por nossos pecados. Esta oferta é válido até a nós.

10. Oferta de Oblação (Levítico 1:2)

Esta oferta era feito para agradecer a Deus pelo dom oferecido, e isso representa dízimos, ofertas, que uma parte é para nós e outra para Deus.

11. Ofera das Primícias (Levítico 2:12-14)

Esta oferta caso fosse um produto do campo, nas primeiras colheitas tirava-se uma quantidade de produtos que ofereciam como ofertas de primícias, como também, caso fosse meios financeiros, é retirado do primeiro pagamento do ano um valor que se oferta. Jesus representa a oferta das primícias é o primeiro a ressuscitar dos mortos, isso quer dizer que não é obrigatório dar ofertas de primícias, mas sim voluntariamente.

12. Oferta pelo Pecado (Levítico 5:10)

Esta oferta era no sentido de cobrir ou purificar, fazer expiação e reconciliação. Isso quer dizer que Jesus já resolveu esta oferta, o sacrifício do sangue de Jesus nos livrou do pecado e por este sacrifício trouxe expiação dos nossos pecados e nos reconciliou com Deus (II Coríntios 5:18; Colossenses 1:21).

13. Oferta por Ignorância (Levítico 5:15)

Esta oferta trata-se de reconhecimento a ofença e sentir-se incriminado pelo pecado de não conhecer. Jesus resolveu este problema, Jesus nos salvou e gerou aos homens o arrependimeto quando ouviram o evangelho do reino de Deus, e uma vez se arrependendo nos entregamos por meio da fé no sacrifício de Jesus e o poder da ingnorância fica nulo, e automaticamente gera em nós um arrependimento e uma mudança.

14. Oferta de Ação de Graça (II Crônicas 29:31)

Esta oferta era dado como símbolo de gratidão a Deus por todas as coisas que Ele tem feito por nós, e isso quer dizer, que Jesus nos deu o motivo para agradecer a Deus pela nossa Salvação (I Coríntios 15:57; II Coríntios 1:11).

15. Oferta Pacífica (Levítico 7:14)

Este tipo de oferta era feito de trazer paz com Deus e sacrifício por aliança ou por amizade, Jesus resolveu esta oferta porque Jesus é o príncipe da paz que o mundo não conheceu, isto quer dizer, que já não precisamos dar oferta para ter paz, mas é preciso ter Jesus que é a paz em nossas vidas (João 14:27; 16:33).

16. Oferta de Louvor (Levítico 19:24)

Esta oferta era como um louvor de júbilo pela alegria do brilho da glória de Deus, quanto a esta oferta Jesus é o motivo do nosso louvor e a nossa adoração a Deus pela presença do Espírito Santo.

17. Oferta Memorativa (Números 5:26)

Este tipo de oferta era uma porção de alimentos queimado para registro sempre presente diante de Deus. Este tipo de oferta Jesus já resolveu, mas deixou como um memorando, não como uma oferta queimada, mas como uma serimônia que chamamos de ceia, onde temos o pão representando o corpo de Cristo e o vinho que simboliza o sangue de Cristo que representa a nossa comunhão permanente com Deus.

18. Oferta da Páscoa (Deuteronômio 16:2)

Era uma oferta para Deus de sacrifício da vítima. Jesus é o coordeiro de Deus e o sacrifício perfeito, e por meio deste sacrifício todos nós fomos livres da morte (Romanos 6:23). Isso quer dizer que o pecado que nos mataria, matou Jesus e nós agora vivemos a vida de Jesus.
Quanto a todas estas ofertas elas estão divididas em três (3) categorias que são: ofertas para Deus, Oferta para a Igreja e Oferta para Pessoa.

• Oferta para Deus: São todo tipo de oferta que são oferecidos a Deus para resolver os nossos problemas espirituais. Quanto a estabilidade espiritual não está relacionada com homens nem com a igreja, mas com Deus (Hebreus 10:8; Efésios 5:2; Romanos 15:16);

• Oferta para a Igreja: São todos tipos de ofertas que o beneficiário é a igreja (Lucas 21:1-4; II Coríntios 9:7; Atos 4:37);

• Ofertas Pessoais: São todas ofertas de carácteres individual, onde, alguém compraz em seu coração ofertar algo para outra pessoa, de livre e expontânea vontade (Mateus 2:11; 26:7).

PORQUÊ OFERTAR?


Ofertamos porque sentimos em nossos corações a necessidade de vermos melhorias. Ou melhor porque queremos participar da alegria de ajudar outros (Cristãos), e as vezes são de carácteres espirituais esta mesma oferta, quando Deus te orienta para dar alguma coisa em alguém, isso é pessoal, mas atrai.
Ofertamos porque é um privilégio que sentimos em nossos corações de ver a igreja crescer e de ver os nossos irmão em Cristo sendo beneficiado daquilo que damos (II Coríntios 8:4), não é uma obrigação.

COMO DEVEMOS OFERTAR?

A benção da oferta não está ligado em quanto podes dar, ou melhor, o resultado da semente não está ligado simplesmente na semente, mas sim, como se semeou ou como se ofertou, isso quer dizer, que devemos ofertar de duas formas que é: de coração e com alegria.
• Coração “Mente” (Mateus 5:24; II Coríntios 9:7): O texto mostra que não se deve ofertar com tristeza ou mágoa,, porque o teu coração tem muita importância no exercício de dar, a tua oferta é o que o teu coração propôs e não o que o teu Banco tem.
• Alegria: Dê com alegria e não com tristeza, porque muita gente vêm a igreja ofertando mas o seu coração encontra-se triste porque têm problemas no serviço, no lar, na igreja, etc. O valor da tua oferta é o seu estado e não a tua quantidade, dizemos pois, que podes ter muito mas ofertar nada, e como podes ter pouco mas ofertares muito (Lucas 21:1-4).

OS DOIS NÃO DA OFERTA


Os dois não da oferta são: Tristeza e necessidade, sempre que tiveres de ofertar lança fora de ti a tristeza e a necessidae, muitos vêm na igreja fazendo da oferta kixiquila, usando a oferta para aumentar o seu negócio, subir o seu salário, subir de cargo e usa a oferta como caminho para atingir estes níveis. A oferta é sentimento de resultado e não da necessidade.

ONDE DEVO OFERTAR?


Se existe lei da oferta, então deve ter um lugar aonde se deve ofertar e estes lugares são: A Deus, a igreja e aos homens.

• A Deus: A Deus damos o louvor, adoração, honra e glória, porque só Ele é dígno e merecedor desta oferta (Romanos 12:1);

• A Igreja: Servimos a igreja que é de Deus com o nosso corpo, mente e o nosso Espírito e com todas nossas possibilidades exaltamos e magnificamos a Deus na estabilidade e progresso da igreja, devemos saber que a igreja é o conjuto de irmão ou pessoas que professam a mesma fé em Cristo Jesus.

• A Homens (I Reis 4:1-16): Vejamos em Mateus 7:37-50 a história de uma mulher que honrou Jesus com o que tinha e ela recebeu a salvação pela fé e o perdão do pecado e a paz, ela veio com algo valioso, mas não tinha salvação, paz e nem perdão, mas Jesus lhe deu todas estas coisas porque esta mulher ofertou a um homem.

OBJECTIVO DA OFERTA


Na vida Cristã não se faz nada sem objectivo e principalmente no que tange a oferta, o irmão deve saber o objectivo desta prática que são: a igualdade e o suprimento (II Coríntio 12:9).

• Igualdade: Não se trata de ter o mesmo dinheiro, mas sim, que, as necessidades básicas de outros sejam preenchida.

• Suprimento: Quando tratamos de suprimentos, fala do que somos e o que temos, nossa vida é suprimento dos outros e as nossas coisas é o suprimento para os outros, a vida seria sem sentido se deixarmos de ter sentimentos de suprir.

ABRANGÊNCIA DA OFERTA


O espiritual é evidenciado por material, nada que deve ser materializado enquanto não ser trabalhado no Espírito, Jesus é o exemplo disso. Muitos ofertaram para ter recompensas físicas, você pode semear no físico e colher no Espírito como ao contrário (II Coríntios 9:12).

• A oferta abrange o melhor: Deus não gosta de quantidade, mas sim, de qualidade, Deus não quer o mais, Deus quer o melhor, muitas gente estão preocupado com mais e não com o melhor, você pode ter mais oferta e ela não ser a melhor oferta, como poder ter menos mas ser a melhor oferta. Isso quer dizer que quando ofertas o melhor Deus te faz abraçar o melhor.

• Oferta abrange o teu estado: Quando você oferta, isso atinge e abraça o teu estado (Marcos 14:9; Lucas 21:4), a Bíblia mostra que a mulher ofertou o seu estado de pobreza para ganhar uma posição.

• Oferta abrange a tua descendência: uma vez que você oferta estas a exercitar o poder da semeadura e quando ela germinar e crescer vai dar frutos, e já não será só você a beneficiar mas será a tua geração a beneficiar, isso quer dizer, que quando semeas estas a aplicar a lei da multiplicação porque a semente não cresce como semente (II Coríntios 9:6).

• A oferta abrange a sua destinção (Lucas 21:3): Mostra que ela era uma pobre viúva mas por dar ela é notada no meio dos ricos, quando você é rico e oferta como pobre, você é pobre, quando você é pobre e ofertas como rico você és rico, por causa do que dás você serás notado (a).

• Oferta abrange a multiplicação (Deuteronômio 15:10): A Bíblia aconselha que se de coração dares Deus abençoará a tua obra, e em tudo que colocares a mão prosperá.

• A oferta abrange os problemas (I Reis 17:17): O filho da mulher ficou doente e depois morreu, mas por causa do que a mulher fez pelo profeta, o profeta tinha que solucionar o problema por causa da sua oferta.

• Oferta atrai o milagre (II Reis 4:8):A mulher honrou o homem de Deus e lhe hospedou, no vercículo 13 o profeta se sentiu que muito além de falar ele tinha que recompensar com alguma coisa, foi atraido em fazer, sem a mulher pedir, mas o profeta queria fazer alguma coisa por causa da sua generosidade.

A IMPOSSIBILIDADE DA OFERTA


Neste nível de ensino a oferta é como se fosse ramo de uma a árvore, a árvore não depende do ramo, mas a nutrição de uma árvora está na raiz e no tronco, é como a oferta.
Ela tem validade para algumas coisas e não para tudo, dizendo que tem coisas que oferta não resolve, que são: A graça, Salvação, Santificação, Justificação, Regeneração, a Fé, o Amor, Bondade, Mansidão, Temperança, Gozo, Paz e a Vida Eterna.

• Graça: A graça é de Deus e não da oferta (Romanos 5:15), e é manifestada em Cristo Jesus e ele é a graça, a oferta não traz a graça mas honra a Graça (I Coríntios 15:10);

• Salvação: A salvação é recebida não pelo que se dá mas pelo que se crê. Não posso comprar a salvação porque não tem preço, só posso receber por meio da fé (I Tessalonissenses 5:9; II Timóteo 2:10);

• Santificação: É uma natureza e não um estado, a oferta tem poder de ampliar o seu estado, mas não muda a sua natureza, porque, quem tem este poder de mudar a natureza é a graça de Jesus Cristo, que pelo qual a santidade é visível (I Coríntios 1:2; Colossenses 1:22).

• Justificação (Romanos 5:1): Justificação não está ligado na oferta, oferta nenhum tem o poder de justificar o homem, nós somos justificado por meio da fé em Cristo, tu podes ofertar mais isso não pode mudar a sua condenação pelo pecado só Jesus tem essa responsabilidade (Romanos 3:24; 5:9; Gálatas 2:17).

• Regeneração (João 3:7): Nascer de novo não está em alcance da oferta, podes ser um bom ofertante mas continuando ser feiticeiro, acusador, invejoso, alcóolatra, etc. Crê no Senhor Jesus para nascer de novo.

• A Fé: A fé não esta em alcance da oferta, mas ela vem por ouvir, a fé é necessário na oferta porque a vida Cristã esta baseado na fé, a graça é recebida pela fé, a cura é recebida pela fé, em tudo a fé é necessário (Romanos 1:17; 10:17).

• Amor: Amor é um sentimento que não se compra, e não se corrompe, a oferta não pode comprar o amor ou trazer o amor, a oferta é para ter e não para ser, o irmão pode deixar de ter e não deixar de ser.

• Bondade: a oferta não te torna bom ou mau, devemos ter cuidado de medir as pessoas pelo que dão e pelo que são, uma oferta vindo de alguém que é mau é bom, mas não é melhor porque isto tem haver com coração e não emoção (Gênesis 4:1).

• Mansidão: mansidão não é uma questão de ser ofertante, mas ser um crente em Cristo, a oferta não muda a sua sensibilidade e humildade mas muda o seu estado.

• Temperança: digo que por mais que sejas tão ofertante tens que perceber que existem pessoas que o temperamento dele não dá para trabalhar em igreja por mais que ele dê boa oferta.

• Gozo: Gozo ou equilíbrio de coração não esta no que você tem mas no que és em Cristo Jesus ( Gálatas 6:14).

• Paz: A paz vem de Jesus e não do dinheiro, tu podes até selar a ministração ou a profecia da paz na tua família, mas não oferte com a intensão de ter-lo (João 14:37; 16:33).

• Vida eterna: Vida eterna vem de Deus que é Cristo Jesus (I João 5:20), isso não vem por meio da oferta ou de quanto tens para dar, mas vem por meio de Cristo Jesus (Gálatas 6:8; I João 5:11).

CONCLUSÃO


Digo que a oferta é um campo vasto de difícil entendimento, nesta apostíla falamos da doutrina da oferta ou ensino da oferta, nós não só falamos do benefício da oferta, mas também o que ele não pode fazer, como ele não pode fazer, ele também faz, falamos que a oferta é ato de oferecer, isso quer dizer, que tudo o que agente oferece é uma oferta. O bem da oferta é que quando você dá, algumas coisas no reino do Espírito começam a ser conectados ou preparado para ti, e falamos como se dá que é de coração e alegria sem tristeza ou necessidades.

E falamos também onde devemos ofertar, e respondemos que ofertamos para Deus, Igreja e para os Homens, e falamos também dos objectivos da oferta, da sua abrangência e falamos da impossibilidade da oferta, existem várias coisas que não estão ligados a oferta, seja filho de Deus e ofertante, porque existe coisas de Deus e da oferta, espero que Deus prospere os teus caminhos pelo que o teu coração propôs em trazer, não dê o que sobra ou resto, não dá o meio, dá mais, por mais que seja pouco o valor, aprenda a ofertar tudo, a dimensão da semente não será a dimensão da colheita em nome de Jesus Cristo.

Que Deus em Cristo Jesus continue te abençoar poderosamente pela oferta que você dá e pela fé que você tem na semente que jogaste ao chão, um dia ceifarás com alegria, a graça de Deus o amor de Cristo seja com todos Amém!

AUTOR
Envagelista Júlio Sabalo Henriques