COMPONENTES BÁSICOS DO COMPUTADOR

INTRODUÇÃO

O presente trabalho eleva-se na aquisição de conhecimentos essenciais sobre os componentes básicos do computador, que no ponto de vista estratégico, compõem-se na probabilidade de impor ao estudante os elementos básicos do computador para com o utilizador. Neste sentido é importante dizer que o computador é uma máquina que processa informações electronicamente, na forma de dados e pode ser programado para as mais diversas tarefas. As fases do processamento são: Entrada de Dados (Informações iniciais); Processamento (Instruções); Saída de Dados (Resultados)




COMPONENTES BÁSICOS DO COMPUTADOR

A função de um computador é processar dados. Para processá-los é preciso movê-los até a unidade central de processamento, armazenar resultados intermediários e finais em locais onde eles possam ser encontrados mais tarde e controlar estas funções de transporte, armazenamento e processamento. Portanto, tudo que um computador faz pode ser classificado como uma destas quatro acções elementares: processar, armazenar, mover dados e controlar estas actividades. Por mais complexas que pareçam as acções executadas por um computador, elas nada mais são que combinações destas quatro funções básicas. Tendo isto em vista, pode-se concluir que todo computador digital, por mais complexo que seja, pode ser concebido como uma combinação de um número finito de apenas dois dispositivos básicos, portas lógicas e células de memória, interligados por condutores eléctricos.

O MONITOR

O monitor é um dispositivo de saída para o computador que mostra em sua tela os resultados de suas operações. O monitor é conhecido como a tela do computador e é um periférico que se conecta ao computador para poder visualizar as acções e processos executados. Neste sentido, é fundamental para seu uso tanto como o teclado e o rato.
Um monitor dispõe de vários pontos que devem ser considerados para sua distinção em termos de usabilidade e qualidade. Em princípio, os pixels ou a unidade mínima responsável, como também o tamanho do ponto ou "dot pitch", que é o espaço entre dois fósforos colorados de um pixel. Por outro lado, a área útil, a resolução máxima, o tamanho da tela, a banda larga, as frequências vertical ou horizontal, a blindagem, o tipo de monitor, as linhas de tensão.

O TECLADO

Na computação, o teclado de computador é um dispositivo que possui uma série de botões ou teclas, e utilizado para inserir dados no computador. É um tipo de periférico de entrada utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos. Possui teclas representando letras,  números,  símbolos e outras funções, baseado no modelo de teclado das antigas máquinas de escrever.
Um teclado normalmente tem caracteres gravados ou impressos sobre cada botão, que corresponde a um único símbolo escrito. No entanto, para produzir alguns símbolos no computador, é necessário utilizar mais de uma tecla simultaneamente, ou apertando Windows+r e escrever "charmap". Os teclados mais comuns são projectados para a escrita de textos e inserção de comandos de sistema.


O MOUSE (RATO)

rato (português europeu) ou mouse (português brasileiro) é um periférico de entrada que, historicamente, se juntou ao teclado como auxiliar no processo de entrada de dados, especialmente em programas com interface gráfica. O rato ou mouse (estrangeirismoempréstimo do inglês "mouse", que significa "camundongo") tem, como função, movimentar o cursor (apontador) pelo ecrã ou tela do computador. Foi criado pela Xerox mas somente se tornou um produto comercializado com a Apple.
mouse funciona como um apontador sobre a tela (português brasileiro) ou ecrã (português europeu) do computador e disponibiliza, normalmente, quatro tipos de operações: movimento, clique, duplo clique e arrastar e largar  (drag and drop).
Existem modelos com um, dois, três ou mais botões cuja funcionalidade depende do ambiente de trabalho e do programa que está a ser utilizado. Claramente, o botão esquerdo é o mais utilizado.
mouse é, normalmente, ligado ao computador através de uma porta serial PS2 ou, mais recentemente,  USB  (Universal Serial Bus). Também existem conexões sem fio: as mais antigas em infravermelho, as actuais em Bluetooth.
Outros dispositivos de entrada competem com o rato: touchpads (usados basicamente em notebooks) e trackballs. Também é possível ver o joystick como um concorrente, mas os joysticks não são comuns em computadores. É interessante notar que uma trackball pode ser vista como um rato de cabeça para baixo.

A IMPRESSORA

Impressora ou dispositivo de impressão é um periférico que, quando conectado a um computador ou a uma rede de computadores, tem a função de dispositivo de saída, imprimindo textos, gráficos ou qualquer outro resultado de uma aplicação. Herdando a tecnologia das máquinas-de-escrever, as impressoras sofreram drásticas mutações ao longo dos tempos. Também com o evoluir da computação gráfica, as impressoras foram-se especializando a cada uma das vertentes. Assim, encontram-se impressoras optimizadas para desenho vectorial e para rastear, e outras optimizadas para texto. A tecnologia de impressão foi incluída em vários sistemas de comunicação, como o fax.
                     A CPU
CPU é sigla inglesa de Central Processing Unit, que, em Português, significa “Unidade Central de Processamento”. Também conhecido como processador, a CPU corresponde ao cérebro do computador, onde é feita a maior parte dos cálculos.
É o elemento de maior importância em equipamentos eletrônicos. É responsável pelo processamento de todos os tipos de dados e pela apresentação do resultado do processamento.
Inicialmente, a CPU era composta por vários componentes separados, mas evoluiu para um único circuito integrado que recebeu o nome de microprocessador. O microprocessador é um dispositivo programável de entrada e saída de dados, que processa os dados digitais de entrada e, associando as instruções armazenadas em sua memória, fornece como saída os dados resultantes do processamento.
Uma CPU é composta pelos seguintes componentes:
·                     Unidade lógica e aritmética (ULA): executa as operações aritméticas e lógicas;
·                     Unidade de controlo (UC): extrai instruções da memória e as descodifica e executa, requisitando a ULA quando necessário;
·                     Registadores e Memória cache: armazena dados para o processamento;
A velocidade de processamento das informações em um computador está diretamente relacionada à velocidade do processador. Quanto mais rápido o processador, maior a velocidade de processamento.

A UPS

Uninterruptible Power Supply (fonte de alimentação ininterrupta), UPS ou bateria / volante, é um equipamento elétrico que fornece energia de emergência para uma carga quando a fonte de alimentação de entrada, tipicamente rede elétrica, falha. A UPS difere de um sistema de energia auxiliar ou de emergência ou gerador de espera na medida em que irá proporcionar uma protecção quase instantânea a partir de interrupções de energia de entrada, através do fornecimento de energia armazenada em baterias, supercapacitores, ou volantes. O tempo de execução em bateria da maioria das fontes de alimentação ininterrupta é relativamente curta (apenas alguns minutos), mas suficiente para começar uma fonte de energia de espera ou desligado corretamente o equipamento protegido.

A UPS é normalmente usado para proteger hardware, como computadores, centros de dados, equipamentos de telecomunicações ou outro equipamento eléctrico, onde uma interrupção de energia inesperada pode causar ferimentos, mortes, interrupção dos negócios graves ou perda de dados. unidades UPS variam em tamanho de unidades destinadas a proteger um único computador sem um monitor de vídeo (cerca de 200 classificação volt-ampere) para grandes unidades que alimentam centros de dados inteiros ou edifícios. maior UPS do mundo, a 46 megawatts bateria elétrica System Storage (Bess), em Fairbanks, Alaska, poderes toda a cidade e comunidades rurais próximas durante as interrupções.

 

O SCANNER

Um scanner é um periférico de aquisição que permite digitalizar documentos, ou seja, transformar um documento em papel numa imagem numérica. 

Funcionamento de um scanner

O princípio do funcionamento de um scanner é o seguinte:
·                     O scanner percorre o documento linha por linha;
·                     Cada linha é decomposta "em pontos elementares", correspondente a pixéis.
·                     Um captor analisa a cor de cada um dos pixéis;
·                     A cor de cada pixel é decomposta de acordo com 3 componente (vermelho, verde, azul);
·                     Cada uma das componente de cor é medida e representada por um valor. Para uma quantificação em 8 bits, cada uma das componente terá um valor compreendido entre 0 e 255.

O ESTABILIZADOR

O estabilizador é um equipamento que tem a função de proteger aparelhos electrónicos das variações de tensão que recebe da rede eléctrica. Portanto, suas tomadas devem trazer energia estabilizada, diferente da energia que vem da rua, exposta a variações.

Como funciona
Os estabilizadores geralmente são compostos por um fusível de proteção, uma chave seletora da tensão da rede, tomadas de saída para ligar os aparelhos, uma chave para ligar e desligar e uma proteção para linha telefônica em alguns modelos.
Espera-se que os estabilizadores sejam capazes de nivelar a tensão elétrica, a voltagem da rede, e, assim, os picos de energia não afetarão diretamente os aparelhos.
No momento em que há um aumento da tensão na rede, os estabilizadores devem agir e regular a voltagem sobre cada aparelho, evitando, dessa forma, que estes sejam queimados. Já quando a rede sofre uma queda na sua tensão, o estabilizador aumenta a tensão, impedindo que os aparelhos desliguem.
Para proteger um equipamento, o estabilizador queima no seu lugar. Isso ocorre porque tais aparelhos mantém dentro de si um fusível de proteção, que é queimado em condições de grande instabilidade na tensão da rede, cortando o fornecimento de energia e impedindo que as voltagens instáveis não alcamcem o aparelho.



CONCLUSÃO

Depois da pesquisa feita sobre os componentes básicos do computador, chega-se a conclusão que é importante concebermos os componentes básicos do computador para que o funcionamento com os mesmos esteja de uma forma qualitativa. Do ponto de vista tecnológico é importante que tenhamos em conta os pressupostos das suas utilizações para que no momento da operação ou utilização não haja interrupção, contribuindo assim num trabalho seguro e conciso.

BIBLIOGRAFIA

O monitor. Disponível em: http://queconceito.com.br/monitor. Acesso aos 16 de Março de 2015.
O teclado Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teclado_(inform%C3%A1tica) . Acesso aos 16 de Março de 2015.
O Mouse ou rato. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rato_(inform%C3%A1tica) . Acesso aos 16 de Março de 2015.
A impressora Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Impressora. Acesso aos 16 de Março de 2015.
O scanner Disponível em: http://br.ccm.net/contents/403-o-scanner. Acesso aos 16 de Março de 2015.
O estabilizador Disponível em: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/06/para-que-serve-o-estabilizador.html. Acesso aos 16 de Março de 2015.




ÍNDICE