México

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordarei sobre o méxico começando assim por dizer que o México é totalmente considerado parte da América do Norte, juntamente com o Canadá e com os Estados Unidos.


SITUAÇÃO GEOGRÁFICA

O México está localizado a cerca de 23 ° N e 102 ° W na porção sul da América do Norte. Quase todo o México está na Placa Norte-americana, com pequenas partes da península de Baja California nas placas do Pacífico e de Cocos. Geofisicamente, alguns geógrafos incluem o território a leste do Istmo de Tehuantepec (cerca de 12% do total) na América Central.60 Geopoliticamente, no entanto,
A área total do México é 1.972.550 km², tornando-o 14.º maior país do mundo em área total, e inclui cerca de 6.000 km² de ilhas no Oceano Pacífico (incluindo o controle remoto Guadalupe e das Ilhas Revillagigedo), Golfo do México, Caribe e no Golfo da Califórnia. No norte, o país divide uma fronteira de 3141 km com os Estados Unidos. Os meandros do Rio Bravo del Norte (conhecido como Rio Grande, nos Estados Unidos) definem a Fronteira Estados Unidos-México a leste de Ciudad Juárez até o Golfo do México. Uma série de marcadores naturais e artificiais delineam o resto da fronteira a oeste de Ciudad Juárez até o Oceano Pacífico. Ao sul, o México divide uma fronteira de 871 km com a Guatemala e outra com 251 km com Belize.
O México é atravessado de norte a sul por duas cadeias de montanhas conhecidas como Sierra Madre Oriental e Sierra Madre Ocidental, que são a extensão das Montanhas Rochosas do norte da América do Norte. De leste a oeste, no centro, o país é atravessado pelo Eixo Neovulcânico também conhecido como Serra Nevada. Uma quarta cordilheira, a Sierra Madre del Sur, vai de Michoacán até Oaxaca.
AS CAPITAIS E CIDADES DO MÉXICO
Localizado na América do Norte, os Estados Unidos Mexicanos são subdivididos em 31 estados e um distrito federal. Veja abaixo uma lista com os estados da federação e suas respectivas capitais:


Cidades
Capital
Baja California
Mexicali
Chihuahua
Chihuahua
Estado do México
Toluca
Guerrero
Chilpancingo de los Bravo
Hidalgo
Pachuca de Soto
Jalisco
Guadalajara
Morelos
Cuernavaca
Querétaro de Arteaga
Querétaro
Aguascalientes
Aguascalientes
Baja California Sur
La Paz
Campeche
Campeche
Chiapas
Tuxtla Gutiérrez
Coahuila de Zaragoza
Saltillo
Colima
Colima
Distrito Federal
Ciudad de México
Durango
Durango
Guanajuato
Guanajuato
Michoacán de Ocampo
Morelia
Nayarit
Tepic
Nuevo León
Monterrey
Oaxaca
Oaxaca
Puebla
Puebla
Quintana Roo
Chetumal
San Luis Potosí
San Luis Potosí
Sinaloa
Culiacán Rosales
Sonora
Hermosillo
Tabasco
Villahermosa
Tamaulipas
Ciudad Victoria
Tlaxcala
Tlaxcala
Veracruz-Llave
Xalapa
Yucatán
Mérida
Zacatecas
Zacatecas

ECONOMIA DO MÉXICO
A economia do México é, atualmente, a 14.ª maior do mundo se consideramos seu Produto Interno Bruto (PIB) nominal (dados de 2011), bem como a 11.ª se for levada em conta seu PIB medido em Poder de Compra (além de ser, efetivamente, a 2.ª mais desenvolvida da América Latina, superada somente pelo Brasil). Desde a crise de 1994, as administrações têm melhorado os fundamentos macroeconômicos do país. O México não foi significativamente influenciado pela crise sul-americana de 2002 e tem mantido taxas positivas de crescimento após um breve período de estagnação em 2001. As agências de risco Moody's (março 2000) e a Fitch Ratings (em janeiro de 2002) emitiu ratings de grau de investimento para a dívida soberana do México. Apesar de sua estabilidade macroeconômica sem precedentes, o que reduziu a inflação e as taxas de juro para níveis recorde e aumentou a renda per capita, as disparidades continuam enormes entre a população urbana e a rural, os estados do norte, centro e sul, e entre os ricos e os pobres, embora tenha havido uma crescente classe média desde meados da década de 1990112 . Alguns dos desafios do governo incluem a atualização da infraestrutura, a modernização do sistema fiscal e das leis trabalhistas, e a redução da desigualdade de renda.
A economia mantém um rápido desenvolvimento em modernos setores industriais e de serviços, com o aumento da propriedade privada. Administrações recentes têm expandido a concorrência nos portos, ferrovias, telecomunicações, geração de eletricidade, distribuição de gás natural e dos aeroportos, com o objetivo de melhorar a infraestrutura mexicana. Como uma economia orientada para a exportação, mais de 90% do comércio mexicano é através de acordos de livre comércio com mais de 40 países, incluindo a União Europeia, Japão, Israel e grande parte da América Central e do Sul, principalmente com o Brasil.
O acordo de livre comércio mais influente é o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), que entrou em vigor em 1994, e foi assinado em 1992 pelos governos dos Estados Unidos, Canadá e México. Em 2006, o comércio do México com os dois parceiros Norte foi responsável por quase 50% das exportações e 45% das importações do país. O México representa 5% do PIB (Produto Interno Bruto) do bloco.113 Recentemente, o Congresso da União aprovou uma importante reforma fiscal, de pensões e judicial, e a reforma da indústria do petróleo está sendo atualmente discutida. De acordo com a lista das maiores empresas do mundo em 2008 Forbes Global 2000, o México tinha 16 empresas na classificação
INDEPENDÊNCIA DO MÉXICO
A Independência do México foi conquistada através de um processo de contestação à colonização que envolveu guerra.
O México foi colonizado pela Espanha com o advento das Grandes Navegações a partir do século XV. Durante quase três séculos, o território que hoje conhecemos como México esteve sob o domínio dos espanhóis. Foi somente no início do século XIX que um movimento de emancipação ganhou força e pressionou a metrópole colonizadora por sua liberdade, pois as divergências políticas e religiosas haviam se tornado agudas.
A luta pela Independência do México veio à tona na madrugada do dia 16 de setembro de 1810 quando o padre Miguel Hidalgo y Costilla passou a liderar um movimento em defesa do México. Seria apenas o início de um movimento que duraria oito longos anos e passaria por diversas fases e dificuldades até resultar na emancipação mexicana. Inicialmente, os fatores religiosos eram proeminentes no conflito, porém, com o tempo, a questão republicana ganhou força.
O processo de Independência do México não foi algo homogêneo, pelo contrário, uniu grupos improváveis. Foi formada uma aliança com defensores da democracia do México, que eram os liberais, e com defensores da implantação de uma monarquia, que eram os conservadores. Esses dois grupos de perspectivas bem diversas uniram-se sob o propósito de tornar o México independente e, depois disso, deixar que ele escolha por si mesmo o próprio destino. O processo passou por várias fases, contando, inclusive, com movimentos de guerrilha.
A população mexicana é formada em sua maioria (60%) de mestiços de brancos de origem hispânica e índios, 29% são índios e 11% de brancos de outras regiões européias. O México é o país mais populoso onde a língua oficial é o espanhol e também são falados mais de 50 dialetos indígenas. Como acontece na maior parte dos países americanos a religião que predomina no México é a católica (89%).
Em julho de 2007, o México contava com uma população de 108.700.891 habitantes distribuídos da seguinte forma: 30,1% entre 0 e 14 anos de idade (16.696.089 homens e 16.011.563), 64% entre 15 e 64 anos (33.624.812 homens e 35.925.372 mulheres) e 5,9% de pessoas com 65 anos ou mais (2.917.563 homens e 3.525.492 mulheres).
A capital, Cidade do México, tem mais de 20.000.000 de habitantes (é a segunda maior cidade do mundo, se levarmos em conta o tamanho de sua área metropolitana). Outras cidades importantes são: Monterrey, Guadalajara, Tijuana, Leon e Veracruz, sendo que Monterrey, Guadalajara e a capital são cidades universitárias.
O México apresenta uma taxa de crescimento populacional de 1,153%, taxa de 20,36 nascimentos para cada 1.000 habitantes e taxa de mortalidade de 4,76 em cada 1.000 habitantes. A expectativa de vida geral é de 75,63 anos (sendo que para os homens é de 72,84 anos e para as mulheres é de 78,56 anos) e a taxa de fertilidade é de 2,39 crianças para cada mulher.
Aproximadamente 76% da população esta vivendo, hoje, em centros urbanos.
Até 2005 o índice de analfabetismo era alto no México (8,4%).


CONCLUSÃO
Cheguei a conclusão que O México é considerado um dos países recentemente industrializados e uma potência emergente. A nação tem o 13.º maior PIB nominal e o maior 11.º maior PIB por paridade de poder de compra. A economia está fortemente ligada à dos seus parceiros do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), especialmente os Estados Unidos.18 19 O país ocupa o quinto lugar no mundo e o primeiro das Américas em número de Patrimônios Mundiais da UNESCO, com 31 lugares que receberam esse título, e em 2007 foi o 10.º país mais visitado do mundo, com 21,4 milhões de turistas internacionais.



BIBLIOGRAFIA