ESTRUTURA DO PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO


INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda questões relacionadas sobre o projecto de investigação, bem como a sua estruturação e o perfil do pesquisador. Mostra que é grande a necessidade da formação de estudantes capazes de seleccionar as informações e de realizar pesquisas. Neste sentido abordar sobre estes parâmetros remete-nos numa análise profunda sobre o tema que nos leva a um sentido de coerência por parte da interpretação da matéria.



CONCEITO DO PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO

Um projecto de investigação é um procedimento científico destinado a obter informação e formular hipóteses sobre um determinado fenómeno social ou científico. O primeiro passo consiste em expor o problema, com a formulação do fenómeno a investigar.
Na etapa seguinte, é necessário estabelecer os objectivos, isto é, estipular aquilo que se pretende conhecer por intermédio da investigação. Depois, é a vez da hipótese, que se formula como teoria a averiguar durante o projecto de investigação. O investigador deve incluir a justificação, que consiste em apontar as razões para estudar o problema.
O quadro teórico e de referência num projecto de investigação consiste em incluir citações e exemplos de outras investigações. Funciona como referência geral do tema a tratar, com dados que permitem entendê-lo com mais facilidade.
Chegando ao momento do trabalho de campo, começa-se a obter dados quantitativos e qualitativos do tema. É caso para dizer que este é o momento fulcral da investigação, durante o qual se procede a experiências, testes ou inquéritos, na medida do necessário, com vista a obter informações.
Finalmente, chega a vez da estruturação do trabalho e da sua redacção final. Deste modo, a investigação pode ser apresentada em diversos capítulos, com a introdução e uma conclusão, entre outros segmentos.
Convém destacar que todo o projecto de investigação consta num plano de trabalho ou de actividades, para o qual se prevê a duração do processo investigativo. Neste sentido, o investigador trabalha de acordo com um cronograma que deve respeitar e cumprir.

ESTRUTURA DO PROJECTO DE INVESTIGAÇÃO

As fontes bibliográficas, ou seja, os livros e artigos científicos são indispensáveis para a elaboração de um trabalho académico/científico.
A colecta nas fontes de informação do que foi publicado sobre o tema pesquisado fornece embasamento ao trabalho. É sempre necessário revisar a literatura especializada.
Quando se for escrever um trabalho académico/científico, deve primeiro determinar bem o assunto da pesquisa, seleccionar palavras-chave para fazer a busca bibliográfica nas bases de dados, levantar o material bibliográfico, ler o material, resumir as informações importantes e iniciar o planejamento da elaboração de seu trabalho.
Um trabalho científico é estruturado da seguinte forma: introdução, desenvolvimento e conclusão.
http://www2.fm.usp.br/gdc/docs/biblioteca_141_img_orientacao_elaboracao.jpg
Sessões de um trabalho científico
Para organizar as três fases do trabalho científico é necessário observar as sessões abaixo de acordo com as normas solicitadas para o trabalho que está desenvolvendo (ABNT, ISO, Vancouver, etc.). Vejamos a seguir uma definição rápida de cada parte do trabalho.

Título

Deve reflectir o conteúdo do trabalho, visa equilíbrio entre concisão e abrangência, transmite uma boa mensagem com um mínimo de palavras, atrai o leitor a se interessar pelo seu trabalho.
O título é uma das últimas etapas da redacção do trabalho, pois é no momento final que o autor tem uma visão geral do trabalho. Deve ser escrito em torno de uma ideia central e deve conter a mensagem que se quer transmitir, deve ser bem escolhido, específico e objectivo, e atrair a atenção do leitor.
Evitar abreviaturas, siglas e acrónimos no título.

Nome de autores

 Ao publicar um trabalho os autores devem adoptar sempre a mesma forma de citação de seus nomes, facilitando dessa forma a pesquisa de seus trabalhos.

Palavras-chave

Palavras-chave ou “Keywords” são usadas para indexação dos textos científicos em bases de dados facilitando a recuperação dos artigos em pesquisas bibliográficas.
Devem ser indicadas pelos autores de três a no máximo oito palavras. Devem ser escolhidas cuidadosamente, pois permitem a localização do assunto por quem está interessado na pesquisa de um tema específico.

Resumo

Após ler o título é o resumo que vai levar o leitor a se interessar pelo trabalho todo. O resumo deve ser curto e inteligível para os leitores, apresentar os pontos relevantes do trabalho e ressaltar os principais tópicos: objectivos, limites da pesquisa, metodologia utilizada, principais resultados e conclusões.
Ao escrever o resumo, os autores não devem esquecer que, provavelmente, essa será a primeira parte do trabalho a ser lida. O resumo deve ser bem estruturado, e guardar relação com o título e com o conjunto de palavras-chave. Deve ter entre 250 palavras até no máximo 500.
Redacção do resumo: usar sequência de frases concisas e objectivas; usar verbo na terceira pessoa do indicativo; não usar parágrafos; não incluir referências, abreviaturas, fórmulas ou equações; evitar termos ou frases que não contenham informações relevantes; evitar adjectivos; não emitir julgamentos de valor, críticas ou comentários pessoais.

INTRODUÇÃO

A introdução é o primeiro tópico de um trabalho científico, é o encaminhamento do leitor para uma visão preliminar do assunto que será objecto da pesquisa. Expõe o que já foi publicado sobre o tema destacando a relevância e o interesse da pesquisa desenvolvida. Traz informações para que o leitor compreenda e avalie o trabalho. Deve esclarecer as intenções do autor, os objectivos do estudo, enunciar o tema, o problema, sua hipótese, desenvolvimento de raciocínio que será adoptado, definir e caracterizar o material, o sistema, o fenómeno que analisou e ainda justificar e embaçar por que está realizando este estudo, deve trazer citações bibliográficas.
Na introdução é possível além de propor hipóteses, tratar da metodologia usada quando precisa ser explicada ou justificada, antecipar resumidamente os principais resultados e conclusões do trabalho.

OBJETIVOS

Devem descrever de maneira clara e sucinta a finalidade da pesquisa, com especificação dos aspectos que serão abordados.
Os objectivos orientarão a redacção não só da metodologia, mas, sobretudo, dos resultados, da discussão e conclusão, devem ser definidos de forma que facilite a leitura e permita uma avaliação fácil e rápida.
Recomenda-se na redacção utilizar os verbos no infinitivo.
Para facilitar a redacção do objectivo, algumas perguntas ajudam, tais como:
·                    Qual é a hipótese do trabalho?
·                    O que se pretende analisar?
·                    O que se propõe demonstrar?

REVISÃO DA LITERATURA

A revisão da literatura é uma apresentação do histórico da evolução científica, do assunto abordado no trabalho, por citações e comentários da literatura considerada relevante na investigação científica. Existe a tendência de limitar apenas aos trabalhos mais importantes, mais directamente ligados à pesquisa desenvolvida, dando-se ênfase ao que se publicou recentemente.
Em um artigo científico não é possível apresentar uma ampla revisão sobre o assunto, deve-se citar os trabalhos mais significativos para colocar o leitor a par do assunto.
Para monografias, dissertações e teses podem-se apresentar uma revisão ampla sobre o assunto, pois a redacção do texto pode ser mais exaustiva, fazendo uma análise crítica de vários trabalhos publicados sobre o assunto.
Deve-se fazer a citação de trabalhos relevantes publicados sobre o assunto abordado, mencionando os pontos importantes dos trabalhos identificados, é importante que as ideias dos autores pesquisados sejam sempre indicadas pelas citações bibliográficas.
Recomenda-se na redacção da revisão utilizar os verbos no pretérito perfeito.
Para a redacção da revisão da literatura podem ser feitas as perguntas:
·                    Quem estudou o assunto?
·                    Quais foram as principais descobertas?
·                    Quais são as principais opiniões dos autores?
·                    Em que ponto está o conhecimento sobre o assunto hoje?

MÉTODOS

O tópico que inclui materiais e métodos ou casuística e métodos, deve permitir a reprodução de todo ou parte do trabalho por outro pesquisador que queira reproduzir este trabalho utilizando a mesma metodologia.
Tratando-se de trabalho experimental, deve-se descrever o seu desenho experimental, o que foi feito com o material utilizado na pesquisa e relatar em ordem cronológica detalhada, como foram tratados.
Se a pesquisa envolver humanos, deverá ser informado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, critérios de selecção, inclusão, exclusão se estão de acordo com a Declaração de Helsinki, autorização dos pacientes.
Informar se foi aplicado um projecto piloto para desenvolver a pesquisa utilizando a metodologia.
Quando houver pacientes nas pesquisas não colocar as iniciais dos mesmos, desta forma fica preservado o anonimato, é recomendado colocar um número para identificar os mesmos na pesquisa.
Deve-se utilizar na redacção dos métodos os verbos no passado.
A parte referente aos métodos no trabalho deve responder totalmente à pergunta: Como foi feito?

RESULTADOS

Apresentar os resultados de maneira organizada e lógica, fornecer ao leitor as informações mais representativas, extrair os dados mais relevantes e essenciais dos resultados obtidos e apresentar em um quadro coerente do panorama identificado.
Os resultados quantitativos devem ser apresentados através de tratamentos estatísticos.
É comum o uso de figuras e tabelas para ilustrar os dados apresentados de maneira a facilitar a compreensão dos resultados obtidos.
Seguir uma sequência adequada que induza o leitor a tirar suas conclusões sobre os resultados encontrados, manter uma constância na sequência nas descrições.
Os resultados devem ser descritivos e objectivos.
E responder adequadamente a pergunta: O que foi observado?

DISCUSSÃO

A discussão deve ser argumentativa, ter um carácter mais subjectivo, pode apresentar os pontos a favor ou contra as ideias dos autores que estudaram o mesmo assunto.
Pode-se também analisar, interpretar, criticar e comparar os resultados da sua pesquisa com os já existentes sobre o assunto na literatura citada; discutindo possíveis implicações, significados e razões para concordância ou discordância em relação a outros autores. A principal finalidade é mostrar as relações entre os fatos observados e demonstrar o significado dos resultados obtidos.
Deve responder à pergunta: O que se pode concluir dos resultados?

CONCLUSÕES

A conclusão consiste na interpretação dos argumentos ou dos elementos mencionados no desenvolvimento do trabalho, não admite nenhuma ideia, fato ou argumento novo.
Deve ser breve, exacta, concisa; ser decorrente da pesquisa; formulada para responder aos objectivos propostos no trabalho.
A qualidade básica de todo trabalho científico é a objectividade, portanto são os fatos ou ideias apresentados que levaram às conclusões apresentadas.
Se o trabalho não for conclusivo recomenda-se colocar Considerações Finais.


REFERÊNCIAS

As referências formam o conjunto de indicações precisas e minuciosas que permite a identificação de um documento citado no todo ou em parte durante o trabalho académico/científico. Uma referência deve oferecer os elementos fundamentais para a identificação e localização da obra citada: autoria, título, editora, ano, título da revista, informar o endereço electrónico quando disponível. Todas as referências citadas no texto deverão estar listadas no capítulo de referências seguindo as normas de acordo com a orientação dada pela faculdade ou pela publicação seleccionada para submissão do trabalho. Estas normas apresentam diferenças entre si. É possível aprender mais sobre referências consultando: “Guia de apresentação de dissertações, teses e monografias da FMUSP e também “Diretrizes para apresentação de dissertações e teses da USP: documento eletrônico e impresso” (Parte I – ABNT, Parte II – APA, Parte III – ISO, Parte IV – Vancouver) da USP na Biblioteca Digital de Dissertações e Teses – BDTD (www.teses.usp.br, clique em Directrizes).

PERFIL DO PESQUISADOR

A educação contemporânea não deve se limitar a formar alunos para dominar determinados conteúdos, mas sim que saibam pensar, reflectir, propor soluções sobre problemas e questões actuais, trabalhar e cooperar uns com os outros. A escola deve favorecer a formação de seres críticos e participativos, conscientes de seu papel nas mudanças sociais. O pesquisador executa, cuida do método, cumpre o planejado, tem um bom cronograma, busca os objectivos, é organizado e comedido e com um esforço apenas razoável constrói um perfil de competente. As tecnologias da informação e comunicação favorecem uma nova postura frente ao processo ensino-aprendizagem, que já não se satisfaz mais com a informação transmitida pelo professor, mas prioriza o conhecimento construído pelos alunos. Saber pesquisar e seleccionar as informações para, a partir delas e da experiência, construir o conhecimento, tornou-se uma real necessidade da actual sociedade. Toda cultura científica deve começar por uma catarse intelectual e afectiva e que devemos duvidar, questionar tudo que nos chega e o que temos dentro como saber. Apresenta o espírito científico como uma característica do ser que esteja apto a construir o conhecimento científico.

CONCLUSÃO

Depois da pesquisa feita chega-se então a conclusão de que o mundo actual, é caracterizado pelas mudanças e conquistas científicas e tecnológicas em um ritmo vertiginoso. Não pode atribuir unicamente à escola a função de informar e educar o cidadão, pois essa apresenta uma habitual inércia e características específicas em seu ritmo educacional. É importante que nas a sermos formados nesta área de Serviço Social, saibamos os parâmetros da elaboração do projecto de investigação, proporcionando melhores ênfases na aquisição dos nossos conhecimentos.


BIBLIOGRAFIA

Conceito de Projecto de Pesquisa. Disponível em: http://conceito.de/projecto-de-investigacao. Acessado aos 28 de Setembro de 2015.
Estrutura de um projecto de investigação. Disponível em: http://www2.fm.usp.br/biblioteca/mostrahp.php?origem=biblioteca&xcod=Elabora%E7%E3o%20de%20trabalho%20acad%EAmico&dequem=Paginas%20Internas%202. Acessado aos 29 de Setembro de 2015.
A FORMAÇÃO DO ALUNO PESQUISADO. Disponível em: http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Arquivos_senept/anais/terca_tema1/TerxaTema1Artigo12.pdf. Acessado aos 29 de Setembro de 2015.