A cebola

INTRODUÇÃO

O tema “ Cebola ” foi-nos dado a escolher de um lote de temas relacionados com a farmacognósia.
Este trabalho tem como objecto aprofundar o tema de tal modo que nos permita, por um lado, conhecer e reflectir. Assim, abordaremos alguns sub-temas que nos parecem ser de grande importância para assim explicarmos a sua utilidade.


















CEBOLA

Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, Lineu. Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas - taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Alliaceae. O termo refere-se, também ao seu bolbo (bulbo, em outros países) constituído por folhas escamiformes, em camadas. As suas flores estão dispostas em umbela. As plantas jovens, com o bulbo pouco desenvolvido e sem flor, são chamadas também de cebolo.

REPRODUÇÃO DA CEBOLA

A cebola é uma planta vascular com semente e com flor, pertencente à classe Angiospermae (Angiospérmicas) e à subclasse das Monocotiledóneas. Possui um caule subterrâneo (bolbo) e um caule aéreo com folhas inteiras lanceoladas e flores agrupadas na extremidade vegetativa.
·         A cebola reproduz-se sexuadamente, através de um órgão especializado: a flor.
·         Reproduzindo-se sexuadamente, a flor produz gâmetas femininos e masculinos.

As Angiospérmicas constituem o grupo de plantas que melhor se adaptou à vida em ambientes terrestres, sob o ponto de vista reprodutivo. As flores constituem um meio efectivo de dispersão do pólen pela atracção que exercem sobre os agentes polinizadores (insectos e outros animais), tornando a polinização mais eficiente do que pelo vento. A fecundação é independente da água, e as sementes, encerradas no fruto, também contribuem para uma dispersão mais eficiente.







OS BENEFÍCIOS DA CEBOLA PARA SAÚDE DO HOMEM


A Cebola é um alimento muito utilizado como tempero que por sua vez Possui um sabor forte e ácido. A Cebola é rica em vitamina A, vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (Riboflavina), vitamina B3 (Niacina), vitamina C (Ácido ascórbico),  Ferro,  Cálcio, Potássio, Fósforo, Magnésio, sódio e silício. Além disso, A Cebola é boa fonte de flavonóides, elemento com propriedades anti-inflamatória e anti-oxidante.

BENEFÍCIOS DA CEBOLA PARA OS OSSOS

Estudos têm mostrado que o teor de cobre na Cebola aumenta a densidade óssea e podem beneficiar particularmente as mulheres que estão na menopausa  e enfrentando problemas como a perda óssea. Há também evidências que os riscos de fratura de quadril em mulheres durante a menopausa podem ser reduzidos por meio do consumo da Cebola.

BENEFÍCIOS DA CEBOLA PARA TECIDO CONJUNTIVO

 Cebola é uma excelente fonte de enxofre e podem ser benéfico para a saúde do nosso tecido conjuntivo. O nosso tecido conjuntivo exige de enxofre para a criação de Todos os glicosaminoglicanos (a família mais importante de moléculas encontradas na substância fundamental do nosso tecido conjuntivo) são sulfatados. A Cebola é considerada Anti-Câncer e tem sido repetidamente mostrado que reduzir o risco de câncer colorretal, câncer de laringe, câncer bucal, câncer de esôfago, câncer de ovário e até mesmo quando consumido, mesmo em quantidades modestas, como 1/2 xícara de Cebola por dia.

BENEFÍCIOS DA CEBOLA PARA CORAÇÃO

 Existe evidência que demonstrar que os compostos de enxofre da Cebola podem ter um efeito anti-coagulante e podem ajudar a prevenir a coagulação indesejada de células de plaquetas no sangue. Outra evidência mostra que compostos de enxofre da Cebola podem diminuir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue, e promover a função das membranas celulares das células vermelhas do sangue.
Cebola é Anti-inflamatório:  Os antioxidantes da Cebolas nos fornecer benefícios anti-inflamatórios, impedindo a oxidação de ácidos graxos no organismo. Tendo em níveis mais baixos de ácidos gordos oxidados no organismo produz menos moléculas de mensagens pró-inflamatórios e níveis de inflamação são mantidas sob controlo.

BENEFÍCIOS DA CEBOLA POR SER ANTIBACTERIANO

De mãos dadas com seus compostos e contendo enxofrem, o flavonóide quercetina da Cebola em assistências no fornecimento benefícios antibacterianos. Estudos mostram auxilio da Cebola na resistência às bactéria Streptococcus mutans e Streptococcus sobrinus (associado a cáries dentárias). Cebola também apóia a resistência às bactérias que causam a doença de goma, incluindo Porphyromonas gingivalis e Prevotella intermédia.
















CONCLUSÃO

 A cebola é um alimento muito utilizado como tempero, Possui um formato oval com casca de cor alaranjada. Internamente é composta por camadas, Possui um sabor forte e ácido. É rica em flavonoides, elemento com propriedades anti-inflamatória e anti-oxidante. Possui também sais minerais, tais como: ferro, potássio, sódio, fósforo e cálcio, Apresenta as vitamina C e do complexo B. Entre os meses de setembro a março ocorre o período de safra. Porém, encontramos cebola durante o ano todo, Apresenta, aproximadamente, 40 calorias para cada 100 gramas. Sua origem é o continente asiático, Além de ser utilizada como tempero, a cebola é ótima para a elaboração de sopas, suflês, patês e purês.















BIBLIOGRAFIA

·         Pt.wikipedia.org/wiki/Cebola
·         Sites.google.com/a/esjgf.info/cebola/reproducao-sexuada

















ÍNDICE