ESQUECIMENTO

INTRODUÇÃO
Esquecimento- é a incapacidade de recordar ou reconhecer uma informação aprendida. As duas causas do esquecimento consideradas são a deterioração espontânea e interferência. No primeiro caso, o esquecimento é visto o resultado da deterioração espontânea de um traço mnésico com o tempo.
A decadência: o que explica o padrão observado por Ebbinghaus e muitos outros estudiosos do esquecimento. Quando a memória nos falha: no seu uso comum o esquecimento e utilizada sempre que a memória falha. A procura na memória os investigadores acham que a recuperação da memória inicia-se geralmente com um processo de procura na memória.
Amnésia: A amnésia é uma perda de memória (o radical mnémo provém da deusa grega da memoria Mnémosine).
Como pode ser amnésia: Retrograda é anterógrada, amnésia global, amnésia semântica amnésia de identidade amnésia traumática, amnesia infantil.
Síndrome mnésica: Constitui o modelo neuro psicológico das amnésias.
Interferência: a memória aparece vulnerável a determinados tipos de interferência em que a informação recém-chegada interfere de alguma forma, com a matéria já aprendido.



ESQUECIMENTO
 Esquecimento: Incapacidade de recordar ou reconhecer uma informação aprendida.
O senso comum diz-nos que a lição de ontem esta hoje mas fresca do que a semana passada e a da semana passada melhor que a do ano anterior de uma maneira geral, o esquecimento aumenta com o intervalo da de retenção, o tempo que medeia entre aprendizagem inicial e o momento do teste. Uma das primeiras demostrações deste facto foi de Herman Ebbinghaus (1850-1909), que estudou sistematicamente a sua própria memória numa serie de estudos experimentais que se debruçarão sobre a sua capacidade de reter listas de silabas sem sentidos, como zup e ruf. Ebbinghus foi o primeiro a traçar uma curva de esquecimento, testando-se a si próprio em diferentes intervalos, apos aprendizagem (utilizou lista diferente para cada intervalo) como esperava, descobriu que a memória piorava com a passagem do tempo.
Uma informação esquecida não é considerada como apagada mas antes como inacessível.
Temos outras formas de esquecimento como: Esquecimento dependente de deixas, Esquecimento intencional, Esquecimento motivado.
Esquecimento dependente de deixa: Esquecimento causado pela ausência de um estímulo (ou deixa) non teste que estava presente quando ocorreu a aprendizagem.
Esquecimento intencional: inacessibilidade da memória que se deve a repreensão ou a um desejo inconsciente de esquecer.
Esquecimento motivado: lapso de memória motivado por um desejo de evitar uma lembrança desagradável. É um dos mecanismos cognitivos que foram sugeridos como uma causa de memória adiadas trauma infância.



A procura na memória
No seu usso comum apalavra esquecimento e utilizada sempre quando A memoria falha. Mas, como vimos as falhas de memória podem ter muitas causas. Algumas surgem de uma codificação defeituosa em quanto outras surgem no momento da recordação. Nesta secção, vamos e examinar.
No estudo pedia-se aos participante na investigação que tentassem recordar os nomes dos colegas da escola secundária. Alguns tinham acabado o curso há apenas quatro anos, outros duas décadas antes. Em todos os casos, a exatidão da recordação era verificada por comparação com os livros de curso. Nos primeiros minutos da tentativa, os sujeitos produziam geralmente um grande número de nomes, posto o que afirmavam que que não conseguiam lembra-se de mais nenhuns. Mas os experimentadores pediam-lhes que, mesmo assim continuassem a tentar. E foi que os sujeitos fizeram ao longo de dez sessões experimentais de uma hora cada. Á medida que os seus esforços prosseguiam, os sujeitos admiravam e conseguiam lembrar alguns nomes.
O fenómeno do item que estar de baixo da língua.
É escusado dizer que a procura na memória nem sempre é bem-sucedidas por mas tentativas que façamos, alguns nomes esquecidos nunca são recuperados. Mas, as vezes experimentamos uma espece de situações intermedia em que parece que estamos a recordar uma determinada coisa, mas não chegamos la quando esto acontece, sentimos como se a recordação que procuramos esteve-se de baixo de língua desesperadamente próximo mas ainda assim inacessível.




Decadência
A decadência- É umas das teorias que explicam o padrão observado por Ebbinhus e muitos outros estudiosos do esquecimento.
Uma das teorias mas respeitadas sustenta que, tal como as montanhas sofrem a erosão dos ventos das águas também os traçados mnésicos sofrem, com a passagem do tempo, uma de cadencia na origem da erosão da memoria, estão, plausivelmente, ‘processos metabólicos noemas, por ação dos quais o traçado mnésico vai enfraquecendo ate acabar por se desintegrar.
Umas das linhas de comprovação desta teoria explora facto de tal como a maioria das reações químicas muitos processos metabólicos aumentou seus índices se essa reações metabólicas forem responsáveis pela decadência do traçado mnésico, então o esquecimento deve aumentar se a temperatura do corpo se elevar durante intervalo de retenção. Esta perdição e difícil de testar nos humanos (ou quaisquer outros mamíferos) porque os nossos mecanismos internos mantem a temperatura dos nossos corpos relativamente constante com tudo testado com animais de sangue frio como os peixes dourados cujos corpos Assumem a temperatura do meio ambiente, geralmente os resultados corroboram a hipótese: Quanto mas alta era a temperatura do tanque em que o animal era mantido, durante o intervalo de retenção, maior foi o esquecimento.
Gleitman e Rozin, sitado Gleitman 1971 outras descoberta por em dão provas muito claras provas de varias experiencia compararão a recordação, apos um intervalo de tempo vígil, com a recordação apos um intervalo de tempo passado esquecimento, então o desempenho seria o mesmo ambos os grupos.

Amnésia retrógrada
Amnésia retrógrada-é a impossibilidade de recordar acontecimentos passados. Nesta outra forma de amnésia ocorre o inverso da amnésia anterogradas, porque a pessoa consegue se lembrar de enventos posterior pres au trauma, mas não consegue de se lembrar de eventos anteriores a doença(trauma)
Amnésia anterógrada
A amnésias anterógradas- é a impossibilidade de fixar novas recordações. Normalmente a amnesia anterógrada e causada por traumatismo forte. Esta forma de amnesia e posterior trauma cerebral, o individuosó consegue lembrar de eventos de corridos antes do trauma é tem a incapacidade ou dificuldade de se recordar de eventos recentes.
Por isso preciste-se na ideia que as nossas memórias recente condicionam muito nosso futuro, pós são elas que um dia mas tarde se tornaram em memórias antigas e serão a nossa identidade. Sem memória não temos identidades, pós a memória é o conjunto das nossas representações socias, é consequentemente as nossa representações são as precepções do meio onde estamos inseridos. Se modificamos as nossas representações, a nossa perceção do mundo vai ser completamente deferente da realidade, criando, assim, uma realidade imaginária inexistente para perceber o drama das pessoas com a mnésica.

Amnésia
A amnésia- é uma perda de memória (o radical mnémo provém da deusa grega da memória Mnémosine). Existem amnésia parciais, perda visual ou de nomes como resultado de leões localizadas do córtex e amnésia gerais como a amnésia de korsakoff.
Amnesia refere-se uma a uma condição na qual o paciente esta sujeito a perda de memoria a curto prazo. Incapacidade de imaginar o futuro é um dos efeitos depois da a mnésica.




CAUSA DE A MNÉSICA
1ºEnvelhecimento;
2ºFerimento na cabeça, na qual o cérebro e danificado;
3ºO abuso de drogas;
4ºIncidente traumático;
5ºDegeneração das células cerebrais;
6ºAs infeções do cérebro tas como: Herpes, encefalite, etc
7ºGrave trauma emocional é a preensões;
8ºCertas doenças metabólicas;
9ºTumor cerebral;
10ºSangramento entre o cérebro é o crânio;
11ºO uso de álcool a longo prazo.

Amnésia infantil
Amnésia infantil- Incapacidade de recordar inventos da infância.
Amnésia infantil tem sido atribuída aos factos de que as capacidades cognitivas necessárias para qualificar inventos de formas duradora ainda não estão suficientemente desenvolvidas as partes do cérebro responsável por lembrar inventos pessoais ainda não estão maduras.

Interferência
Interferência; é alteração de um desempenho resultante de uma catividade ou tarefa intercalada ou concorrente.
No domínio da memória a interferência refere-se a alteração da aquisição em memória posta, emevidência numa prova de recuperação (revocação ou reconhecimento)cuja causa pode ser identificada numa aprendizagem anterior (interferência proactiva) ou numa aprendizagem intercalada entre aprendizagem inicial e o teste de retenção (interferência retroativa). Nestesentido, o termo interferência é frequentemente usado hoje em dia de preferência a inibição.O conceito da interferência é igualmente central no estudo dos processos a tencionais. Estes,com efeito, são perturbados por distratores               
Na interferência em que a informação recém-chegada interfere de alguma forma, com o material já aprendido. Mas oque produz semelhante interferência? Uma das hipóteses é a de que o material esquecido não se deteriorou nem se apagou, apenas se extraviou. A analogia é a de alguém que compra o jornal todos os dias e coloca numa grande pilha na cave.
É fácil encontrar o jornal quando está na mesa do pequeno-almoço; é ainda localizável sem dificuldade, em quanto estiver no topo da pilha da cave. Após alguns dias, no entanto torna-se difícil encontrar o jornal pós encontra-se algures na pilha mas não aparecerá sem uma longa procura e claro, a pilha cresce mas e mas todos os dias oque faz com que a interferência seja cada vez maior, na medida do crescimento progressivo do intervalo de retenção.
A interferência na memória é facilmente demonstrável no laboratório. Num estudo típico um grupo de controlo aprende os itens de uma lista A,é testado passado um determinado intervalo. O grupo experimenta aprende a mesma lista A que o grupo de controlo, e é respeito a passagem do ponto
 Amnésia global
Amnésia global: designa uma amnésia anterógrada que afeta as informações, independentemente das respetivas modalidades sensórias (visual, auditiva), ao passo que amnésia seletiva ou especifica afetaapenas um só tipo de informação (amnésia verbal, por exemplo).
Este tipo de amnesia é a união das características da amnesia anterógrada e da retrograda. Isto significa que o indivíduo não possui muitas lembranças de memória recentes ou antigas, dificultando o diagnóstico da doença.

Amnesia global transitória
Nesta situação amnesia dura algumas horas, não ultrapassando um dia é a recuperação e completa. O indevido tem comportamento normal, porém não retém nem uma informação na memória desta pessoa depois da recuperação é causa dessa amnesia esta ligado a isquemia transitória afetando as partes internas do lobo temporal.
As duas causas do esquecimento
As duas causas do esquecimento geralmente consideradas são a deterioração espontânea e a interferência.
Deterioração: é visto como o resultado da deterioração espontânea de um traço mnésico com tempo este apagamento e tanto mas aprovável quanto a formação em causa é pouco utilizada.
Interferência: O esquecimento emerge d e uma interferência entre traços. A interferência pode esta ligada a presentação de novas informações (interferência ou inibição retroactiva) ou a apresentações de informações (interferência proactiva) no que dez respeito amemória curto prazo.
Amnésia semântica
A amnésia semântica: afeta o conhecimento dos objetos e do léxicol; pode assemelhar-se à assim-bolia e, em certa medida, à afasia mnésica.
1ºA capacidade prejudicada de apreender novas informações, a pós o início da amnésia (Amnésia anterograda).
2ºUma menor habilidade para recordar acontecimento passado é as informações previamente conhecidas (Amnésia retrograda).
3ºFalsas memórias (confabulação), seja completamente inventado ou feito de memória genuíno deslocado no tempo.
4ºProblemas neurológicos, como movimento descoordenadosou tremores.
5ºConfusão ou desorientação.
6ºProblemas com a memória de curto prazo.
7ºPerda parcial da memória.
8ºTotal perda da memória.
9ºIncapacidade de reconhecer familiares ou lugares.
Os sintomas da amnésia  
Os sintomas de uma pessoa com amnésia são os da enfermidade que a causou. Amnésia consiste apenas na incapacidade para se lembrar de acontecimento. Uma pessoa com sintoma de amnésia é aquela que tem dificuldade para lembrar-se as novas coisas e também a capacidade de lembrar inventos passados e informações previamente familiar e prejudicada.
Falsas memórias- Estes podem ser completamente inventado ou feitas de memórias reais extraviadas (confabulação).
Memorias descoordenadas, as vesse tremores (problemas neurológicos).




AS CAUSAS DO ESQUECIMENTO
Tudo no nosso organismo na base e alimentação neste caso quando nos alimentamos comidas com a falta de vitamina B12 teremos um esquecimento excessivo e estas tas vitaminas encontra-se em alimentos como: Carne, peixe, e leites. AvitaminaB12 é Associada a boa memória.
1ºPrecção alta: As obstruções causadas pela preção alta fazem com que o sangue circule com menos intensidades em partes importantes do cérebro afetando a memória.
2ºProblemas na tiróide: Neste caso a tiróide não produz suficientemente um hormônio chamado tiroxina. Desta forma tudo no seu corpo trabalha mas devagar inclusive o seu cérebro como consequência e isso se verifica se você tem estado muito cansado deprimido ganhado muito e peso e sentido que sua memoria não é mas oque era.
3ºViagens de longa duração: Normalmente quando se realiza uma viagem de longa duração, é difícil fazer com que seu cérebro volte au normal isso se deve ao fato de que não se dorme.
4ºO álcool: razão pela qual depois de ter consumido o álcool não se lembra de certos acontecimentos é que o álcool intoxica o hipocampo, do cérebro que consolida lembranças. Mas a perda de memória não é permanente e a única forma de se prevenir é não beber
Perda de memória recente
O consumo de drogas pode fazer com que o individuo esqueça coisa que estava pra dizer ou mesmo se perder no meio da frase. Pois agem no rebaixamento do sensório (uma região do cérebro) afetando a consciência Algumas delas também podem aumentar a agitação e, isso, sem falar que também pode causar distúrbio na neuro-transmissão cerebral dificultando assim a retenção de lembrança.
O estresse também e uma da principal causa da perda de memória recente, sendo que sua intensidade e tipo influenciam bastante neste processo a exposição as neurotoxinas geradas pode causar uma alteração na atividade normal do sistema nervoso central. 
Quando a memória falha
No seu uso comum, a palavra esquecimento é utilizada sempre que a memoria falha. Mas, como vimos, as falhas de memória podem ter muitas causas. Algumas surgem de uma codificação defeituosa, no em quantooutras surgem no momento de recordação.
Esses deficits de memória se deve o envelhecimento cerebral normal ou estão relacionado a depreensão, que é bem comum nos idosos e compromete sua capacidade de concentração.
A partir do 40 ano, seu peso e volume diminuem 5%, depois dos 70 esse declínio se da de modo mas acelerado.
De uma década para outra além dessas alterações que levam atrofia de regiões do cérebro, correm mudança na ação devários neurotransmissores (Substancias químicas produzidas pelos neurónios que respondem pela troca de informações entre eles como: Dopamina, acetilcolina, ou seretonina).
Pôr isso em geral um cérebro de 70 anos não tem a mesma capacidade de retenção de memoria para acontecimentos recentes que um cérebro de 20 anos.
Alguns tipos de esquecimento
Temos alguns tipos de esquecimento que são:
1ºEsquecimento dependente de deixa- Esquecimento causado pela ausência de estimulo no teste que estava presente quando ocorreu a aprendizagem.
2ºEsquecimento intencional- Inacessibilidade de uma memória que se deve a repreensão ou a um desejo inconsciente de esquecer.
3-Esquecimento motivado- Lapso de memória motivado pôr um desejo de evitar uma lembrança desagradável.



CONCLUSÃO
Concluímos que uma das principais e maior causa do esquecimento são responsabilidades acrescidas.
Pôr isso que pessoas com 40 anos de idade têm mais probabilidade de esquecerem-se mas do que pessoas com 30 a 20 anos de idade isso dependentemente das responsabilidade que cada um tem. E também a falta de alimentos com vitamina B12 e o consumo de bebidas alcoólicas ou Substancias psicoativas contribuem para esta causa.





BIBLIOGRAFIA

1ºPsicologia geral
2ºInternet
3ºAmnésia
4ºA mente humana

5ºFuncionamento da mente humana.