CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

ÍNDICE
INTRODUÇÃO.. 1
CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.. 2
6 meses. 2
7 Meses. 2
8 Meses. 2
9 Meses. 2
10 meses. 2
Características e actividade de estimulação. 3
CONCLUSÃO.. 4
BIBLIOGRAFIA.. 5







INTRODUÇÃO
Desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam-se a grande parte das crianças em cada fase de desenvolvimento. No entanto, cada criança é um indivíduo e pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade, sem se falar, propriamente, de problemáticas.
O conceito de criança e infância é uma noção mutável ao longo da história. Várias sociedades possuem sua ideia do que vem a ser criança. Este conhecimento depende de factores como: classe social, religiosidade, cultura e educação. As crianças desde bebés necessitam ter uma rotina bem planejada, estruturada e organizada para o seu melhor desenvolvimento por lhe proporcionado conforto, segurança, maior facilidade de organização, espaço temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar a criança.





CARACTERÍSTICAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
6 meses
Aos seis meses, os bebés aprendem os brinquedos com as mãos e passam-nos de uma mão para outras sentam-se apoiados.
7 Meses
O bebé com sete meses de idade gosta de sentar-se mais também de estar deitado de costas.
Levanta as pernas e ________ os pés, e leva-os a boca e morde-os, com o seu primeiro dente.
8 Meses
Com 8 meses o bebé gosta de pôr-se de braços atiram e agitam juntamente coisas. Procuram o brinquedo que atirou para sorri com alegria ao ver o seu retrato no espelho.
9 Meses
Bebé com 9 meses gosta de mover-se Olá e por vezes gatinhar apanha coisas colocar objectos   uns sobre outros, diz blá blá e faz meiguices são Prazeres desta idade
10 meses
Aos 10 meses o bebé gostar de actividade motora violento depois sentado brinca inclina-se toda para  diante e reergue-se de novo.



Actividade de estimulação
Idade
Características de desenvolvimento
Actividade de estimulação
6 meses
Já há aumento corporal, já senta, já engatinha, quando lhe chamam já olha, já interagi com a mãe e irmãs, já ri, já chora quando a fralda está molhada.
Gosta de ouvir músicas suaves, gosta de brinquedos que gritam, gosta de ver coisas coloridas.
7 meses
Já se levanta, já senta, já fala papa e mamã, já conhece a família de casa, já interage com os irmãos, já quero brincar com os brinquedos já sabe quando lhe tratam mal, já ri quando é bem tratado.
Gosta de fazer barulho com os brinquedos, gosta de banhar e gosta de ser embalado
8 meses
Já se vira bem, já fica em pé, já percebe que está sozinho, já sente a ausência dos pais, já sorri grande alegria ao ver o retrato no espelho, ao ver a mãe.
Gosta de comer, gosta de brincar.
9 meses
Anda, já pula, já se move bem, fala bla-bla, faz meiguice, já se junta a outras crianças, já fica triste, já sorri quando lhe fazem uma brincadeira.
Gosta de actividades motoras, gosta de dançar e participar.
10 meses
Já anda pelas paredes, já há aumento da altura, já chama papa e mamã, já conhece os irmãos, já faz gripinhas, sorri por qualquer coisa, quando gritam com ele ficam triste.
Gosta de bater noutras coisas






CONCLUSÃO
Concluindo, a criança conquista através da percepção todo o universo que a cerca, sente necessidade de explorar o espaço, porque é o momento em que o desenvolvimento da habilidade “andar” está no auge e a fala atinge uma verdadeira importância. Neste estágio o termo projectivo está relacionado ao funcionamento mental que está florescendo na criança. E um período em que se utilizam actos motores para auxiliar a exteriorização do pensamento.
Porém, as instituições de ensino infantil precisam ser um espaço aconchegante e seguro proporcionando à criança uma infância mais voltada para o agora e não pensando nela como “adultos em miniaturas”.
Toda criança precisa ser estimulada em seu desenvolvimento, no sentido da aquisição de habilidades motoras, mentais e sociais básicas, como engatinhar, sorrir, piscar os olhos, andar, reconhecer cores e sons, entre outras.






BIBLIOGRAFIA

·         Manual de Apoio de Curso de Vigilante de Infância