banana

Banana
Nomes populares: Banana, pacoba, pacova, inajá.
Vitaminas A, B e C são alguns dos nutrientes presentes na banana. A presença de três tipos diferentes de açúcares naturais, sacarose, frutose e glicose, fazem com que seja uma ótima fonte de energia para o organismo, fornecendo 90 calorias a cada 100 gramas. Essa é uma fruta perfeita para abaixar o nível da pressão sanguínea por ter uma alta quantidade de potássio e uma pequena de sal. Também é rica em fibras dietéticas, o que ajuda bastante na digestão. Além disso, ajuda no fortalecimento dos ossos por causa do Cálcio e do Magnésio presentes. Como é rica em Ferro, previne a anemia já que o mineral auxilia na produção de hemoglobina. A banana também tem o benefício de reduzir estresse e depressão e melhora a visão graças a Vitamina A e ao betacaroteno. Ainda contém diversos outros sais minerais como Manganês, Zinco, Fluoreto.
Para quem busca a manutenção do peso, a banana é ideal quando consumida sem exageros. Sua grande quantidade de fibras alimentares ajuda a manter uma sensação de saciedade e seu baixo índice calórico ajuda uma pessoa a manter a forma. Além de crua, pode ser preparada frita, cozida e assada, também podendo ser adicionada a batidas com leite e com cereais matinais. A adição de aveia à banana amassada a deixa deliciosa e ainda mais nutritiva. É excelente também consumir banana após atividades físicas por repor os nutrientes.
Existem diferentes tipos de banana: nanica, maçã, prata, da terra. Todas contêm, basicamente, as mesmas propriedades nutricionais. O que as diferencia é o sabor, aroma e textura. Além de ser consumida, a banana e a bananeira têm um uso medicinal. As flores da árvore podem ser usadas para bronquite e quando cozidas para ajudar a diabetes. As folhas, em compressas, podem também auxiliar quando há queimaduras.