JOGO INFANTIL BOLA AO TÚNEL

INTRODUÇÃO
Os estudos e pesquisas realizadas para a organização deste material didáctico fazem parte de algumas experiências práticas vivenciadas em aulas de recreação e lazer, animação e entretenimento, através dos jogos e brincadeiras e ainda de outros programas de aprendizagem, como a animação sócio-cultural, que constituem os currículos recreativos.
É oportuno lembrar e analisar os conceitos e discussões sobre a brincadeira, a qual deve ser levada muita a sério no desenvolvimento das crianças, adolescentes e adultos, pois o ato de brincar vai oportunizar as pessoas uma vivência pura e simples da sua essência lúdica, possibilitando um aumento da auto estima, um auto conhecimento de suas responsabilidades e valores, uma troca de informações e experiências corporais e culturais, através das actividades de socialização, e ainda do enriquecimento de suas próprias capacidades, através do estímulo à iniciativa, da melhoria nos processos de comunicação e principalmente da opção por acções que estimulem a criatividade, que é certamente uma característica e um objectivo fundamental da recreação, seja através do uso de uma brincadeira ou de um jogo, dentre as suas diversas formas de realização.




JOGO INFANTIL BOLA AO TÚNEL
As crianças e a recreactividade
No inicio da vida escolar é um pouco difícil adaptar a criançada a nova rotina. Tudo é novo para elas, o ambiente, as pessoas, o facto de ter que acordar cedo ou não ter mais o cochilo da tarde, mas adapta-las a esse novo mundo pode não ser tão complicado assim quando relacionamos nossos objectivos com os seus interesses.
Crianças gostam de brincar, e na fase escolar esse desejo se intensifica. Por isso as actividades recreativas para educação infantil se fazem necessárias neste período, elas têm uma importância significativa na formação e desenvolvimento integral das crianças. As brincadeiras recreativas para educação infantil devem ter como objectivo desenvolver habilidades e capacidades das crianças nestes primeiros anos de vida, sendo assim nada melhor que fazer isso da forma que elas mais gostam, brincando.
As crianças já conseguem interagir com grupos e é nesse período que elas desenvolvem sua identidade e vínculos afectivos com o mundo. No seu desenvolvimento as crianças tendem a imitar gestos e atitudes de quem os cerca, é importante que as brincadeiras ajudem-nas a criar seus traços específicos.
Os jogos e brincadeiras recreativas dirigidas a estes pequenos devem desenvolver habilidades específicas como coordenação motora, orientação espacial, ritmo, equilíbrio, organização temporal e desenvolver a linguagem como forma de comunicação. Portanto, para um melhor desempenho, as actividades lúdicas para educação infantil podem prever algumas regras mais definidas. Abaixo, deixarei algumas dicas de actividades de recreação educacional que tornarão o aprendizado e desenvolvimento dos pequenos mais divertidos.
O JOGO
Número de jogadores: De 15 a 25 alunos (variável)
Área de jogo: Quadra ou na sala de aula.
Característica: Jogo de Apanhar a Bola.
Material Necessário: Duas ou Três Bolas de Borracha.
Áreas Trabalhadas: Coordenação motora, organização e atenção.


Disposição Básica dos Participantes:
Divididos em duas ou três filas com números iguais de participantes, os jogadores deverão ficar organizados para o deslocamento da bola por entre as pernas.
Faixa-etária: De 7 aos 11 anos
Objectivos:
· Estruturar movimentos que requeiram coordenação geral;
· Equilibrar-se em diferentes situações, com ou sem deslocamento;
· Melhorar o desempenho na execução de actividades que requeiram agilidade, velocidade e flexibilidade.
Variação: Com o mesmo material, fazer duas colunas dar a bola para o primeiro e assim vai passando, pode ser por cima da cabeça, das pernas e de lado o ultimo irá ser o primeiro, assim sucessivamente.
Regras:
Ao sinal do coordenador da actividade, o primeiro competidor deverá passar a bola para trás por entre as pernas para o companheiro que estiver atrás. Quando a bola chegar ao último da fila ele deverá correr para a frente da fila e recomeçar o processo. Ser
Modo de jogo
Os participantes estarão dispostos em fila com as pernas abertas, formando um túnel.
O último aluno receberá uma bola, e ao sinal, ele a jogará por dentro do túnel até o início da fila. Os outros alunos poderão ajudar empurrando a bola com os pés. Quando a bola chegar lá na frente, o jogador que for o primeiro da fila corre até o final dela e joga a bola dentro do túnel novamente e assim por diante. O jogo termina quando o primeiro aluno chegar novamente ao início da fila. Será vencedora a fila que acabar o jogo primeiro.
O educador
O educador pode usar sua criatividade para criar variantes para essa actividade, bem como adequar as regras conforme a idade das crianças participantes.
   


CONCLUSÃO
É urgente e fundamental reflectir, que o conceito de criança não está vinculado apenas à idade cronológica, mas aos conhecimentos, experiências e necessidades que transformam todos os seres humanos, independentes da idade que possui em uma criança, que pode fazer do acto de brincar, do recrear-se e do uso correcto do seu tempo de lazer, um trampolim para uma vida de melhor qualidade e boa convivência consigo mesmo e com as pessoas que estão inseridas em seu meio. Então as educadoras de infância devem ter o domínio dos jogos para que tenha êxito no momento de ensinamento das crianças.



BIBLIOGRAFIA
BRANDÃO, Heliano. O livro dos jogos e das brincadeiras para todas as idades. Belo Horizonte: Ed. Leitura, 1997.