experiências familiares

Introdução


Hoje em dia são vários os problemas que afectam as nossas famílias entre os quais destacamos a droga, o alcoolismo, a prostituição, e a delinquência. Face a esses problemas sociais, as crianças são, provavelmente as que mais sofrem, tendo em conta as dificuldades dos pais em acompanhar os filhos no seu desenvolvimento psicossocial.
A família considerada como a célula da sociedade torna-se a primeira responsável pela educação das crianças e a principal interessada no seu bem-estar, deve vendo tomar parte activa no desenvolvimento psicossocial daquelas e conduzi-las para melhor integrar na sociedade.
No entanto como é sabido a socialização das crianças não é uma tarefa exclusiva das famílias. Há um envolvimento do Estado bem como das organizações da sociedade civil que em colaboração com as famílias podem contribuir para o desenvolvimento psicossocial das mesmas. Segundo Oliveira (1955), a socialização não acontece por mero acaso, há todo um processo que se inicia no seio da família e posteriormente alarga-se para fora dela. Esse processo deve ser conduzido de modo que as crianças ao fazerem parte de novos grupos sociais adquiram e incorporem os padrões do meio onde quer que se encontram.
Na sociedade actual, as crianças frequentam creches e jardim-de-infância cada vez mais cedo, que são as duas instituições que ocupam cada vez mais o lugar de privilégio no processo de socialização das crianças. Neste caso, ao jardim-de-infância cabe desempenhar o seu papel de agente socializador da criança fora do seu meio familiar e estar preparado para atender prontamente as crianças que viveram ou vivem, em condições sociais e económicas difíceis, diminuindo a probabilidade de elas virem a ser mal sucedidas futuramente no plano emocional, afectivo e educativo.
No presente trabalho, pretendemos compreender a problemática do desenvolvimento psicossocial das crianças, no seio familiar e em outros meios sociais.


Factores que Influenciam o Desenvolvimento da Criança

 


Exposta a questão da compreensão de desenvolvimento psicossocial, para uma compreensão integral desse processo, é necessário ver os factores que estão na origem desse desenvolvimento. Em Bento e Monteiro os factores influenciadores no desenvolvimento psicossocial de um ser Humano, são do tipo biológico, sociopsicológico e cultural.
Hereditariedade: Segundo Bento (2004) a abrange todas as influências biológicogeneticas transmitidas dos pais ás células que se fundem para formar o novo ser. Ainda na mesma linha de pensamento este autor afirma-nos que a hereditariedade consiste na herança individual que cada criança recebe de seus pais ao ser concebida.
Maturação Neuropsicologica: É considerada um outro factor importante que influi no desenvolvimento psicossocial. Ela se refere às mudanças determinadas internamente, tais como o tamanho do corpo, desenvolvimento dos órgãos, desenvolvimento de habilidade de arrastar-se, andar, correr, agarrar.
Factores Sociais: (Família, Escola, Grupo social, Comunidade Cultura.) Segundo Sousa (2008) a família desempenha um papel determinante nos primeiros anos de vida da criança. Todavia, o seu papel é insubstituível, neste sentido os valores e os conhecimentos adquiridos no núcleo familiar ajudam a criança a saber actuar e interiorizar os comportamentos cívicos de modo a preparar-se para viver e participar na sociedade a que pertence. Ela é considerada como primeiro contexto de socialização, o contexto em que a criança interage e participa de for ma quotidiana, onde recebem as primeiras influencias para avançar na construção de seu desenvolvimento social e pessoal. Ainda na perspectiva do mesmo autor a partir do nascimento, a criança é inserida num contexto familiar que torna responsável pelos cuidados físicos, pelo desenvolvimento psicológico, emocional, moral e cultural desta criança na sociedade. É a partir da família que a criança estabelece a ligação emocional próxima, intensa e duradoura sendo crucial para a socialização (revista Iber americana 1681).
Segundo a abordagem ecológica de Bronfenbrener (1979), para melhor compreendermos o desenvolvimento, devemos estudar a criança no contexto múltiplo ou seja devemos ter em conta os vários ambientes ou sistemas ecológicos nos quais ela se desenvolve. Por sua vez a teoria Ecológica, citado por Spodek (1998), designa esses ambientes como a família, a escola, a comunidade e a cultura, alegando de que são elementos interdependentes e influenciam mutuamente. Deste modo vê-se que o desenvolvimento da criança não pode ser realizado unicamente pelo grupo familiar, pela escola, pelo grupo social, pela comunidade ou pela cultura individualmente, mais sim sendo ela um processo está constantemente influenciada por um conjunto de factores.
Afinal, juntos a escola e a família são responsáveis pela formação do indivíduo.
Não se pode valorizar a escola em oposição à educação familiar e vice-versa. Nesta mesma linha, a escola também não deve ser vista isolada da comunidade, sendo ela, uma das responsáveis pela transformação dos indivíduos.
Com efeito, a criança quando entra na escola, possui já uma bagagem cultural transmitida e aprendida no seio da comunidade em harmonia com a família e o grupo social. Pimenta (1999) na perspectiva de Hobbs e Colab ‘1984 as famílias constituem o elemento fundamental no desenvolvimento de crianças saudáveis, competentes e responsáveis afinal, elas só conseguem exercer melhor as suas funções se tiverem o apoio forte e responsável da comunidade, pois esta fornece os suplementos formais e informais aos recursos da família. Partindo da ideia de Pimenta (1999), podemos afirmar que a escola não deve ignorar a comunidade específica que a rodeia, caso contrário a escola instala-se como um corpo estranho no seio da mesma e não cumpre o seu papel de educadora possuindo o seu estatuto próprio e regendo-se por determinadas normas sociais poderá que contrariar os valores que vigoram na própria comunidade onde se instalou.

Relação Escola e Cultura



Ao entrar na escola a criança encontra uma cultura diferente da cultura da casa, se atendermos ao que diz Pimenta (1999) quando afirma que a escola, enquanto instituição, possui uma cultura específica, onde o aluno vai encontrar um conjunto de hábitos, costumes valores e conhecimentos que uma vez complementam o que já possui e ainda depara com outros que desconhecem onde sentem a necessidade de estabelecer uma ligação com os quais já tinham aprendido. Para este autor a escola deve aproveitar a bagagem cultural das crianças que lhe são confiadas, transmitindo afecto, valoriza-las e imprimir uma nova dinâmica que irá acelerar e integrar, de modo equilibrado permitindo o seu desenvolvimento psicossocial. Para que se efective processo de desenvolvimento psicossocial, a cultura da escola deve tocar a criança como sujeito social e histórico, ou seja, inserida numa sociedade, o que irá marca-la profundamente.
Se esses factores de desenvolvimento psicossocial forem trabalhados em conjunto consegue-se abranger as mais importantes áreas de referência da criança. Todos são considerados como ambiente de formação e compartilhamento, e o (segundo como o elemento primordial na formação do individuo, pois é o núcleo mais particular e onde a criança aprende as regras básicas e os valores. (htt// www.webartigos. com consultada a 26/07/10)
Os educadores não só mantém com elas (as crianças) uma relação formativa no sentido de aquisição de novas aprendizagens sociais, como também é formativa a nível mais profundo pelo facto de afectar o desenvolvimento da própria capacidade de se relacionar de integrar a imagem social e a própria exigência do meio. Zabalza (1992)

Relações entre grupos sua Importância no Desenvolvimento da Criança


O jardim-de-infância é o espaço onde a relação da criança em grupo acontece de forma mais sistemática, contínua e intencional. Segundo Bento (2004) a criança necessita do outro para o seu desenvolvimento e aprendizagem é, através das interacções com o grupo que ela desenvolve e socializa, experimenta a cooperação, a amizade, a aceitação respeito. Por outro lado, Schaffer (2004) considera que as relações entre grupos de pares assumem para o desenvolvimento duas formas: social e intelectual. Parte do princípio de que a primeira tarefa básica da infância é estabelecer um sentido de identidade. Diz também que o auto conceito é primeiramente construído no contexto de relações de inicio com os pais e em seguida, cada vez mais com os pares.
Tendo em conta a idade das crianças do pré-escolar, considera-se importante, as formas como elas se relacionam umas com as outras pois isso condiciona a maneira como elas se vão sentir valorizadas pelos colegas.

Conclusão




Ao chegar ao fim este trabalho consideramos uma primeira caminhada de um tema muito complexo que exigiu muito esforço para a concretização de forma resumida.
As crianças nos primeiros anos de vida necessitam de alguns cuidados para poderem desenvolver-se precisam ser estimuladas desde muito cedo. Também necessitam crescer em espaços onde se sentem seguras e que tudo que se encontra ao redor lhes oferece segurança, amor e carrinho para um bom desenvolvimento psicossocial das mesmas.
Neste contexto, o seio familiar, o jardim – de – infância e outras instituições sociais desempenham uma tarefa super importante pelo qual moldam o carácter da criança de hoje, bem como o perfil do adulto de amanhã.













Referências Bibliográficas



·         Oliveira Maria Luz et Gabrito Belmiro Gil (1995) Sociologia 12º ano Texto Editora, LDA 1ª edição;
·         BENTO, Artur Monteiro (2004) Um novo olhar sobre a educação pré-escolar: a criança de 3 a 6 anos. Brasil Ri de Janeiro;
·         SPODK Bernard Sarach Olívia (1998) Ensinando crianças de 3 a 8 anos Porto Alegre . Rocha Ana e Fidalgo Zilda 2002, Psicologia 12º ano Lisboa Texto editora; . SPODK, Bernard. (2002), Manual de investigação em educação de infância. Lisboa. Fundaçao Caloust Gulbenkian;. Ministério da Educação. (1997) Orientações
curriculares para a educação pré-escolar, Lisboa, Departamento de Educação básico núcleo de educação pré escolar;

·         HOHMANN, Mary, Educar a criança, Fundação Calouste Gulbenkian Lisboa. Ministério de Educação e Valorização dos recursos Humanos. (1990) Lei n.º103/III /9de de 29 de Dezembro. Lei de bases do Sistema Educativo. ZABALZA A.MIguela. (1998). Qualidade em educação infantil.