A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO PONTO DE VISTA QUÍMICO


INTRODUÇÃO


Neste trabalho poderei falar sobre a importância da água no ponto de vista químico. Sabendo que á água é um dos bens mais preciosos na terra é importante que saibamos a sua importância no ponto de vista químico. Sendo assim este trabalho tem como objectivo principal falar sobre os aspectos acima citados sabendo das condições químicas da água.


 

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO PONTO DE VISTA QUÍMICO


A água no ponto de vista da química


Repetimos muitas vezes que um corpo humano tem entre 70 ou 80% de água, o que, por sua vez, faz todos os entendidos (incluindo os publicitários) dizer que temos que beber pelo menos um litro e meio de água por dia para nos mantermos saudáveis – e até, não raras vezes, para o acesso à função miraculosa de perdermos peso. Mas raramente falamos das propriedades da água, da molécula de H2O propriamente dita, que a tornam tão importante para a vida.

Mas bastam duas ou três viagens ao mundo da química para ficarmos a saber porquê.

A molécula de H2O tem uma separação de cargas muito leve, o que a torna um solvente excelente para os sais e para grandes moléculas com carga elétrica, como as proteínas e os ácidos nucleicos. Adicionadas à água, todas as macros moléculas podem formar estruturas tridimensionais estáveis, porque a sua melhor performance se estabelece quando duas extremidades de carga oposta ficam frente a frente, enquanto as partes sem carga se ligam com a água e se afundam no interior da estrutura. Este pormenor basta para fazer toda a diferença na presença da água, as macros moléculas conseguem funcionar num espectro mais largo, mais abrangente, e assegurar as suas atividades de forma mais específica e precisa. Além disso, as ligações de Hidrogénio da água asseguram a funcionalidade das ligações entre as actividades destas macros moléculas. Convém, também, não esquecer que a água é um fluido dinâmico, que permite a circulação dos organismos grandes ou a mobilidade dos organismos pequenos.

A água tem duas qualidades físicas extremamente importantes: a coesão e a tensão superficial. São elas que mantêm a água agregada no estado líquido, e que lhe permitem ser absorvida pelas plantas através de vasos capilares. Por outro lado, estas mesmas qualidades permitem-lhe arrefecer o meio circundante quando se solidifica passando do estado líquido para o estado sólido. É preciso ver que a densidade da água é menor no estado sólido, permitindo-lhe formar o gelo sólido que flutua sobre um líquido, permitindo aos organismos que lá vivem manter-se funcionais no estado líquido a temperaturas muito baixas. A água contribui para a manutenção constante da temperatura, ou seja, tem uma grande oportunidade de absorver muita energia antes de mudar de temperatura. Esta propriedade ajuda a controlar tanto o ambiente que rodeia os organismos quanto a sua temperatura interna.

Uma vez que os lípidos não são solúveis na água, as células podem revestir-se de membranas lipídicas que são semi-impermeáveis, o que lhes permite organizar e controlar o seu ambiente interno contra um ambiente externo muito mais vasto, utilizando a energia do sol, direta ou indiretamente, para fazerem frente à desordem prevista pela segunda lei da termodinâmica. Através destas membranas, podem entrar nutrientes para o interior e sair para o exterior toda a espécie de lixos metabólicos. Não existe vida sem células; e não podem existir células sem membranas que definam os seus limites e as mantenham separadas do ambiente.

A importância da água


A água ocupa a maior parte do planeta. Ela é composta por dois elementos químicos: o oxigénio e o hidrogénio. Para cada oxigénio, ela tem dois hidrogénios e, por esse motivo, ela é representada assim: H2O. A água é a substância mais abundante do planeta.  Ela é encontrada nos oceanos, no gelo, em rios, lagos, chuvas, no ar que respiramos, no solo e abaixo dele (nos lençóis freáticos). Além, desses locais, a água também está presente no nosso corpo e na constituição dos demais seres vivos. Ela corresponde, por exemplo, a cerca de 60% do corpo humano; e a 94% do tomate. A água é uma substância muito importante para a vida na Terra, pois todos os seres vivos necessitam dela para viver. Sem ela, para começar, plantas e algas não sobreviveriam. Agora imagine o que seria de nós e de diversos outros seres vivos sem o oxigénio que tais organismos nos oferecem!

A água também é necessária para hidratação e funcionamento do nosso organismo, preparação de alimentos, limpeza do corpo, das roupas e dos locais em que vivemos, etc. Além disso, é muito utilizada na indústria, inclusive na fabricação de remédios e objetos. As usinas hidrelétricas também utilizam a água para gerar a energia eléctrica, que chega às nossas casas.


 

CONCLUSÃO


Cheguei a conclusão de que apesar de que a água é encontrada em muitos lugares,  somente uma pequena parte de água está disponível para os humanos e outros seres vivos. Além de existir uma quantidade pequena de água doce disponível, ela tem sido desperdiçada e poluída por esgotos, pesticidas e lixo; diminuindo sua oferta para os seres humanos, animais, plantas e outros seres vivos.

 


 

BIBLIOGRAFIA


_______________ A importância da água em química. Disponível em: http://cienciapatodos.webnode.pt/news/texto-sobre-a-import%C3%A2ncia-da-agua/. Acesso aos 10 de Novembro de 2015.

 


 


ÍNDICE