delinquencia juvenil em luanda


INTRODUÇÃO

Surgimento da delinquência juvenil em Angola tal como qualquer outra sociedade humana esta a sujeitar a se subter a este fenómeno social que afecta todas as sociedades do mundo inteiro, pelo simples facto de que quando houve famílias, haverá sempre delinquência juvenil só que com o passar dos tempos este mal terá tendecia negativas sobre as sociedades subdesenvolvidas como é o caso de Angola. Porque os jovens em Angola querem ter a mesma liberdade dos povos europeus, e americanos que vem na televisão e revista, sem estarem cientes do que o pais não oferece condições adequadas para lhes favorecer o clima de libertinagem que os jovens europeus e americanos de famílias ricas.
1-      Primeiro porque a maior parte das famílias angolanas vivem em condições não muito precárias, ou luxuosas, mais na medida do possível. É que os pais mal têm para alimentar os seus filhos imagina ter que lhe fazer a vontade, atendendo os seus vícios (como por exemplo atendendo o pedido de grandes festas que estes realizam, que sempre acabam em trigos ferimentos e morte; embriagueis e acidentes)
2-      Segundo porque os jovens angolanos hoje não querem nada com estudo, querem todos seres americanos e brasileiros, só tchilar e cair na noite que eles estão hoje a levar.



CAUSAS DA DELINQUENCIA JUVENIL

A delinquência juvenil em angola tem as causas que as maioria dos angolanos já conhecem muito bem a pobreza não é um escepção sabemos que o pais esta mergulhado num conflito armado que atrasou por completo desenvolvimento técnico social, económico e politico sabemos também que a guerra atrasou o que de bem serio angola hoje.
Mais com alguns anos de paz fomos empurrados de forma venturosa pela essa correria da globalização, tardou mas conseguimos, estar por e posso com outros países como Namíbia e Africa do Sul num pé de igualdade em termos de desenvolvimento social e económico (sem esquecer a cultura. os que os jovem aprendem de ruim nas televisões interiores, e revistas não ter visto na TPA, mas sim nas televisão internacionais, como as parabólicas. Neste contexto o governo nada pode fazer se não saber conscielizar os jovens, e capitá-los nas escolas e instituições afins.       

FACTORES QUE INFLUENCIA NA DELIQUENCIA

1-      Pobreza: pobreza aflije 85% dos familiares am Angola. Parece mentira mais muitas famílias em Angola se tem destruídos por causa da pobreza, o cabeçalho da família não se contem com apenas uma mulher querendo sempre ter mais um que com ele a sombras de filhos se arrastando por esta Angola e fora deixando, algumas mulheres com com a casa para criar os filhos sorinhos o que passar dos tempos, os filhos começam por odiar seus pais e mais tarde a sociedade em geral. Provocando conflitos miúdos nas escolas e mais tarde, quando crescido o delinquente perfeito que a policia precisava para ganhar o dia e prencher mais uma sala com bastardos.
2-      Educação: numa sociedadde marcada por uma crescente crise de valores, como é o caso da nossa sociedade angolana, tento em conta as perspectivas acima abordadas gostaríamos de reflectir sobre o papel da educação no projecto de construção de uma nova sociedade.
A educação senhores é a predra basilar de desenvolvimento de quakquer noção, através do qual o presente é edificado e o futuro é garantido, é acima de tudo através dela, numa sociedade democrática e emergente que vivemos, que criamos as condições para a formação de uma povo conscientes de seus deveres, direitos e obrigações, pós somente projetando bons educando e e educadores visualizaremos perspectivas e horizontes positivos e benefícios numa amanhã vidouro.

OBJECTIVO

         O combate a este problemas devia começar na escola, na idade em que ainda se conse educar uma criança de modo a esta pode distinguir o bem do mal, o certo do errado. Parece simples e demasiado fácil, mais temos que começar por alguns lados. Se conseguirmos que uma criança, habituado no seu dia a dia a assistir a situações ilícitas e moralmente condenáveis, adquira essa percepção básica do que é viver  em sociedade, é o principio para se poder redor drasticamente a delinquência juvenil em Angola.
        Actualmente as ciências sociais em geral e a psicologia em particular fornecem bens instrumentos de análise e compreensão da delinquência. No entanto Quão longe estão das abordagens científicos muitos das instruções que, no vosso país de denominam de acolhimento e reabilitação de jovens marginalizados, muitos deles delinquência quão distantes a instâncias políticas de uma estratégia seria. Cujo o objectivo seja verdadeiramente o combate a delinquência e não aos delinquentes.

DESENVOLVIMENTO

       Sabemos também que outras pessoas da família, mas não constituem uma família biológica propriamente dita assim como aquelas pessoas que formam as instituições e as igrejas.
       Um iten muito forte também é observado cá em Angola sabemos que a nossa cultura é tradicionalmente africana, enrrurizado nas mais tradições, terras africanas de Angola, os muitos costumes enrraizados, que viemos adquirindo com o passar dos tempos são frutos da inculturação, que fomos todos influenciados, com isto. Estamos numa era de desenvolvimento Angola acorda apouco dos encombros da guerra tribal que foi vítima e seus filhos.
Guerra esta que progelizou uma toda sociedade com atrocidades, violações, muitos males sofreu a nossa sociedade nas 18 províncias.



CONCLUSÃO

Ao concluir o meu levantamento, a delinquência juvenil tem – se tornando num problema muito grave e com consequências preocupantes na sociedade angolana nos últimos anos. Talvez por existir cada vez mais informações sobre as praticas destes jovens, na sua grande maioria inodortada ou simplesmente necessitados aparecem agora vocês que tentam sensibilizar a opinião pública para a solução desta questão.
Os tribunais conhecem cada vez mais casos de furto. Passe de ornas e de drogas agressão e abuso sexual praticados por jovens que ainda não atingiram a idade adulta.
Na sua grande maioria provenientes de bairros degradados e de famílias não acompanhantes, os jovens delinquentes, vão formando ideias e adquirindo comportamentos agressivos do ponto de vista sócio-moral.














BIBLIOGRAFIA

Faculdade de psicologia de ciências da educação de universidade de Coimbra «POSTED BY CHINHO ROCHA» DELINQUÊNCIA