processo

INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordarei sobre o processo a ter em conta para se obter uma fotografia, mas para falar dos processos temos que falar da fotografia em que a fotografia é o processo e a arte que permite registar e reproduzir, através de reacções químicas e em superfícies preparadas para o efeito, as imagens que se tiram no fundo de uma câmara escura. O princípio da câmara escura consiste em projectar a imagem que é captada por um pequeno orifício sobre a superfície. Desta forma, o tamanho da imagem é reduzido e pode aumentar a sua nitidez.






PROCESSOS A TEREM EM CONTA PARA SE OBTER UMA FOTOGRAFIA
Como obter fotografias
Acentuar a velocidade
Para criar uma sensação de velocidade numa fotografia de um carro, por exemplo, ou de um esquiador, tente uma fotografia panorâmica. Fixe a velocidade do obturador a menos de 1/125 de segundo e foque sobre um ponto onde a acção será mais espectacular — por exemplo, numa curva rápida. Então, siga o objecto com a máquina, mantendo-o no centro do visor. Isto será mais fácil se utilizar tripé. Prima o botão quando o carro ou o esquiador atingirem o ponto escolhido, sem interromper o movimento de máquina, e seguindo o objecto durante mais um momento,
Como existe um elemento de sorte nestas fotografias de acção, talvez tenha de tirar várias fotografias e tentar diferentes velocidades de obturador com a finalidade de obter uma fotografia ideal do objecto perfeitamente definido contra um plano de fundo de linhas e riscos que dão a impressão de velocidade.
A película
Utilizando uma película de velocidade média (ISO 100-200), a célula da maioria das máquinas fotográficas normais de auto foco conseguirá fotografias de pessoas a caminhar a passo moderado ou um animal que se desloque lentamente, sem que a fotografia saia tremida. Para acções mais rápidas com iluminação fraca, compre um filme rápido (ISO 400-1000) — o que lhe permitirá utilizar uma velocidade grande de obturador com um número  relativamente alto.
Acção imobilizada com flash
Dentro de casa, o flash electrónico, que geralmente dá um relâmpago que dura 1/500 de segundo, imobilizará o movimento, porque a duração do relâmpago é curta, contudo, um flash electrónico médio apenas iluminará o objecto se este estiver até cerca de 4,5 m de distância. Por vezes, é possível controlar a acção.



TIPOS DE PROCESSOS
O processo da fotografias é dividido em cinco etapas, e é basicamente químico.
A primeira etapa é a revelação. Neste estágio, é utilizado um produto químico denominado revelador, que por meio da reação de óxido-redução conclui a transformação dos haletos de prata, contidos no filme fotográfico, em prata metálica. Os reveladores são soluções alcalinas, geralmente à base de metol e hidroquinona.
A segunda etapa é a interrupção. Neste estágio, é utilizado um produto químico que tem a capacidade de interromper a revelação da fotografia. Caso isso não seja feito, o revelador continua agindo até escurecer a fotografia por completo. Como as soluções reveladoras são alcalinas – básicas – são utilizadas soluções ácidas para interromper o processo. Os interruptores geralmente são compostos de ácido acético glacial – vinagre concentrado – ou ácido cítrico.
A terceira etapa é a fixação. Neste estágio, são retirados da emulsão os cristais de prata que não se transformaram em prata metálica na primeira etapa. Isto é necessário porque caso fiquem vestígios dos haletos de prata sobre a fotografia, estes resíduos com o tempo podem se decompor e manchá-la. A base do fixador é o tiossulfato de sódio, pois ele tem a capacidade de reagir com os cristais de prata e torná-los solúveis em água.
A quarta etapa é a lavagem. A função da lavagem é de extrema importância para a obtenção de uma fotografia durável e de qualidade. É na lavagem que são retirados todos os resíduos químicos presentes na fotografia, e permanece apenas a imagem de prata metálica. A fotografia é lavada em água corrente, por alguns minutos, e o processo da retirada completa dos elementos reatores da fotografia se dá por difusão, em que os sais migram do meio saturado para o meio insaturado (água) em busca do equilíbrio químico. Existe também a utilização de sulfito de sódio para diminuir o tempo de lavagem e aumentar a eficácia da mesma.
A quinta e última etapa é a secagem. As fotografias secam naturalmente, sem a utilização de tecidos ou papéis absorventes. Há também a utilização de estufas, mas a temperatura, neste caso, não pode ultrapassar os 40ºC. Uma vez revelada, a fotografia não poderá mais ser apagada. No entanto, em processos de revelação precários, é possível que haja manchas e descoloramento no futuro, embora não a ponto de apagarem por completo a imagem.
O QUE É A FOTOGRAFIA
Fotografia  por definição, é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.
Actualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações.

CONCLUSÃO
Conclui-se Fotografia é a técnica de criar imagens por exposição luminosa em uma superfície fotossensível. A primeira fotografia reconhecida foi feita em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce, no entanto o desenvolvimento da fotografia não pode ser atribuído apenas a uma pessoa. Diversas descobertas ao longo do tempo foram somadas para que fosse possível desenvolver a fotografia como é conhecida hoje. Químicos e físicos foram os pioneiros nesta arte, já que os processos da revelação e da fixação da fotografia são essencialmente físico-químicos, numa associação de condições ambientais e de iluminação a produtos químicos.



BIBLIOGRAFIA
·         LIMA, Ivan. Fotojornalismo brasileiro: Realidade e linguagem. 1. ed. Rio de Janeiro: Fotografia Brasileira, 1989. 90 p.
·         MOURA, Edgar. 50 anos luz, câmera e ação. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2001. 444 p.
·         ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo; SENAC. 2009.

·         SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Chapecó: Argos, 2004. 255 p.