Angola potencial humano, tendências, problemas e soluções

INTRODUÇÃO

O nosso país enfrenta os desafios da modernidade e do desenvolvimento e não podemos ignorar que o desenvolvimento só ocorre na medida em que o homem seja o ponto de partida e de chegada de todos os processos que o envolvem o desenvolvimento de um país. Por esta razão, é necessário melhorar as qualificações dos quadros criar neles as competências adequadas para o modelo de desenvolvimento que Angola persegue. O potencial dos agentes culturais será possível dar-se sequência ao trabalho de preservação, divulgação e inventariação dos locais históricos nacionais, como forma de contribuir para o seu não desaparecimento no tempo, quer pelos efeitos naturais, quer por força de outros imperativos advogados em nome do crescimento económico e do desenvolvimento social.




SOLUÇÕES PARA PROBLEMAS EM ANGOLA

Seis alunos do Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo desenvolveram dissertações com foco na resolução de problemas sociais da Angola, localizada no sudoeste da África, especialmente no que se refere à preservação do meio ambiente. Os trabalhos, de temáticas bastante variadas, são resultado de uma parceria que o programa firmou em 2001 com o Ministério do Ambiente da Angola, que, além de trazer alunos do país africano para o Mestrado em Gestão Ambiental da UP, estimulou o desenvolvimento de projetos diversos para a Angola e outros países do continente. Por meio dessa iniciativa, o Programa em Gestão Ambiental da UP (PGAMB) pretende ampliar suas fronteiras e contribuir para a reestruturação de uma nação devastada por décadas de guerra, por meio da capacitação de profissionais e da definição de políticas ambientais consistentes.

Educação ambiental por meio do rádio

Com a dissertação Comunicação, linguagem e cultura: o rádio como ferramenta de educação ambiental na província do Cunene (República da Angola), o mestre em Gestão Ambiental da Universidade Positivo Benedito Lilongeni Sipandeni defende a exploração da língua dos povos nativos da Angola na elaboração de políticas de educação ambiental, por meio de micro programas de rádio. Assim, ele propõe programações essencialmente locais, que abordem os problemas ambientais identificados em cada região, de modo a romper com a lógica das estações tradicionais, que, localizadas nos principais centros urbanos do país – como é o caso de Luanda, a capital da Angola – ignoram as especificidades de determinadas zonas territoriais.

Sistema de informações sobre a água

Paulo Sérgio dos Santos Diogo, orientado pelo professor Cláudio Marchand Krüger, durante o Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo, defendeu a dissertação Proposta de um sistema de informações sobre os recursos hídricos em Angola. Por meio desse trabalho, Paulo Sérgio estabelece a importância da água enquanto recurso natural ao projetar um sistema que disponibilize informações elementares para sua gestão e avaliação, em termos tanto de qualidade quanto de quantidade. Para tanto, esse sistema utiliza um banco de dados georreferenciados, estruturados e interligados, sendo capaz de organizar, analisar, armazenar e manipular informações úteis referentes aos recursos hídricos, que, consolidadas, podem gerar, por exemplo, mapas de orientação.

Parques Industriais Ecológicos em Angola

A adoção, em Angola, de Parques Industriais Ecológicos (PIEs) para novos projetos a serem implantados no país, além de estratégias e políticas de transformação dos atuais parques industriais em instituições mais sustentáveis são alguns dos temas defendidos por Belarmino Gouveia Vissuma, na dissertação que produziu para o Mestrado em Gestão Ambiental da UP. Estratégias e políticas de conversão da zona econômica especial Luanda-Bengo, Viana km 27, Luanda, Angola, em parque industrial ecológico detalha os parques industriais ecológicos como instituições que agem no reaproveitamento de resíduos da atividade industrial, atuando na promoção do desenvolvimento sustentável. Para a realização do projeto, Belarmino explorou uma vasta bibliografia, que inclui conceitos da Ecologia Industrial e as teorias dos Parques Industriais, bem como realizou um trabalho de levantamento de dados.

Exploração florestal com sustentabilidade

A elaboração de um modelo sustentável de exploração florestal, que se consolida na gestão partilhada dos recursos florestais da Angola, constitui o resultado da dissertação de Faustino Ângelo Manuel, produzida para o Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo. Para tanto, Papel do manejo florestal sustentável na gestão dos recursos florestais da República de Angola aborda aspectos econômicos e financeiros, bem como experiências de outros países na gestão florestal sustentável. De acordo com o autor, a proposta representa uma inovação no segmento ambiental, à medida que rompe com o modelo atual de exploração que impera no país africano, que é pautado pela distribuição aleatória de reservas.

Preservando a água para as futuras gerações

A proposta de garantir recursos hídricos de qualidade para as futuras gerações foi o pontapé inicial para a produção da dissertação de Olívio Afonso Panda, para o Programa de Mestrado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo. Intitulado Proposta de política de regulação de uso dos recursos hídricos na gestão da bacia hidrográfica do Okavango, o trabalho, que levou mais de dois anos para ser concluído, visa a contribuir para os esforços internacionais de cooperação ambiental a respeito da bacia hidrográfica de Okavango, compartilhada por Angola, Botswana e Namíbia. Para tanto, Olívio propõe, com base na realização de pesquisas documentais e bibliográficas, a reformulação das legislações que se referem ao uso da água que banha os três países.
A formação académica de nível médio e superior, a criação de cursos profissionais e profissionalizantes no domínio da cultura devem constituir uma preocupação geral. “Estamos convencidos que a formação a todos os níveis será um elemento potenciador do trabalho cultural e poderá ter um efeito extremamente positivo no domínio da internacionalização da nossa cultura e na promoção do reconhecimento dos bens patrimoniais de Angola. Nesta altura será necessário modernizar o planeamento, gestão e administração culturais por serem elementos fundamentais para uma direcção com sentido estratégico, que resultará no aumento da eficácia e qualidade da prestação de serviços culturais às populações.



CONCLUSÃO

Em Angola, temos verificado um grande crescimento em diferentes áreas, pois as empresas de sucesso local, com objectivos grandes de crescimento, por uma questão de boa visão estratégica de crescimento, têm no entanto dado vida a diversas área, mais posso ainda salientar que é necessário que se faça um trabalho de consistência para implementação e funcionamento de Gestão de Recursos humanos, para que estes dão o maior apoio para sustentabilidade das áreas, é necessário que os empreendedores olham para diversas áreas como Recurso principal para alcançar os objectivos pretendido a nível nacional.




BIBLIOGRAFIA

Ø  Jornal de angola actualizado em 09 Janeiro de 2009  Ministra da Cultura defende valorização do potencial humano.
Ø  http//:jornaldeangola: Angola tendências, problemas e soluções para o desenvolvimento.




ÍNDICE