economia resumo

PAI da economia moderna
Adam Smith ( Kirkcaldy, 5 de junho de 1723 — Edimburgo, 17 de Julho de 1790) foi um filósofo e economista britânico nascido na Escócia. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII. É o pai da economia moderna, e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico.
Conceito de Economia. Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. ... A ciência econômica está sempre analisando os principais problemas econômicos: o que produzir, quando produzir, em que quantidade produzir e para quem produzir.
Objecto de estudo da economia
Enquanto disciplina científica, a Economia tem por objeto de estudo a sociedade, prestando particular atenção à sua componente económica. Estuda a forma pela qual os recursos são combinados para produzir bens capazes de satisfazer as necessidades existentes. ... A Economia é uma ciência social.
OBJECTIVO DE ESTUDO DA ECONOMIA
Estudar a fase material do processo econômico, os resultados do trabalho social e a distribuição da riqueza. Além disso, estuda ainda a administração dos recursos escassos, buscando compatibilizá-las com as necessidades ilimitadas da sociedade.
Um dos entendimentos da economia é administra um lar, com isso é preciso alocar seus recursos a sua diversa membros, levando em consideração os habitantes, os esforços e desejos de cada um.
O maior problema a ser resolvido, na área econômica, envolve duas questões principais:
• Necessidades humanas ilimitadas;
• Recursos produtivos necessários para a produção de bens e serviços escassos.
Sabe-se que nem todo mundo conseguirá satisfazer plenamente suas necessidades, isso porque tendo em vista a escassez dos recursos, faz-se necessário que cada sociedade determine quais serão suas prioridades, para depois ter condições de escolher quais serão as necessidades primeiramente satisfeitas.
Esse conjunto de questões, em economia, é denominado “Problemas Econômicos Fundamentais” e está compreendido em três diferentes aspectos:
1- O que e quanto produzir: Quais os tipos de mercadorias, bens e serviços que terão de ser produzidos. Qual será a preferência: artigos de luxo ou artigos de primeira necessidade?
2- Como produzir: Corresponde à escolha das tecnologias e técnicas que serão utilizadas na confecção dos produtos. Quais insumos poderão ser utilizados? As técnicas produtivas serão intensivas em relação à mão de obra ou ao uso de capital?
3- Para quem produzir: As mercadorias são destinadas a qual público? As classes sociais mais ricas ou as mais carentes? Ressalta-se que, em regra, os produtos e serviços são produzidos para quem tem verba suficiente para realizar o pagamento referente a cada um deles.

No mundo moderno, as empresas buscam equipar-se de profissionais competentes para atuar no universo de mudança e evolução que se vive atualmente. Para alcançar a competitividade, faz-se necessário não apenas prover, aplicar, manter, desenvolver e monitorar pessoas, é preciso também gerenciar suas competências e obter resultados através delas.
Neste contexto, pode-se afirmarque as pessoas são o maior capital das organizações, onde deixam de ser o problema para transformarem-se na solução para seu negócio. Nesta direção, ressalta-se a relevância da função do gestor de recursos humanos, que tem como maior objetivo conciliar os objetivos dos colaboradores com os objetivos organizacionais. Para isso, este profissional deve dispor de uma formação que possibilite oconhecimento necessário para trabalhar de forma a permitir o alcance do sucesso dos negócios. Assim, pode-se citar a tecnologia e o desenvolvimento humano, as relações interpessoais, a análise econômica e social e a teoria da administração como temas importantes a serem estudados.
Antes de abordar os temas centrais do texto, abre-se um breve parágrafo para falar da importância da educação à distância naformação de um profissional. Tem-se visto, atualmente, o crescimento de instituições que desenvolvem programas de treinamento de recursos humanos pela modalidade de educação à distância. No Brasil, segundo Eboli (2004), o processo teve início em 1900 por meio de anúncios em jornais da época, na cidade do Rio de Janeiro, divulgando cursos de datilografia por correspondência. Aproveitando o momento,muitas empresas ampliaram e modernizaram o modo de ensinar à distância, cujo objetivo é atender e estender o ensino a uma parcela maior da população. Nesta concepção, Vargas (2003) destaca que várias organizações encontram-se numa fase de migração para um modelo de T&D, ou seja, mais moderno e adequado à era do conhecimento para difundir o aprendizado. Assim, as universidades com educação àdistância têm discurso organizacional, mencionando a capacidade de pensar diferente, de inovar e de romper paradigmas, buscando sempre o desenvolvimento humano no mundo do saber.
Com o surgimento da tecnologia, a maneira de administrar tornou-se inovadora. A informação é um bem valioso e representa um grande poder para quem a possui. Portanto, afirma-se que é o principal patrimônio da empresa. Ainformação e o conhecimento são os diferenciais competitivos das organizações e dos profissionais. Na gestão da informação, o conhecimento deve ser gerado de forma correta e na hora certa, permitindo que chegue às pessoas para que a decisão seja tomada de maneira ágil e eficiente. Neste sentido, o conhecimento estabelece procedimentos que buscam, identificam, classificam, processam, armazenam e disseminama informação para que sejam úteis a determinadas tarefas. Porém, para facilitar todo o processo informacional, surgiram os sistemas de informação. Na visão de Rosini e Palmisano (2001), os sistemas e informação podem ser definidos como um conjunto de elementos que coletam, processam, armazenam e distribuem a informação nas organizações. Sua finalidade é apoiar as estratégias empresariais paraaumentar o valor do negócio. Desta forma, sua importância para o gestor de RH pode ser percebida quando este pode saber, em tempo real, a quantidade de colaboradores na empresa, o valor dos salários de cada um deles, os períodos de férias a vencer, entre tantas outras tarefas, para decisão em tempo real.
Mas a empresa não pode apenas investir em sistemas de informação. É necessário buscar...

Relação entre a economia e as outras ciências sociais
A economia tem uma forte relação com outras áreas do conhecimento científico.
Aspetos políticos: A organização política e institucional da sociedade influencia a atividade económica.
Aspetos históricos: Os sistemas económicos são condicionados pela evolução histórica.
Aspetos Estatísticos: A análise dos indicadores é utilizadas em todos os domínios da economia
Aspetos Matemáticos: Alguns dos comportamentos humanos podem ser modelizados
Aspetos Geográficos: Qualquer atividade económica tem uma componentes espacial como por exemplo os custos de transporte acesso a recursos, etc.
Aspetos demográficos: A densidade populacional pode aumentar ou diminuir de acordo com a atividade económica.

Aspetos Sociais: A política económica pode influenciar o estilo de vida dos diferentes grupos sociais.