Jogos Recreativos e Sensoriais

Projeto: Jogos Recreativos e Sensoriais




Curso de Pedagogia

EDUCAÇÃO DO CORPO E DO MOVIMENTO – EAD 296

Projeto: Jogos Recreativos e Sensoriais

Professora Drª: Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende

Alunas: Araína Lúcia da Silva, Edna Maria Silva,
 Eleusa Aparecida Maciel, Jacylene Tatiane da Silva

Polo Lagamar
Fevereiro 2014

1. INTRODUÇÃO
Jogos são atividades em que é praticado brincando e ajuda a distrair e interagir de maneira alegre e prazerosa é exercitado de modo espontâneo e pode ser praticado por pessoas de todas as idades, além de permitir um descanso dos centros nervosos, contribuindo para diminuir qualquer tipo de tensão. O jogo é a atividade praticada em grupo ou individualmente, a partir de regras predeterminadas, para crianças é uma excelente estratégia para socialização e ensino/ aprendizagem.
Os jogos recreativos e sensoriais são usados com o intuito de auxiliar as crianças a explorar a si mesmo e o mundo que a cerca. Eles contribuem no desenvolvimento das crianças para a exploração e experimentação com o corpo, brinquedos e o meio ambiente. Estes jogos são aqueles que ajudam a criança a exercitar e desenvolver os cinco sentidos (tato, paladar, olfato, visão e audição).  Desta forma “A atividade dos órgãos sensoriais, principalmente a observação visual, foi reconhecida por Descartes como a forma mais objetiva de obter conhecimento” (PINTO, 2002, p.45). Contudo a utilização desses jogos pedagógicos podem desenvolver nas crianças o sentido de ordem, ritmo, forma, cor, tamanho, do movimento, da harmonia, do equilíbrio, etc.
A abordagem dos jogos recreativos e sensoriais deve ser feita em conjunto com as habilidades e o envolvimento dos domínios do esquema corporal, da coordenação motora, da relação espaço-tempo e da lateralidade. Domínios que serão utilizados em toda fase da vida, do desenvolvimento da escrita até a estabilização profissional. Os jogos sensoriais são fundamentais, por contribuir para a formação do futuro na vida adulta.
Destinados aos estímulos dos sentidos humanos os jogos recreativos e sensoriais devem propiciar um clima de segurança desconcentração e confiança onde os alunos são bem acolhidos pelo professor e ficam à vontade para interagir no grupo e participar com prazer de forma lúdica e significativa. É importante salientar que o professor não deve desvalorizar o esforço e o desempenho dos alunos, mas sim incentivá-los convidando-os a participar.
Os movimentos dos indivíduos envolvem o uso de um ou mais sistema sensorial, por isso os jogos sensoriais tornam-se um ótimo recurso para trabalhar nas escolas. Os jogos sensoriais ajudam o indivíduo a governar o próprio corpo e para “governar o corpo é condição para governar a sociedade. O controle do corpo é, portanto indissociável da esfera política”. Assim, o controle do corpo é essencial para a produção e manutenção da vida humana e para a construção das relações sociais (PINTO, 2002, p. 51). Portanto, através dos jogos recreativos e sensoriais podemos perceber que o corpo fala através de expressões e sentimentos.

2. JUSTIFICATIVA
O projeto jogos recreativos e sensoriais foi pensado e elaborado tendo em vista a partir de observações realizadas no âmbito escolar durante o período em que fizemos estágio devido à baixa utilização dos jogos nas propostas pedagógicas dos professores. Este projeto visa um trabalho de forma lúdica a partir da vivência dos alunos com vista ao estímulo, raciocínio lógico e à criatividade, que auxiliem as crianças no processo de construção da aprendizagem e exploração do mundo, de forma que possa enriquecer experiências sensoriais e desenvolver habilidades. Desta forma poderá instruir a criança expressar a afetividade, a imaginação, construindo, transformando e desenvolvendo a parte intelectual.
Essas capacidades podem proporcionar possiblidades para as crianças compreenderem e transformarem melhor a realidade em que vivem a escola e a que faz parte do cotidiano. Assim, os jogos não podem ser vistos apenas como momentos de divertimento e brincadeiras, apenas para o gasto de energia. Mas devem favorecer o desenvolvimento, a interação e o respeito pelo grupo. Os jogos são ferramentas fundamentais que favorecem o domínio das habilidades de comunicação, nas várias formas que proporciona e facilita à autoexpressão. Nesta perspectiva, reconhecemos e consideramos que a prática pedagógica ligada ao uso de jogos, pode favorecer as crianças um aprendizado mais dinâmico e significativo por meio do qual os alunos desenvolverão a autonomia, a criatividade em diferentes situações que possa contribuir para a formação integral do sujeito.
A proposta de trabalho busca apresentar como as crianças podem desenvolver e conhecer mais sobre os 5 sentidos de uma forma lúdica, fazendo uso dos jogos sensoriais, assim o projeto se justifica pelo uso de métodos tradicionais de ensino como explicações, atividades escritas, desenhos entre outros, e pela crença que muitos professores ainda têm de que com o lúdico, a criança não aprende tão bem como com as atividades antes mencionadas.  Com certeza tais métodos são de suma importância para o processo de ensino aprendizagem, mas muitas vezes a aula se torna monótona e desmotivante, desta forma buscamos propor os jogos sensoriais como mecanismo que podem trazer válidas contribuições para a aprendizagem, dando a aula um aspecto lúdico, aguçando o interesse das crianças e buscamos ainda contribuir para desmitificar a visão dos docentes sobre a ludicidade, buscando assim mostrar que com o lúdico as crianças tem a oportunidade de aprender bem ou até melhor do que com atividades que se limitam ao uso de livros e cadernos. Fantacholi apud Goés (2008, p 37), afirma que:

“(...) a atividade lúdica, o jogo, o brinquedo, a brincadeira, precisam ser melhorado, compreendidos e encontrar maior espaço para ser entendido como educação. Na medida em que os professores compreenderem toda sua capacidade potencial de contribuir no desenvolvimento infantil, grandes mudanças irão acontecer na educação e nos sujeitos que estão inseridos nesse processo”.

Portanto, as atividades aqui propostas devem nortear as práticas pedagógicas dos professores para um ensino aprendizagem que possibilite a utilização dos jogos recreativos e sensoriais de forma que desenvolva habilidades necessárias na formação humana.

3.  OBJETIVOS

3.1. GERAIS

  • Aprimorar e desenvolver os cinco sentidos (tato, olfato, paladar, audição e visão) proporcionando atividades lúdicas que possa contribuir para a formação do sujeito.

3.2. ESPECÍFICOS
·        Colaborar para que as crianças tenham a capacidade de compreender a função de cada órgão dos sentidos.
·        Trabalhar conteúdos de forma lúdica
·        Fazer com que os alunos tenham desenvolvimento das percepções sensoriais de modo coletivo;
·        Fazer com que os alunos se socializem com os jogos.
·        Desenvolver o afetivo;
·        Desenvolver o cognitivo;
·        Aprender a respeitar as regras dos jogos;
·        Despertar o gosto pelos jogos educativos, no processo de ensino aprendizagem.
·        Auxiliar a criança a explorar a si mesmo e o mundo que a cerca.
·        Desenvolver o sentido de ordem, ritmo, forma, cor, tamanho, movimento, harmonia e equilíbrio.
·        Desenvolver habilidades corporais.
·        Destacar a importância dos jogos recreativos e sensoriais nas práticas pedagógicas.


4. METODOLOGIA
O projeto jogos recreativos e jogos sensoriais parte da ideia de que o trabalho com jogos pode facilitar novas aprendizagens uma vez que o bom funcionamento das funções sensoriais influência a maturação de funções em nível do comportamento motor, psicossocial onde emerge a capacidade do comportamento para produzir respostas adaptadas às solicitações do meio ambiente em que vive. Havendo uma melhoria no processo sensorial consequentemente aumenta a competência funcional. Um processamento efetivo dos impulsos sensoriais provenientes dos sentidos da visão, audição, paladar, tato e do olfato é fundamental para o desenvolvimento de funções perceptivo-motoras, emocionais e cognitivas.
Os métodos adotados para realizar a atividade são através de reunião para definirmos o tema e discutir a estruturação do trabalho, pesquisa e produção individual, socialização das mesmas e por fim discussão coletiva e crítica para a finalização do projeto. Esta atividade deverá situar num período de um mês no decorrer do ano letivo e como atividade extraclasse na grade curricular.
Este projeto será desenvolvido numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental do turno vespertino da Escola Estadual Farnese Maciel de Presidente Olegário Minas Gerais sob a permissão da Diretora Escolar Nilda e professora regente da turma Maria Abadia Matheus.
As pessoas envolvidas nesta atividade são professores, nós estagiárias, a diretora escolar, a supervisora e os próprios alunos.
Para o desenvolvimento do projeto jogos recreativos e sensoriais o professor deverá desenvolver o conteúdo com caráter lúdico preservando o real sentido das brincadeiras e os conhecimentos prévios dos alunos. Assim, num primeiro momento, ou para introduzir o projeto o professor deverá planejar jogos que garanta o divertimento sem que haja pressão na participação dos alunos. Essa apresentação deverá ocorrer em um ambiente agradável e aconchegante na sala de aula ou no pátio da escola para que os alunos possam sentir à vontade.
Como o projeto é interdisciplinar abordaremos as disciplinas de Educação-física, Ciências, Artes, Português, etc.
Os materiais necessários para o desenvolvimento do projeto são: areia, água, pedrinhas, tecidos, cereais, algodão, cartões coloridos, desodorantes, creme dental, café, alho, limão, xampu, instrumentos musicais, objetos distintos, brinquedos, balão, açúcar, limão, café, vinagre, doces, refrigerantes, pimenta, frutas e legumes.
Apresentamos a seguir algumas ideias de jogos recreativos e sensórias que podem contribuir para uma ação pedagógica significativa no desenvolvimento das habilidades da formação do sujeito. Mas, vale ressaltar que cabe ao professor selecionar qual o tipo de jogo ou brincadeira será mais adequado a cada faixa etária, mantendo sempre um cuidado especial quanto à segurança da criança preservando a integridade física e respeitando o seu desejo de participar ou não do jogo.

5. SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS E JOGOS RECREATIVOS E SENSORIAIS TÁTEIS.
5.1. Manipulação de texturas
Colocar em vasilhas separadas ou numa bacia grande, vários materiais como (areia, água, pedrinhas, tecidos, cereais, algodão, etc.), pedir para a criança tocá-los e falar sobre a sensação que teve. Depois deixar que as crianças misturem todos os materiais e descrevam quais as sensações que sentiram e se foi bom fazer este tipo de atividade.
5.2. O pintor cego
Os alunos devem ser colocados em fileira, frente ao quadro da sala de aula, com as mãos para trás. Em seguida o professor deve colocar nas mãos de cada jogador um objeto diferente, dando tempo suficiente para que ele possa identificar o objeto através do tato, logo em seguida o objeto deve ser retirado das mãos do aluno e deverá desenhá-lo no quadro o mais rápido possível.     

5.3. Caixinha de surpresa
Idade indicada; Crianças a partir de quatro anos.
Colocar em uma caixa vários objetos e vendar os olhos da criança, ela deverá adivinhar qual objeto ela pegou. Ganha a criança que acertar mais objetos.
  
6. SUGESTÃO DE BRINCADEIRAS E JOGOS PARA A ESTIMULAÇÃO VISUAL.
6.1. Cartões coloridos
O professor deverá confeccionar pelo menos quatro cartões de cores diferentes. Coloca os cartões em cima da mesa e em seguida convida um aluno para dirigir até sua mesa. Mande observar por cinco segundos e peça-o para virar as costas. Retire um cartão e coloque outro de uma cor que não tinha sobre a mesa. Peça o aluno que observe novamente e pergunte: O que mudou nos cartões? As cores continuam as mesmas?
6.2.  Jogo das Bexigas
O jogo é indicado para crianças a partir dos seis anos de idade, contendo de 15 a 20 crianças. Tem como objetivo a integração das crianças, desenvolvimento auditivo, visual e recreativo. O material utilizado é ter bexigas proporcionais à quantidade de participantes e papel.
Desenvolvimento:
Escolher qual o tipo de tarefa será realizado pelos alunos escrevê-lo no papel e colocar dentro das bexigas coloridas, cada criança irá escolher a sua baseando se na cor, onde todos deverão encher suas bexigas e em forma de círculo devem joga-las para o alto, cada criança irá pegar uma bexiga aleatoriamente devendo fazer a tarefa que se pede.
6.3. Jogo do detetive
Encontrar um objeto semelhante ao que está exposto
Caixa, meias ou retalhos de tamanhos e cores variadas, cronômetro para marcar o tempo. 
Divide-se as crianças em grupos, apresenta-se a criança uma meia, e peça que elas encontrem na caixa uma da mesma cor e tamanho da exposta, este processo deve ser repetido até que todos do grupo tenham participado, em seguida faça o mesmo procedimento com o outro grupo, ganha o grupo mais rápido.

7. SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA A ESTIMULAÇÃO OLFATIVA.
7.1. Que cheiro é esse?
Providenciar vários produtos que possuem cheiros diferentes, vendar os olhos da criança e perguntar de que é o cheiro. Exemplo de produtos: desodorantes, creme dental, café, alho, limão, xampu, etc.
8. SUGESTÃO DE ATIVIDADES PARA A ESTIMULAÇÃO AUDITIVA
8.1. Que som é esse?
O professor deverá providenciar vários objetos que possibilita a realização de barulhos. Com uma faixa deverá vendar os olhos da criança e ir fazendo diferentes barulhos usando instrumentos musicais, objetos distintos e brinquedos a fim de que as crianças possam identificar os sons.
8.2 De quem é a voz?

Faz se uma roda e escolhe uma criança para começar, o escolhido deve ficar no meio da roda de olhos vendados, um de seus colegas deve ler um trecho de um livro e falar um versinho, o que está no meio do círculo deve ouvir a voz do colega e adivinhar quem é, se ele acertar ele vai para o círculo e o colega é que vai tentar acertar, a brincadeira deve continuar até que todos tenham participado.  

8.3 Onde está o chocalho?

As crianças formam uma roda, sendo uma destacada para ir ao centro e ter os olhos vendados.  Para iniciar o jogo, a professora entrega o chocalho, sem fazer ruído, a uma das crianças da roda, esta passa a agitá-lo, enquanto a do centro, guiada apenas por tal som, deve descobrir a colega que tem o chocalho. Se acertar recebe palmas e escolhe um companheiro para substituí-la na repetição do jogo. (No caso de demonstrar dificuldade, a professora, habilmente, procurará ajudá-la, com pistas).

9. SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA A ESTIMULAÇÃO GUSTATIVA.
9.1. Que gosto isso tem?
O professor deverá organizar várias vasilhas com produtos diferentes sem que as crianças vejam e em seguida convidá-los a experimentar, sempre perguntando que sabor é este. Exemplo de produtos para esta atividade: açúcar, limão, café, vinagre, doces, refrigerantes, pimenta, frutas e legumes.

10. AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto será realizada de forma contínua e sistemática durante o tempo de desenvolvimento, mediante observações e acompanhamento das atividades realizadas, considerando as aptidões e individualidades de cada criança. Assim, será realizada com base nos registros feitos ao longo do projeto, que fará parte do relatório final das atividades desenvolvidas. Portanto o erro do aluno não será desconsiderado, mas servirá de ponto de partida para novas orientações e novos aprendizados. Os jogos recreativo e sensoriais trabalhados em sala de aula  de forma lúdica possibilita “situações de aprendizagem ricas que os envolva e mobilize habilidades pessoais e atue em sua zona de desenvolvimento próximo” (AMBRÓSIO, 2013, p. 37). A finalização do projeto culminará com a exposição, apresentação de vários jogos e a avaliação com alunos, professores e coordenação e direção, onde possibilitará uma reflexão crítica e reflexiva do acompanhamento contínuo e processual do conhecimento adquirido, dando ao próprio estudante a responsabilidade de apontar seus avanços e desafios a serem vencidos.

11. CRONOGRAMA
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
ATIVIDADES
Data/Mês
Março
Abril
BRINCADEIRAS E JOGOS TATEIS
07

BRINCADEIRAS E JOGOS VISUAIS
14

BRINCADEIRAS E JOGOS OLFATIVOS
21

BRINCADEIRAS E JOGOS AUDITIVOS
28

BRINCADEIRAS E JOGOS GUSTATIVOS

04


12. REFERÊNCIAS:


AMBRÓSIO, Márcia. O uso do portfólio no Ensino Superior. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.


COSTA, Maria Antonia de Oliveira. Qualidade da Integração Sensorial e Organização dos Comportamentos de Vinculação da Criança. Porto, 2000; p. 59-147.


FANTACHOLI, Fabiani das Neves. A Importância do Brincar na Educação Infantil. Disponível em:  http://monografias.brasilescola.com/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm. Acesso em março de 2014.


GONZAGA, Rúbia Renata das Neves. A importância da formação lúdica para professores de educação infantil. Revista Maringá Ensina nº 10 – fevereiro/abril 2009. (p. 36-39).


KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1999.


PINTO, Rubia-Mar Nunes. Os professores e a produção do corpo educado: o contexto da prática pedagógica.  Goiânia, 2002, p. 1-57.


BLOGS E SITES


http://www.ama-ba MAIS DE 101 ATIVIDADES - ESTIMULAÇÃO SENSORIAL


http://www.ama-ba MAIS DE 101 ATIVIDADES - ESTIMULAÇÃO SENSORIAL








http://omundoinfantiljogosebrincadeiras.blogspot.com.br/p/projeto-ufop.html