DELINQUÊNCIA JUVENIL NO MUNICÍPIO DO TALATONA


Introdução

A delinquência juvenil é um dos problemas que preocupa o município de talatona  e faz com que as autoridades procurem soluções para se acabar com os casos de jovens envolvidos em crimes.
Em talatona , como em qualquer município  desenvolvido ou em desenvolvimento, há infelizmente bastantes jovens em conflito com a lei, pelo que é oportuno que as entidades competentes prestem a atenção necessária para evitar que muitos adolescentes tenham condutas perturbadoras da ordem pública.



DELINQUÊNCIA JUVENIL NO MUNICÍPIO DO TALATONA
A Delinquência juvenil  é um fenómeno que obriga a uma actuação transversal para a combater com maior eficiência, pois não é somente assunto de Polícia. É também de outros sectores da sociedade que podem, e devem desempenhar um papel importante na prevenção de delinquência , não devemos abordar sobre a delinquência Juvenil no município do talatona sem que definamos  alguns aspecto importante assim como saber o que é Juventude e município .
Juventude:: é um grupo social específico que se concentra numa fase de transição entre o fim da adolescência e o início da vida adulta. No entanto, do ponto de vista sócio – demográfico, pertence a uma faixa etária determinada, onde se prepara para entrar no mundo de trabalho e participar activamente e conscientemente na vida.
Município: É a autarquia local que visa a prossecução de interesses, própria da população residente na circunscrição/conselho, mediante órgãos representativos por ele eleitos.
A populações têm-se debruçado sobre as causas da delinquência juvenil no município do Talatona, e  tem criado as condições para impedir que os índices de criminalidade aumentem no na mesma região, com a adopção de medidas de prevenção da delinquência juvenil, mas também estudam as causas dos crimes praticados por jovens.
Segundo Orlando Jorge e virgínia santos ambos estudante do ensino superior  ISSS do Iº ano no curso de Serviço social  cá no município de Talatona afirmam que  os  factor económico e social, a pobreza, o desemprego, a instabilidade da comunidade, o consumo de drogas e do álcool, a desagregação familiar, o abandono escolar e o desrespeito às normas sociais da região  estão na base da delinquência juvenil independente no município de talatona , e o estado emocional, perspectiva , e conselhos de alguns praticante estão na base da delinquência juvenil dependente.
Para tratar do problema da delinquência juvenil é importante sensibilizar quadros que, pelos conhecimentos que têm, podem a ajudar a diminuir os índices de criminalidade.
Também é necessário que as várias entidades empenhadas no combate à criminalidade neste município juntem esforços para mais rapidamente poderem resolver os problemas da delinquência juvenil.
Composição por idades dos jovens reclusos
Em relação às idades dos jovens no Talatona  podemos observar que 11,1% têm menos de 16 anos de idade, 14,8% têm entre 18-19 anos, 13,5% têm entre 20-21 anos, 11,1% têm 22-23 anos, 12,3% têm entre 24-25 anos, 6,1% têm entre 26-27 anos, 11,1% têm de 28-29 anos, 6,1% têm de 30-31 anos, 4,9% têm de 32-33 anos, e 8,6% têm de 33-35 anos. Concluímos que mais de 50% dos jovens reclusos têm menos de 26 anos e 80% dos jovens reclusos têm menos de 30 anos.
É importante referir que as idades compreendidas entre 18-19, 20-21 e 24-25, são as mais propensas no cometimento de delitos. O nosso ponto de vista é que deve haver mais programas direccionados para os jovens, quer de carácter profissional, desportivo, religioso e recreativo com o objectivo de evitar o cometimento de diversos crimes .
Motivos e condições do cometimento do crime dos jovens delinquentes
Relativamente à questão porquê se encontra preso, constatou-se que homicídio se encontra em primeiro lugar dos casos, em segundo o roubo, em terceiro lugar a agressão, furto e burla em quarto lugar encontra-se o uso e posse de estupefaciente quinto lugar a violação que ocupa, e por último o negócio ilícito e . De uma maneira geral observa-se nestes jovens uma tendência à violência física.
Decorreu na manhã do dia 29 de Março, do corrente ano no Campo do Imbondeiro, junto ao Sunsil, bairro Benfica, o jogo de abertura do campeonato de futebol onze, sob o lema “Juventude e desporto no combate à delinquência juvenil”.
Uma realização feita pelo conselho Municipal de Juventude de Talatona  que tem vindo a incentivar de tal modo para que a juventude possa encontrar outros meios e formas de diversão para que não possam se perder em bebidas alcoólicas, drogas e até mesmo na delinquência, onde onde alguns munícipe reagiram de forma pusitiva dizendo que tem  de haver mas ocupação para os jovem que se encontram nestes estado como :workshops sobre a juventude, palestras,  mais desportos mais actividades cultural assim como a música teatro judos etc.


  
REFERENCIAS BIBILOGRAFICAS

______________Instituto Superior de Serviço Social do Talatona
______________Alguns munícipe da região do Talatona

________________ escola Filadelfia localizado neste mesmo município