os tipos de comunicação

Introdução
No presente trabalho abordarei sobre o tipo da comunicação, que é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face a face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a internet, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.





















Teoria da Comunicação
Pensadores e pesquisadores das disciplinas de ciências humanas, como Filosofia, Sociologia, Psicologia e Linguística, têm dado contribuições em hipóteses e análises para o que se denomina "Teoria da Comunicação", um apanhado geral de ideias que pensam a comunicação entre indivíduos - especialmente a comunicação mediada - como fenómeno social. Entre as teorias, destacam-se o funcionalismo, primeira corrente teórica, a Escola de Frankfurt (crítica à primeira e profundamente marxista) e a escola de Palo Alto (principal corrente teórica actualmente). O trabalho teórico na América Latina ganhou impulso na década de 1970 quando se passou a retrabalhar e transformar as teorias estrangeiras. Assim surgiu a Teoria das Mediações, de Jesús Martín-Barbero.
As teorias dão diferentes pesos para cada um dos componentes da comunicação. As primeiras afirmavam que tudo o que o emissor dissesse seria aceito pelo receptor (público). Daí surge a Teoria Crítica que analisa profundamente a transmissão/dominação ideológica na comunicação de massa (Adorno, Horkheimer). Depois disso se passa a criticar o modelo. O receptor, dizem os estudiosos de Palo Alto, tem consciência e só aceita o que deseja. Do ponto de vista de Barbero, o que o receptor aceita (ou melhor, compreende) varia grandemente conforme sua cultura, no sentido mais amplo da palavra.

Tipos de comunicação
É possível classificar a comunicação conforme o número de pessoas que estão envolvidas por ela.

Comunicação Interpessoal = a pessoa se comunica com ela mesma por meio de pensamentos, ou da escrita em diários pessoais.

Comunicação Interpessoal = refere-se à troca de informações entre duas pessoas. Pode ocorrer em conversas presenciais, por carta, e-mail ou telefone.
Comunicação em Grupo = indica o processo de comunicação entre três pessoas ou mais. Acontece no ensino, em palestras, teleconferências ou discursos.

Comunicação de Massa = tem a pretensão de atingir um grande público não especificamente identificado, é realizada de forma coletiva e não focalizada a uma única pessoa. É conhecida como sendo “um-para-muitos”, possibilitando respostas limitadas do público. Exemplos desse tipo de comunicação: jornais, revistas, filmes e televisão.

Comunicação Dirigida =
 é caracterizada pela seleção prévia de públicos (ou segmentos de mercado), ou seja, direciona-se a um público homogêneo identificado (por exemplo, mala-direta para um grupo de gestores).


Comunicação Integrada = por meio de uma única mensagem ocorre a utilização de uma forma conjugada de todas as formas de marketing, sendo elas: Publicidade e Propaganda, Venda Pessoal, Promoção de Vendas, Relações Públicas, Assessoria de Imprensa, Marketing Direto e Internet. Todas essas áreas do marketing irão contribuir de forma particular para o alcance dos objetivos.

A comunicação integrada busca cercar o público-alvo em todos os canais comunicativos existentes, por isso utilizam-se diversos tipos de mídia ao mesmo tempo e de forma conjugada.


Ti pos de meios de Comunicação: individual ou em massa

Os meios de comunicação são ferramentas que permitem aos seres humanos transmitirem e receberem informações entre locais distantes no espaço e no tempo. Para compreender este conceito, veja este exemplo:
Hoje mesmo você pode escrever uma carta, ir até o correio e enviá-la a um parente em outra cidade. Após alguns dias, ele irá receber e ler sua correspondência, e se assim desejar, poderá lhe enviar uma carta resposta.
O exemplo acima nos mostra como os meios de comunicação nos possibilitam a transferência de informações entre seres humanos em diferentes locais no tempo e no espaço.
Ao longo dos milênios a humanidade buscou sempre evoluir mais e mais seus meios de comunicação. Da invenção da palavra falada, passando pelas placas de argila e seguindo até a Internet sem fio dos dias atuais, um longo caminho foi percorrido.
Atualmente utilizando simples telefones celulares de preço mediano, as pessoas podem se comunicar em tempo real por meio de som e imagem em qualquer lugar do planeta, e a tendência é que a cada novo dia mais e mais informações possam ser transmitidas em velocidades cada vez maiores.

Meios de comunicação individual

Chamados de individual o meio em que uma pessoa comunica com outra e não em massa, como será visto logo abaixo. Alguns tipos:

Carta

A comunicação por carta já foi muito comum. As cartas foram usadas como forma de relacionamento entre namorados, familiares, amigos e também para contato com empresas. Com a internet e os celulares, esta modalidade parece ter sido um pouco esquecida, embora ainda seja usada por muitas pessoas.

Telefone

O telefone é talvez a principal forma de comunicação individual hoje, seja ele fixo ou celular.

Meios de comunicação em massa

Meios de comunicação em massa são aqueles destinados a comunicar com muitas pessoas ao mesmo tempo. A seguir, alguns exemplos de meios de comunicação em massa da atualidade e suas peculiaridades:

Jornal

Popularizado após a invenção da prensa móvel por Gutenberg, o Jornal ate hoje continua sendo um dos principais meios de comunicação e informação da população em geral. Normalmente possui circulação diária e é vendido a baixos preços, tornando-o acessível à maioria da população.

Revistas

Meio de comunicação impresso, similar ao jornal, porém com circulação semanal ou mensal. Possui qualidade de impressão superior ao do jornal e por isso acaba tendo o preço um pouco mais elevado. Mesmo assim as revistas levam informação e entretenimento aos leitores que as adquirem, nas populares bancas de revistas ou no conforto do lar por meio das assinaturas periódicas.

Rádio

Transmitindo apenas sons, o rádio foi um dos primeiros meios de comunicação em larga escala da modernidade. Ele se popularizou, principalmente após a primeira guerra mundial e é muito utilizado até hoje devido ao baixo custo de aquisição do equipamento e também por sua grande aceitação popular.

TV

A televisão é um meio de comunicação de grande abrangência que transmite som e imagem a milhares de telespectadores, lançando tendências, criando discussões e informando a população. Apesar de ser uma poderosa ferramenta de comunicação, a TV ainda é um meio de comunicação unilateral, pois o telespectador, por meio da TV, não pode enviar informações à rede transmissora.

Internet

A internet é o mais novo e avançado meio de comunicação disponível atualmente, ela pode ser acessada por meio de diversos dispositivos como por ex: computadores, tablets, smartphones, notebooks  entre outros.
A internet permite que nos comuniquemos por meio de textos, vídeos e imagens com qualquer pessoa conectada na rede ao redor do mundo, e de maneira totalmente interativa.
A internet mescla vários outros meios de comunicação. Existem canais de TV que realizam transmissões online, programas de rádios online, jornais e revistas que podem ser lidos e acessados de forma digital.  
Alguns teóricos mais pessimistas dizem que a internet pode colocar fim a todos os outros meios de comunicação. No entanto, ainda precisaremos de mais algumas décadas para avaliar até que ponto esta afirmação pode se tornar verdadeira.


















CONCLUSÃO

De acordo com que foi pesquisado a Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, idéias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.
Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação, e a transmitem). Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação.











BIBLIOGRAFIA
Disponível em: portaleducacao.com.br marketing artigos tipos-de-comunicacao
Disponível em: infopedia.pt/$comunicacao