o respeito e a consciência ambiental das crianças em idades pré-escolar da Comunidade do Sossego

INTRODUÇÃO

O presente projecto de estagio enquadra-se na cadeira de Intervenção Comunitariacomo futuros formados em Servico Social, orientados pelo professora doutora Zuleica de Paula, destina-se a realização de um projeto de intervenção educacional, desenvolvido pelas estudantes do 4º ano do periodo pós-laboral Instituto Superior de Serviço Social.
Partindo de ponto de vista de que todo projeto visa causar mudanças qualitativas e quantitativas de uma dada realidade vivencial. o referido projeto estará direcionada a crianças da Comunidade do Sossego.
O projetode estagio proposto pelas estudantes do segundo primeiro ano na comunidade do Sossego sobre o titulo Amiguinhos da Natureza, o referido projecto de intervenção aplicar-se-a sobre a problematica de desenvor uma cultura ambientalnos adolecestes da Comunidadedo Sossego.
Objetivo Geral do estagio
ü  Desenvolver acções com vista a fomentar o respeito e a consciência ambiental das crianças em idades pré-escolar da Comunidade do Sossego para desenvolvimento integral.

Constituem os objetivos específico do projeto

ü  Garantir o fomento de consciecia ambiental do Sossego no ensino pré-escolar com a participação das famílias para o pleno desenvolvimento sustentavel e harmonioso da comunidade do Sossego

ü  Implementar accoes como futuro profissionais emServico Social para a solidificação da identidade profissional com intuito de desabrochar o respeito e amor pelo meio ambiente nos adolescentes da a comunidade do Sossego

ü  Utilizar metodologias e ferramentas para a efetivação do projeto de intervenção como assistente socialno que tange a educação ambiental nos adolesentes do Comunidade do Sossego .

JUSTIFICATIVA
A escolha baseada através das realizada no campo de estágio onde constatamos a falta dos cuidados a ter com as arvores por da comunidade, visto que os adultos dificilmente transmitem valores sobre a educação ambiental, portanto amor as plantas, aprender a regar e não maltratar as mesma. Todos estes aspectos a atinentes a educação ambiental despertou o nosso interesse sobre as questões.
A problemática sobre a educação ambiental preocupa-nos a todos, pois é um elemento de capital importância para o desenvolvimento social e económico, e fundamentalmente o desenvolvimento humano, portanto são nos oferecidas pelos teóricosreceitas, mas avança uma proposta baseada em dois princípios: primeiro a descoberta progressiva do outro pois, sendo o desconhecido a grande fonte de preconceitos, o conhecimento real e profundo da diversidade humana combate directamente este “desconhecido”.
Depois e sempre, a participação em projetos comuns que surge como veículo preferencial na diluição de atritos e na descoberta de pontos comuns entre povos, pois, se analisarmos a História Humana, constataremos que o Homem tende a temer o desconhecido e a aceitar o semelhante.
Hoje em dia os alunos têm que respeitar os professores como eles são respeitados em casa, assim deve ser a manifestação do aluno.
A educação ambiental tem como missão transmitir conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana, assim como, conscientizar as pessoas sobre as semelhanças e interdependências que existem entre todos os cidadãos do planeta eforma de relacionar-se com o meio ambiente
As diferenças e até mesmo os conflitos interindividuais tendem a reduzir-se quando os jovens trabalham conjuntamente em projetos motivadores (o desporto é um ótimo exemplo disso). Neste caso, estamos valorizando a colectividade em detrimento à individualidade. Outra alternativa bastante viável é a inserção de jovens em projetos de ajuda social.


CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE

A comunidade do Sossego encontra-sesituada na comuna de Benfica, município de Belas, província de Luanda, a sua extensão territorial é de 13 km2, faz fronteira a sul com a zona verde, a Norte com a cidade do camam, ao Ocidente com o Bairro do Benvindo ao Oriente com  cidade do Kilamba.
Esta comunidade surgiu em 1982, com povos oriundos dos bairros do Prenda e Catambor, uns dos fatores importante encontrados na comunidade é a industrialização da região a sua atividade económica é agricultura de subsistência, criação de animais ( suínos, caprinos, galinhas).
A comunidade tem uma atividade comercial precária, e alguns jovens trabalham como pedreiros, tem uma população aproximadamente de 900 habitantes, sendo 478n crianças daidade pré-escolar, é uma população pluricultural com religiões tais como Católicos, metodistas, adventistas.
Na referida comunidade não existe centros culturais, as atividadescomerciais predominantes é a venda de produtos alimentares diversos, os problemas comunitários existente na comunidade é a falta de mais escola publicas visto que somente existe escola do ensino primário, falta de meios para uma condigna.
O nível de escolaridade é baixo, não tem recebido apoio de qualquer entidade publica e privada, com exceção com as companhias de saúde de vacinação contra a poliomielite.





Problema ambientalcontemporâneae educação:Mudanças Climáticas
RESUMOmudançaclimática éuma verdadeinexorávelque deve ser cumpridapor todos oshabitantes do planeta, uma vez que em diferentes proporçõesatinge toda apopulação mundial.Seus efeitossão expressos comoriscos, vulnerabilidades e riscos queo impacto eprecisaser conhecida eestudada comoparte do currículode todas aseducaçõescomos interesses fundamentais daajudaemsua mitigaçãoe adaptação.Váriosdanos das alterações climáticassão expressos em relaçãoà segurança alimentardas pessoas, por isso é essencial paraincorporar tambémos processosrelacionados com a formaçãoeeducaçãode conteúdoligadoà educaçãoagrícola.Estes aspectossão de importânciavitalcomo parte daEducação Ambientalpara o Desenvolvimento Sustentável



GRUPO ALVO
O presente projeto de intervenção educativa abrange os adolesecente da Comunidade do Sossego de formas a causar mudanças na sua relação como o meio ambiente.

PLANEAMENTO
Para o conhecimento da Comunidade utilizaremos métodos e estratégia, para poder sensibilizar o pessoal da comunidade, e principalemnte os adolescentes mantêm o contacto com os encarregados de educação, usando o método de observação direta participante, abordamos com os pais sobre importância da participação das crianças nas atividades realizadas no Jango.
Serao implementadas um conjunto de atividades lúdicas, como o jogos, canções relaciobadas a educação ambiental que servirem de suporte para atrair e estimular a criança da comunidade do Sossego na idade pré-escolar a respeitar o meio ambiente, possuindo uma cultura ambientalista.
DURAÇÃO DO PROJECTO

O projeto de estagio teve o seu início no dia 12 de Julho 15, terminou no dia 08 de Outubro de 2015.


RECURSOS MATERIAIS

Os recursos materiais utilizados durante a implementação do projeto são:
ü  Lápis
ü  Papeis
ü  Cores
ü  Brinquedos
ü  Camera fotográfica
ü  Cartolinas
ü  Aguarela
ü  Livros com gravuars com arvores
ü  Desenhos sobre o meio ambiente


RESULTADO ESPERADO
Uma mudança qualitativa e quantitativa quanto ao desenvolvimento das da educacao ambiental da Comunidade do Sossego, em vista atingirem um pleno desenvolvimento, socio-afetivo, intelectual e cognitivo, quanto a o desenvolvimento de uma consciencia ambiental.

  

II CAPITULO
METODOLOGIA

Fernando Fleck, diz que o diagnóstico são ferramentas de conhecimento da realidade, são aproximações contínuas que levam aperceber o que fazem as pessoas, quando, e por que fazem de determinadas forma e não de outra e como são as relações entre pessoa, entre grupos e destes com a natureza e as instituições sociais.
Ele diz ainda que o diagnósticosocial tem como objectivo, representar possível situação real da organização e definir os objectivos e as metas que definem para onde a organização quer ir ou onde deseja chegar. Por isso, elaborou-se uma ficha de entrevistas para que houvesse êxitos no diagnóstico feito no Comunidade do Sossego.
Segundo(Lakatos & Marconi, 2008, pp. 192-9)sendo um metodo de recolha de dado aplicaremos  observação é uma técnica de colecta de dados para conseguir informações quanto as questões de educação ambiental e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade.
A observação nãoconsiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar factos ou fenómenos que se desejam estudar. É um elemento básico de investigação científica, utilizado na pesquisa de campo e se constitui na técnica fundamental no conhecimento do modo de vida. É o ponto de partida da investigação social.
Utilizou-se esta técnica ou método com o objectivo de observar como está constituído e organizadona comunidade e o seu funcionamento, a maneira como são feitas as actividades, se o centro cumpre ou não com as suas obrigações. De acordo com o (Lakatos & Marconi, 2008, pp. 197-9), a entrevista é um encontro entre duas pessoas, afim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinados assuntos, mediante uma conversação de natureza profissional. É um procedimento utilizado na investigação social, para a colheita de dados ou para ajudar no diagnóstico ou no tratamento de um problema social

A técnica de entrevista, é um instrumento ou programa de colecta de dados que a sua confecção é feita pelo pesquisador e o seu preenchimento é feito pelo informante e pode ter um carácter exploratório ou ser de colecta de informaçõesm sobre a problematica da educação ambiental na comunidade do sossego. O diagnóstico organizacional permite uma visão geral do estudo a ser iniciado através da análise do diagnóstico feito na instituição por meio de uma observação assistemática, possibilitando averiguação da existência de problemas ou disfunções que estão afectando os resultados da organização bem como indicadores para acções interventivas que colaborem com a supressão das queixas.
A observação, baseou -se, como são usados os métodos e os meios de ensinos, verificar a forma de organização e cumprimento ou não dos objectivos traçados por parte das educadoras.



PONTOS FRACOS
ü  A fallta de interesse de interesse na preservação do meio ambiente
ü  A ignorancia sobre as questões daimportancia do ambiente

PONTOS FORTE
ü  Boa participação de toda comunidade.
ü  A contributo do Soba da mobilização da comunidade.
ü  Boa vontade na reepção dos profissionais

MUDANÇAS

ü  Esperamos que com a realização deste projeto no contexto comunitário devemos primar que os adolescentes tenha uma prioridade absoluta no que tange os problemas que devem ser solucionado o na comunidade.
ü  Quanto a educação vimos houve uma considerável mudança na comunidade quanto ao desenvolvimento que as crianças tinha anteriormente.



MATERIALIZAÇÃO DO PROJECTO

Com a realização e implementação tendo em conta a sua implementação do projeto de integração das crianças em idade pré-escolar em atividades a serem desenvolvida pelos futuros formando em Educação de infância.
Utilizamos um conjunto de atividades a serem desenvolvida na comunidade, com uso de estratégias eficaz, com uma metodologia adequada para que possa assim atingir os objetivos preconizadoque é a educação ambiental Dos adolescente.



Cronograma das actividades
Mês
Actividade
Local
Materiais
Responsáveis
Junho
Elaboração do projeto como iniciação científica
Comunidade do Sossego
Bibliografia especializada
Sobre a educação ambiental consultada


Julho
Observação dos aspectos ambientais na comunidade
Comunidade do Sossego
Desenhos e cartazes sobre o meio ambiente


Agosto
Formação de um canteiro com diversas plantas
Comunidade do Sossego
Músicas relacionada as plantas

Setembro
Revisão actodo referencial teórico
Comunidade do Sossego
Fontes de pesquisas

Outubro
Pesquisa de campo, aplicação das sequências didáticas
Comunidade do Sossego
Assistente social e os adolescentes

Novembro
Leitura e análise de dados
Comunidade do Sossego
Resumo teórico

Outubro
Avaliação do projecto quanto ao seu impacto no desenvolviemnto da crianças
Comunidade do Sossego
Trabalho completo

Dezembro
elaboração das considerações conclusivas formatação final
Comunidade do Sossego











BIBLIOGRAFIA

LAKATOS, E. MARCONNI M. 2003. Metodologia de investigação cientifica, 20 Edição, São-Paulo, Brasil.


 Publicador: Trabalhos Feitos Navegante
Todos Direitos reservados pela autora