A BETERRABA

INTRODUÇÃO
A beterraba é um tubérculo levemente adocicado, e possui várias propriedades nutritivas e medicinais. Ela é bastante versátil, podendo ser consumida crua, grelhada, cozida, assada ou em forma de sucos.
A beterraba é um alimento bem pouco calórico: 40 calorias para cada 100 gramas. Contém na beterraba antioxidantes( carotenoides, flavonoides), minerais (zinco, magnésio, fósforo, potássio e ferro) e vitaminas (A, complexo B, e vitamina C).Tem acção anti-inflamatória, revitalizante, diurética, digestiva, tónica, desintoxicante natural e purificadora do sangue.





A BETERRABA
A beterraba é encontrada na forma de uma raiz, rica em açúcar, proteínas,  vitamina A,  B1,  B2,  B5, C,  potássio,  sódio,  fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Ela é ideal na luta contra a anemia, pois possui um alto teor férreo. Ela também deve ser consumida por quem apresenta problemas de fraqueza dentária e inflamação na gengiva.
ReinoPlantae
DivisãoMagnoliophyta
ClasseMagnoliopsida
OrdemCaryophyllales
FamíliaAmarantaceae
GêneroBeta
O sódio evita o desperdício de líquidos do organismo, enquanto o potássio confere a necessária potência muscular; o zinco é essencial para a manutenção da tessitura do cérebro; o magnésio é requerido pela estrutura óssea e equilibra as funções dos músculos e dos nervos.
vitamina C detém um alto potencial antioxidante, mas vários estudiosos afirmam que sua eficácia no organismo humano só é atingida quando a beterraba é consumida no seu estado natural. O açúcar deste vegetal é extraído da sua parte branca, ao passo que a fracção consumível está contida na porção avermelhada.
Das folhas da beterraba são elaborados cataplasmas, com o acréscimo de uma pequena quantidade de gordura. Neste formato ela age como uma substância refrigerante nas feridas da epiderme e em processos inflamatórios em geral. Sob a forma de caldo, resultante da fervura deste vegetal, ela combate pedras localizadas na bexiga; para tanto ele deve ser consumido três vezes ao dia.
Esta planta é muito indicada também para quem apresenta distúrbios no baço, no fígado e no intestino, actuando como laxante. Ela é comestível tanto crua quanto cozida. Gastronomicamente ela é utilizada para a elaboração de sucos, saladas, bolos, refogados e omeletes.
A beterraba em seu estado ideal apresenta cores bem condensadas, casca plana, sem asperezas, a folhagem lustrosa, de preferência no tamanho médio ou pequeno. Desta forma sabe-se que ela é bem recente. Para alcançar um cozimento melhor, é recomendável preservar 3 centímetros do talo e não extrair sua base.
Assim este vegetal conservará sua parte líquida e revelará ao paladar uma impressão mais pronunciada e aos olhos uma aparência mais intensa. Mesclada à laranja na elaboração dos sucos, é particularmente saborosa; também é consumida frita, como se fosse uma batata. Ela pode também ser batida com leite, na forma de vitamina; ou ser misturada com outros legumes na produção de uma sopa. É comum encontrá-la nas saladas.
O melhor período de produção da beterraba é de Agosto a Fevereiro. Cem gramas desta planta detêm 42 calorias. Suas folhas podem ser consumidas na elaboração de uma espécie particular de verdura; elas oferecem pelo menos 38 calorias.

Benefícios da beterraba

Previne problemas cardiovasculares – A beterraba possui substâncias eficazes na diminuição do colesterol ruim(LDL): flavonóides e carotenoides, elas impedem a oxidação das artérias e preservam o bom colesterol(HDL), o que ajuda a prevenir doenças cardíacas. Portanto se após consulta de rotina o seu cardiologista constatar que o colesterol bom está em baixa, você poderá consumir beterraba. Por todos os outros motivos também.
Como benefício aos hipertensos, o nitrato, também presente na beterraba, contribui com o alargamento dos vasos sanguíneos, consequentemente o corre a diminuição da pressão do sangue no corpo e assim a pressão arterial é controlada.
Útil para mulheres grávidas  – Atenção, gestantes! A beterraba é indicada para grávidas, pois o ácido fólico do alimento, contribui para ofortalecimento do sistema imunológico do bebê.
Prevenção do Câncer  – Há uma substância presente na beterraba que inibe a formação de células cancerígenas, a Betacianina. Os principais tipos de Câncer que a beterraba pode prevenir são: pele, mama e colón.
Aprimora a função cerebral  – A beterraba tem efeito positivo no funcionamento do cérebro, pois seus nutrientes ajudam no aumento do fluxo sanguíneo cerebral e consequentemente é possível garantir a prevenção contra a demência. Os antioxidantes também presentes no vegetal são eficazes para prevenir o Alzheimer.
Melhora a saúde óssea  – O silicone presente na beterraba auxilia o corpo na utilização correta do cálcio, o principal nutriente para a garantia de ossos fortes e saudáveis. Outros nutrientes que são benéficos para os ossos também são encontrados na beterraba: vitamina C, Magnésio, Cobre, Manganês e ácido fólico.
Redução de problemas de pele – O suco da beterraba tem excelente efeito no tratamento da acne e furúnculos por causa da ação anti-inflamatória dos nutrientes. Os antioxidantes do vegetal também protegem a pele contra o envelhecimento precoce. Então, se você quer ficar com sua pele bonita e brilhante, beba um copo de suco de beterraba diariamente.
Eficaz contra a prisão de ventre – A beterraba tem um nutriente chamado pectina que tem efeito laxante, portanto o vegetal também é benéfico para a saúde do intestino.
Tratamento contra a anemia – Por ser rica em ferro, o consumo da beterraba é eficaz no tratamento contra a anemia e também ajuda a prevenir. Se você quer ter disposição e energia e deixar de lado o quadro anêmico, consumir o suco de beterraba diariamente é uma excelente ideia.
Auxilio na dieta de perda d peso – Por ser rica em uma série de nutrientes e possuir apenas 40 calorias, a beterraba torna-se um dos vegetais úteis na dieta para perda de peso.



CONCLUSÃO
Ao contrário do que muitos acreditam, a beterraba não é um alimento rico em ferro. A quantidade de ferro na beterraba é muito pequena e por isso ela não serve para combater a anemia. Para saber formas de melhorar a anemia. A beterraba contém uma substância chamada oxalato que, se consumida em excesso, pode piorar o quadro de pedras no rim, para quem já tem o problema. A beterraba é rica em antioxidantes. Ela é também um desintoxicante natural, que purifica o sangue e faz a pele brilhar. Além disso, o suco de beterraba tem sido significativamente benéfico contra furúnculos e espinhas. O consumo de suco de beterraba também reduz a inflamação da pele e funciona como uma substância antienvelhecimento. A beterraba é uma fonte de licopeno, que ajuda a manter a elasticidade da pele e protege a pele das radiações solares.
Os carotenóides da beterraba também são benéficos para o crescimento efetivo do cabelo. Isso ajuda a manter a textura brilhante e melhora a qualidade e espessura do cabelo.



BIBLIOGRAFIA
Gabriel Soares: A beterraba e os seus benefícios. Disponível em: http://autodsv.com/beneficios-da-beterraba/. Acesso aos 08 de Setembro de 2016.