Conservação e protecção da natureza


Introdução

A conservação da natureza é a utilização racional dos recursos naturais, englobando a utilização sustentada, a conservação dos ecossistemas naturais e a regeneração dos ambientes já degradados. Dentre os ecossistemas de relevante importância para a vida na Terra, aparecem as florestas que,
no dizer dos ecologistas, são o sustentáculo da vida no planeta. As florestas são importantes porque atuam nos seguintes processos:

  1. Manutenção do equilíbrio entre O2 e CO2
    Por meio da fotossíntese, as florestas absorvem CO2 e eliminam O2.
  2. Estabilização do clima
    Através do equilíbrio da temperatura e das precipitações atmosféricas, por atuarem na formação de nuvens.
  3. Proteção dos rios e dos solos – manutenção da vida animal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Conservação da Natureza

 

A sobre-exploração dos recursos naturais, como a água, o solo, a floresta e os oceanos, tem provocado a degradação da Natureza, bem como, perturbações significativas ao nível da paisagem, fauna e flora, contribuindo param o ritmo elevado de extinções de espécies.

Mostra-se assim a fragilidade das várias “faces” da natureza e da sua interdependência.

Com o crescimento da população, só uma gestão sustentável de todos os recursos, indispensáveis às necessidades humanas básicas e às actividades económicas, poderá garantir uma boa qualidade de vida das populações, a manutenção dessas actividades e dos ecossistemas.

 

Constituem recursos naturais todos os bens da natureza que o homem utiliza, como o ar, a água e o solo. Costuma-se classificar os recursos naturais em dois tipos principais: renováveis e não renováveis.

Os recursos naturais renováveis são aqueles que, uma vez utilizados pelo homem, podem ser repostos. Por exemplo: a vegetação (com o reflorestamento), as águas em geral (com excesso dos lençóis fósseis ou artesianos), o ar e o solo (que pode ser recuperado através do pousio, da proteção contra erosão, da adubação correta, da irrigação, etc.)

Os recursos naturais não renováveis são aqueles que se esgotam, ou seja, que não podem ser repostos. Exemplos: o petróleo, o carvão, o ferro, o manganês, o urânio, a bauxita (minério de alumínio), o estanho, etc. Uma vez utilizado o petróleo, por exemplo, através da produção - e da queima - da gasolina, do óleo diesel, do querosene, etc., é evidente que não será possível repor ou reciclar os restos.




Objetivos


O SNUC objetiva a conservação da natureza no Brasil. Especificamente, fornece mecanismos legais às esferas governamentais federal, estadual e municipal e à iniciativa privada para que possam:

  • Contribuir para a manutenção da diversidade biológica e dos recursos genéticos no território nacional e nas águas jurisdicionais;
  • Proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional;
  • Contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais;
  • Promover o desenvolvimento sustentável a partir dos recursos naturais;
  • Promover a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza no processo de desenvolvimento;
  • Proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica;
  • Proteger as características de natureza geológica, geomorfológica, espeleológica, paleontológica e cultural;
  • Proteger e recuperar recursos hídricos e edáficos;
  • Recuperar ou restaurar ecossistemas degradados;
  • Proporcionar meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental;
  • Valorizar econômica e socialmente a diversidade biológica;
  • Favorecer condições e promover a educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico;
  • Proteger os recursos naturais necessários à subsistência de populações tradicionais, respeitando e valorizando seu conhecimento e sua cultura e promovendo-as social e economicamente.

 

 

 

 

 

Conclusão

 

Cheguei a concluir que Proteção e conservação da Natureza Um resíduo é qual quer substância ou objeto de que o ser humano pretende desfazer-se por não lhe reconhecer utilidade. A produção de resíduos é causadora de poluição e tem vindo a aumentar com o desenvolvimento socioeconómico tecnológico das sociedades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia


ProtecçãO E ConservaçãO Da Natureza


pt.slideshare.net/sergiojluiz/proteco-e-conservao-da-natureza