a água contaminada

INTRODUÇÃO

A água pode ser saudável ou nociva. Na natureza não existe água pura, devido à sua capacidade de dissolver quase todos os elementos e compostos químicos. A água que encontramos nos rios ou em poços profundos contém várias substâncias dissolvidas, como o zinco, o magnésio, o cálcio e elementos radioativos.
Dependendo do grau de concentração desses elementos, a água pode ou não ser nociva. Para ser saudável, a água não pode conter substâncias tóxicas, vírus, bactérias, parasitos.
Quando não tratada, a água é um importante veículo de transmissão de doenças, principalmente as do aparelho intestinal, como a cólera, a amebíase e a disenteria bacilar, além da esquistossomose.
Essas são as mais comuns. Mas existem outras, como a febre tifóide, as cáries dentárias, a hepatite infecciosa.
A água também se encontra ameçada pela poluição, pela contaminação e pelas alterações climáticas que o ser humano vem provocando. Além do perigo que representa para a saúde e bem-estar do homem, a degradação ambiental é apontada pela Organização Mundial de Saúde como uma importante ameaça ao desenvolvimento econômico. Em geral, uma pessoa só toma consciência da importância da água quando ela lhe falta.



O PERIGO DO CONSSUMO DA ÁGUA NÃO TRATADA

A água contaminada pode ser definida como uma água poluída que provoca danos à saúde.
É comum ouvirmos pessoas dizerem que a água de determinado local pode trazer doenças em virtude da quantidade de poluição nela presente. Entretanto, uma água poluída é aquela que apresenta alterações na cor, no sabor e no cheiro, todavia, nem sempre ela provoca doenças.
Denominamos de água contaminada aquela que é capaz de colocar em risco a saúde da população graças à presença de agentes patogênicos, tais como bactérias e protozoários, e substâncias tóxicas, como metais pesados. Essa água, diferentemente da potável, não deve ser utilizada para consumo humano e nem mesmo para fins recreativos.
De uma maneira simplificada, podemos dizer que a água contaminada é um tipo de água poluída que provoca problemas à saúde. Sendo assim, podemos concluir que toda água contaminada é poluída, mas nem toda água poluída está contaminada.
A contaminação da água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes. Todos esses tipos de contaminação ocorrem principalmente como consequência do descarte inadequado dessas substâncias e por acidentes que poderiam ser evitados se fossem seguidas as regras básicas de segurança.
Dentre as principais doenças desencadeadas pela água contaminada, destaca-se a diarreia. Todos os anos, milhões de pessoas, principalmente crianças, morrem em consequência dessa doença provocada pelo consumo de água imprópria para consumo. O maior número de mortes encontra-se entre pessoas de baixa renda, em virtude, muitas vezes, de saneamento básico precário. Além da diarreia, outras doenças que podem ser transmitidas pela água contaminada são a giardíaseleptospirosecólera e febre tifoide
Além dos problemas causados por organismos patogênicos, a água contaminada por substâncias químicas, como metais pesados e agrotóxicos, pode desencadear sérios danos à saúde. Esses contaminantes provocam envenenamento, desencadeiam danos ao sistema nervoso, fígado e rins e podem provocar até mesmo câncer.
O grande número de mortes como resultado de água contaminada poderia ser evitado com projetos eficientes de saneamento básico. É importante que ocorra uma maior fiscalização no que diz respeito ao descarte de substâncias químicas, uso de fertilizantes e tratamento de esgoto antes de seu lançamento nos rios. Também é essencial que a água seja tratada e testada antes de seu envio para a população.
Ao criar políticas que evitem a contaminação de água, estamos ajudando no abastecimento da cidade, pois mais água de qualidade estará disponível para a população. Além disso, contribuímos para manter a cidade limpa, prevenimos e controlamos doenças e promovemos melhores hábitos de higiene.
O corpo humano é composto por 75% de liquido, que são eliminados e repostos constantemente pelo organismo. A reposição dele é o grande segredo da saúde e da beleza em geral.
Porém a água que é ingerida deve ser tratada adequadamente, já que é um excelente meio para o crescimento microbiano.
As consequências de beber água não tratada podem ser bem graves. Ela pode até ter um gosto normal, mas contém bactérias, parasitas e protozoários que causam náusea, diarreia, perda de apetite, fadiga e vômito.
A água que vem pelas torneiras é a água da rede pública que passa por um dispositivo filtrante para melhorar sua qualidade. Normalmente, é uma água procedente de rios, represas ou lagos, via de regra poluídos, que passou por tratamento com produtos químicos como o cloro, até tornar-se adequadamente potável e sem riscos à saúde.
Sem o cloro na água, ela ficaria inadequada para o consumo e a saúde da população seria afetada por milhões de vírus e bactérias, o que causaria inúmeras doenças.
Contudo, encanamentos enferrujados e caixas d'água sem higiene podem comprometer a qualidade da água antes de ela chegar à torneira.
As caixas d’água devem ser lavadas a cada seis meses.
Muitas pessoas com o objetivo de obterem água mais pura utilizam filtros, mais precisam saber também que é necessário ter alguns cuidados com relação à manutenção dos mesmos.
Em casos de filtros de pressão que são os garrafões de plástico acoplados em bebedouros, é necessário que antes de colocar a água verifique-se que o recipiente esteja bem limpo, e se possível desinfetado.
Os filtros de barro tem a manutenção mais simples e seu funcionamento conta com a ação da gravidade, onde o peso da água faz pressão sobre o elemento que filtra, também precisa ser lavado frequentemente.
Até mesmo os purificadores de água exigem cuidados e de acordo com Olvide Zanella administrador de uma empresa de filtros, “o ideal seria que se analisasse a água que sai do filtro a cada seis meses, para ter à certeza que ela realmente esta sendo filtrada”.
 consumo de água não tratada, também chamada de água crua, pode causar doenças como diarreia, febre tifoide, hepatite A, infecção intestinal causada por E. Coli, leptospirose, salmonela e outras doenças como cólera, rotavírus ou nora vírus.
Isto acontece porque as bactérias se desenvolvem facilmente na água e, embora seja mais fácil isso acontecer em rios e lagos poluídos, a água de fontes cristalinas também pode ficar contaminada por algum tipo específico de bactéria. Saiba mais sobre como identificar e tratar as doenças causadas pela água contaminada.
Alguns sintomas que podem indicar que a água está contaminada incluem:
· Febre e calafrios;
· Dor abdominal;
· Perda do apetite;
· Dor de barriga;
· Vômitos e diarreia.
Nestes casos, deve-se ir ao posto de saúde ou hospital para identificar o que está acontecendo e iniciar o tratamento adequado. Além disso deve-se evitar a automedicação e consumir somente água boa para beber ou água mineral para evitar a desidratação, que também pode se tornar grave, podendo levar à morte

CONCLUSÃO

 Depois de uma abordagem tão pertinente sobre este tema cheguei a   conclusão de que A água poluída, por sua vez, é aquela que contém alterações físicas, decorrentes, na maioria das vezes, de alterações químicas (presença de elementos tóxicos ou estranhos).e que além disso, deve-se salientar o grande risco de poluição das águas por meio de efluentes industriais, que acabam por causar a contaminação da água por metais pesados, e que provoca consequências grave no organismo humano até nos levar a morte.



REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CRABTREE, K.D., et al. The detection of Cryptosporidium oocysts and Giardia cysts in cistern water in the U.S Virgin Islands. Water Research, 30:208-216,1996.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Portaria no 1.469 de dezembro de 2000. Diário Oficial, Brasília, 10 de janeiro de 2001. Seção 1, p. 26-28.
RUSKIN, R. H. & Patrick S. C. Maintenance of cistern water quality in the Virgin Islands. Technical Report N. 30, Caribbean Research Institute, University of the Virgin Islands, St. Thomas, U. S. Virgin Islands, 1988..
RUSKIN, R.H. Armazenagem de Água em Cisternas.