IMPACTO DA INFORMATIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objecto aprofundar o tema de tal modo que nos permita, por um lado, conhecer e reflectir sobre o impacto da informatização na administração e Marketing, por outro lado, abordar como eles são submetidos no campo da vida laboral. Assim, abordarei alguns subtemas que nos parecem ser de grande importância para assim explicarei a sua utilidade diária. Para cada um dos subtemas procurei através dos meios disponíveis (enciclopédias, Internet, livros, etc.) dar a informação possível para o melhor conhecimento deste tema. Espero alcançar os objectivos pretendidos fazendo um trabalho completo e interessante.



IMPACTO DA INFORMATIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO E MARKETING
A sociedade da informação é uma sociedade onde a componente da informação e do conhecimento desempenha um papel nuclear em todos os tipos de atividade humana em consequência do desenvolvimento da tecnologia digital, e da internet em particular, induzindo novas formas de organização da economia e da sociedade.
No seu estágio final, a sociedade da informação, é caracterizada pela capacidade de os seus membros (cidadãos, empresas, Estado) obterem e partilharem qualquer tipo de informação e conhecimento instantaneamente, a partir de qualquer lugar e na forma mais conveniente.
Com o avanço da globalização o mundo competitivo vem cada vez mais tomando espaço, esse ambiente turbulento, que se transforma a todo instante, exige das empresas um sistema de informação ágil que acompanhe o ritmo das transformações.
A TI provocou uma transformação na natureza do trabalho, que passou de manual para eletrônico, alterando o conteúdo das tarefas, sendo o impacto mais forte percebido nesta geração. Diminuindo o tempo de realização de uma tarefa, cada funcionário passou a ser mais cobrado sobre a qualidade de seus serviços e quantidade de procedimentos, práticas e relatórios, que foram possíveis graças à TI, aumentando assim o ritmo de trabalho e suas exigências. 
Em relação as habilidades dos funcionários, muitas outras foram exigidas, começando em como utilizar o computador. O impacto das novas tecnologias nas empresas tem sido um dos principais focos de estudo nos últimos anos, devido a sua rápida disseminação no ambiente empresarial e grande repercussão na sociedade, a qual recebe suas influências. Todo esse arsenal de inovações produz ‘impulsos’, estes se apresentam das mais variadas formas gerando ciclos como os impactos das novas tecnologias no trabalho, percebeu-se também, o impacto decorrente da implantação da TI na estrutura física das empresas, devido a evolução dos equipamentos, aumento do número de máquinas e mudanças na estrutura organizacional que ocasionam mudanças em diversas variáveis como:
- Conteúdo e natureza das tarefas;
- Pressões e ritmo de trabalho;
- Interação entre os operários;
- Quantidade de operários;
- Distribuição e localização dos operários; Horários e duração das jornadas;
- Alteração na estrutura organizacional, eliminando postos de supervisão e criando postos de nível de gerência;
- Mudança no perfil da mão-de-obra, exigência de novas especializações, habilidades e qualificação.

      Essas novas tecnologias podem provocar alterações sobre o nível de emprego, stress e satisfação no trabalho, além de exigir novas habilidades do trabalhador. Nota-se, também, mudanças na gerência, com um controle maior de seu desempenho.
O meio empresarial ficou digamos que mais fácil de ser controlado e muito mais rápido na execução de algumas tarefas, o controle de dados e busca de informações foi algo que trouxe um benefício enorme, além de controle de estoques, Fisco com NF sendo emitidas quase que momentaneamente com a interligação direta com sites governamentais, controle de estoques, monitoramento de tarefas e maior interação entre os mais diversos departamentos, além dos armazenamentos em nuvem que revolucionou a forma de ter acesso aos documentos.

Canal de marketing
A rede mundial passou a figurar como um dos principais meios de execução das atividades organizacionais, revelando capacidade de potencializar a produtividade e eficácia através da padronização e disponibilização de instrumentos para a execução de funções administrativas, financeiras, mercadológicas, comerciais, logísticas, produtivas e outras tantas no processo operacional das organizações, nesta lógica o marketing passa a ser uma ferramenta associada à tecnologia e a intercomunicabilidade de rede interna e externa, a um custo consideravelmente baixo.

Tecnologia de informação.
A internet é um canal de comunicação essencial ao processo estratégico empresarial no momento em que a rede mundial se torna um elemento irreversível nos negócios, adotando esse canal como meio de implementação e controle estratégico.
As organizações buscam capacitar seus funcionários, estreitarem seus laços comerciais, gerenciar toda informação que norteiam a empresa como um todo e as mesmas encontram na internet a ferramenta necessária para desempenhar essas funções, melhorando desde a logística de produção até o alto grau de gestão da empresa.
Avanço tecnológico nas ferramentas de trabalho Para manter o pessoal motivado para que tenha responsabilidade é uma questão de atitude organizacional. As ferramentas digitais podem adicionar flexibilidade, possibilitando a solução de problemas em horas, em vez de dias, proporcionando assim uma grande vantagem competitiva ao negócio. 
O trabalho de dimensão individual, repetitivo, é exatamente o que os computadores, robôs e outras máquinas sabem fazer com perfeição - e que os trabalhadores humanos quase sempre detestam. Na era digital, é necessário fazer com que os funcionários desenvolvam o máximo em suas tarefas.

Recursos Humanos
Sobre a gestão do conhecimento, Gates (op. cit.) argumenta que uma cultura colaborativa, estimulada pelo fluxo de informações, faz com que as pessoas em toda a empresa estejam em contato umas com as outras.

Outro potencial de aplicação da Internet para o processo administrativo empresarial apontado por Gates (op. cit.) seria a possibilidade de transferir as tarefas que não estejam diretamente envolvidas com as competências essenciais da empresa a terceiros, usando tecnologia moderna de comunicação para trabalhar em conjunto com as pessoas - agora parceiros, em vez de empregados.


CONCLUSÃO
A Era da Informação, que nos permitiu fazer as coisas de maneira mais rápida devido à contínua aceleração da capacidade de processamento dos computadores, abre espaço para o surgimento da Era da Comunicação, como resultado da crescente possibilidade de conexão entre todos os computadores - em grande parte devido à Internet - e o exponencial crescimento da capacidade de banda para comunicação, o que vem de encontro aos anseios de qualquer empresário, quer seja no aumento das parcerias organizacionais ou no aumento de sua própria capacidade de vencer “sozinho”.





BIBLIOGRAFIA
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. In: Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 
Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, [ s.d].
GATES, Bill. A empresa na velocidade do pensamento: com um sistema nervoso digital. São Paulo, Companhia das Letras, 1999.

http://www.administradores.com.br