Esterilidade Feminina

Esterilidade Feminina

Tornou-se habitual encontrar feminina com uma esterilidade involuntária após ter vivido durante anos num período estéril; o contexto médico se juntam as dimensões sociológicas e psicológicas da infertilidade.
Desafio Psicológico
Quando a jovem atinge a fase adulta, maior parte delas quer fundar uma família que lhe dá azo e a possibilidade de conhecer o sentido da vida; para compreender melhor os desafios psicológicos dos diagnósticos médicos de esterilidade, é interessante compreender o problema não só a partir da causa de infertilidade feminina, mas também através do problema ausência de um filho. O sofrimento reside aí, com efeito na falta desse filho que não pode vir ao mundo, seja porque a potencial mãe tem um problema fisiológico.
Algumas Alternativas Médica
Hoje em dia, as meninas estéreis contam com opções que não estavam disponíveis há décadas.
Os problemas de esterilidade são tratados muito depressa (por vezes, até demasiada depressa) pela medicina, o que constitui um imenso progresso relativa à situação das gerações anteriores, cuja casais que não podiam ter filhos deviam adoptar, ou nos melhores casos fazer o luto definitivo de ter filhos.
A fecundação in vitro tornou-se, há mais de 20 anos, um recurso possível para muitas dificuldades fisiológicas femininas. Os óvulos são colectados dos ovários da mulher e fertilizados fora do corpo; os embriões gerados são transferidos para o útero através do colo uterino.
A fertilização in vitro, é conhecida como tecnologia de reprodução assistida, que inclui todos tipos de tratamentos para infertilidade nos quais se manipula tanto os óvulos como o esperma; no mundo inteiro, cerca de 100 mil crianças nascem anualmente.
Tendo em conta os transtornos psicológicos que a esterilidade causa… os Psicanalistas chamam de: ferida narcísica da esterilidade.
Bibliografia: Dicionário Enciclopédico da Psicologia
Possíveis Causas da Esterilidade

-Má formação congénita no desenvolvimento do sistema reprodutor
-A idade… algumas mulheres talvez não se dêem conta de como sua fertilidade diminui com a idade.
-Mulheres que estejam cursando ensino superior e fazendo carreiras, adiando assim o casamento.
-Factores culturais e superstições familiares
 



Tratamento

Para Esterilidade não existe um tratamento extremamente padronizado devido estado acentuado da condição hormonal; neste contexto pode ser vista sobretudo em duas vias principais:
-Tratamento de causa ovariana
-Tratamento de causa uterina
Ovariana: pode existir patologias que tem que beneficiar de tratamento hormonal, dirigido por um médico especializado no tratamento da esterilidade; na maioria dos casos a insuficiência secretora ovariana é de origem hipotálamo-hipofisaria onde por vezes usa-se indutor de ovulação: CLOMIFENO, GONADOTROFINA ou PUREGON.
São vários protocolos de estimulação que podem serem empregados.
Uterina: em caso de anomalia de desenvolvimento, a patologia das malformações uterinas (útero bicorne, útero septado, útero comunicante e as deviações uterinas), a cirurgia é o método de eleição; entre as lesões mais importante é a fibrosa de tratamento cirúrgico.
As hipoplasias uterinas, difícil de tratar, beneficiam de tratamento prolongado criando um programa hormonal.

Prevenção

Desde a infância até a fase adulta, existe vários factores de risco que podem serem levados em conta: evitar cigarros, bebidas alcoólicas, drogas ilícitas; é importante para um sistema reprodutor saudável.
Alimentação adequada evita não só a infertilidade como também as doenças sobretudo infecciosas.

A reposição das vitaminas E e C e do Zinco, ajudam bastante na fertilidade feminina; a vitamina E, razão pela qual foi considerada como a vitamina da fertilidade.