COMPUTADOR E A SAÚDE

ÍNDICE


 

 

INTRODUÇÃO


Estamos vivendo em um mundo moderno e tecnologicamente avançado. A era do computador levou à rápida globalização e rápido acesso a informação e tecnologia. Computadores tornaram-se um item importante em nível doméstico e uma parte invariável de educação, negócios, profissão e sector de serviços. Informatização promove o crescimento rápido, menos erros e melhor serviço em cada um e todos os campos da vida.
A definição de saúde possui implicações legais, sociais e económicas dos estados de saúde e doença; sem dúvida, a definição mais difundida é a encontrada no preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
No caso do computador, é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode possuir inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

COMPUTADOR E A SAÚDE

Disponibilidade de Informação

Internet fornece informações sobre tudo. Novas descobertas sobre procedimentos operatórios, medicamentos, relatórios de estudos, estão disponíveis na Internet. Você pode facilmente encomendar medicamentos a partir de qualquer parte do mundo. Você pode enviar relatórios médicos via e-mail para receber sugestões imediatamente de um médico que está longe de você. Telecast, ao vivo direto da operação de um canto remoto do mundo podem ser vistos em qualquer parte do mundo. Conferências Web ajudar os médicos a aprender técnicas, sem perder tempo em viagens. Vidas de pacientes criticamente doentes pode ser salvo, como o tempo é salvo.

Gerenciamento de banco de dados

Importância do computador na indústria da hospitalidade é bem conhecida. Reserva de hotéis, reserva de bilhetes, gestão de estoque, é feito com a ajuda de computadores. Computadores revolucionaram a indústria de cuidados de saúde também. Gerenciamento de banco de dados em clínicas e hospitais tornou-se uma tarefa fácil com a chegada dos computadores. Computadores ajudam a manter o controle de toda a história do paciente médico, estoque de medicamentos, compras e vendas, informações de funcionários, tudo. A informação necessária está disponível no clique de um botão. Armazenando relatórios médicos de milhões de pacientes é mais fácil com computadores.
O armazenamento de dados em computadores é uma forma ecológica de armazenamento de informações. Vários sites informam sobre as pessoas que regularmente doam sangue. Sangue de qualquer grupo de sangue é, portanto, disponível dentro de alguns minutos, com a ajuda da Internet.

Tecnologia Avançada

Computadores fornecem a base para os avanços tecnológicos que são vistos em todos os campos. O campo da medicina também tem beneficiado de computadores. Estes dias, software especialmente projetado e máquinas automatizadas são usadas para tratar várias doenças e distúrbios. As ferramentas de diagnóstico, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultra-som testes, a tecnologia de radiação, requerem computadores.
Novas tecnologias computadorizadas utilizados durante as operações (por exemplo, cirurgias laparoscópicas, o uso de micro-câmeras, cirurgias a laser, cortes de máquinas, resultaram em muito estadias curtas em hospitais após a cirurgia e recuperação rápida também. Com o aprimoramento diagnóstico e rápido, as chances de recuperação também aumentaram significativamente. Micro-câmeras de ajudar a realizar procedimentos delicados sem muita perda de sangue. importância dos computadores na área da saúde é explicada pelo seu uso em tratamentos de infertilidade, a pesquisa de DNA, tratamento de câncer (radioterapia), tratamento de bebês prematuros, a detecção de defeitos no feto no útero, etc O UTIs em hospitais estão equipados com máquinas computadorizadas que monitoram a saúde dos pacientes criticamente enfermos. Navegue através de "importância dos computadores na medicina" um outro artigo para obter mais informações.

Medical Imaging - Importância dos computadores no sector da saúde

Importância dos computadores no sector da saúde é realmente indiscutível quando se trata de imagens médicas. Ela tem ajudado a salvar vidas de milhões de pessoas. Diversos tipos de técnicas de ajudar a criar imagens do corpo humano, ou partes do corpo, para fins médicos.
Os métodos modernos de digitalização e imagem, como a ressonância magnética (RM), ultra-sonografia, mamografia, imagens 3-D são baseados na tecnologia de informática avançada. O armazenamento dessas imagens também é fácil por causa dos computadores. Máquinas computadorizadas e câmeras infravermelhas ajudar a obter imagens nítidas e finas e perfeitas.
Os computadores podem informar sobre as mudanças que ocorrem no interior do corpo humano sem um corte na pele. Por exemplo, cintilografia óssea, ultra-sonografia pré-natal, os monitores de glicose no sangue, endoscopia, monitores de pressão arterial, computadores etc trouxeram mais precisão em exames médicos e de diagnóstico. Importância dos computadores no sector da saúde trouxeram uma detecção mais rápida e alertas médicos, resultando em um aumento da expectativa de vida dos pacientes.

Problemas causados pelo mau uso do Computador

A lista de problemas de saúde associados ao computador é extensa e surpreende. A mais famosa é a Síndrome do Túnel Carpal, muitas vezes confundida com a Tenosinovite ou ainda com uma Tendinite, já que ambas podem ter a mesma origem.
Os sintomas causados pelo "mau uso" dos computadores são dores de cabeça, da nuca e nas costas, dificuldades na visão e stress. Mas o computador não é o único culpado. Os monitores, scanners, impressoras, e até os móveis; cadeiras, mesas, aparelhos de iluminação também podem causar problemas para o usuário da computação. Além disso, a excessiva exposição à radiação de baixa freqüência pode causar influências negativas sobre a gravidez, além dos casos de problemas de postura e outros de percepção.

Trabalhando com Computadores.

Todos os fatores, no nosso trabalho, devem ser levados em consideração e o local deve ser encarado como um sistema em equilíbrio:
·         A iluminação (natural ou artificial);
·         O ar que respiramos (condicionado ou não);
·         Os móveis;
·         Os pisos e tetos (cores claras e tranqüilizantes);
·         Ruídos;
·         Qualidade dos equipamentos de trabalho;
·         Objetos de decoração;
·         O próprio operador;
·         Os colegas de ambiente (fumantes ou não);
·         O tipo de trabalho a ser executado (uso intenso do teclado);
Pode também ter influência nos problemas causados pelo computador, os aspectos psicossociais do ambiente de trabalho como a pressão sobre prazos de entrega de tarefas e o relacionamento com superiores. Com a facilidade com que se obtém, com a informatização, uma maior produtividade com custos menores, o empregado é pressionado a produzir mais, isto ajuda a aumentar o nível de stress. Esta situação, que se tornou comum, tem sido a origem do problema e, a maior parte deles atinge as mãos, pulsos, pescoço e costas, e a culpa, na maioria dos casos, é atribuída ao computador.

Prevenção

A prevenção é o melhor remédio. Entretanto, o sistema deve funcionar em equilíbrio e mexendo num ponto pode-se alterar outros, dificultando ainda mais o equilíbrio desejado.
Nem todas as pessoas que usam o computador estão exposta a agressões. Os fatores envolvidos são: o tipo de atividade, o equipamento, o horário de trabalho e a condição física do operador. Muitas pessoas não têm noção do tamanho ou extensão de um dano causado por má prática na operação, levando seu corpo ao limite de sua capacidade e tornando uma recuperação difícil.

Mantenha-se saudável

Um estilo de vida saudável pode ajudá-lo a desempenhar com prazer as atividades do seu dia-a-dia, inclusive o tempo gasto no computador. Aprender mais sobre sua saúde também é importante para você se sentir confortável e produtivo no uso de seu computador.
Para manter uma boa saúde, experimente o seguinte:
·         Tenha uma alimentação balanceada e descanse o suficiente.
·         Exercite-se para manter a forma física geral e melhorar a força e a flexibilidade do corpo. Consulte um profissional de saúde qualificado para ajudá-lo na escolha dos alongamentos e exercícios corretos para você.
·         Aprenda a administrar o estresse. Uma das maneiras de reduzir o estresse no trabalho é planejar a área de trabalho e sua programação de forma a minimizar as distrações e os ruídos.
·         Consulte um profissional de saúde qualificado se tiver perguntas sobre como seu estado de saúde e sua condição física podem estar relacionados às doenças osteomusculares. Embora os pesquisadores não possam ainda responder a muitas perguntas sobre as doenças osteomusculares, há um consenso geral de que muitos fatores podem estar associados à sua ocorrência, incluindo: lesões anteriores, diabetes, alterações hormonais (como gravidez) e artrite reumática.



CONCLUSÃO

            Em suma, O computador faz parte do quotidiano de muitas pessoas, seja para fins profissionais, seja para estudos, seja para diversão, enfim. Como consequência, muita gente acaba passando horas e mais horas por dia na frente do PC, e esta situação pode, mais cedo ou mais tarde, resultar em problemas de saúde.
O computador aguça e satisfaz a curiosidade humana, levando-o consequentemente a querer buscar mais conhecimento. Nos últimos vinte anos o computador evoluiu de forma surpreendente, tornou-se uma coisa comum na vida de grande parte da população mundial.



  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA


___________www.einstein.br/. saúde/proteja.../computador-cuidado-com-o-excesso.a
___________ https://pt.wikipedia.org/wiki/Sa%C3%BAde
___________ https://pt.wikipedia.org/wiki/Computador
___________ http://www.saudevidaonline.com.br/computa.htm
___________ www.microsoft.com/hardware/pt-br/support/healthy-computing-guide