a unção de Deus

O que é a unção de Deus?
A unção de Deus é a capacitação que Deus dá a todo crente para O servir. A unção de Deus nos santifica, purificando-nos do pecado. A unção é sinal de dedicação a Deus.
O que significa unção?
Unção significa que algo ou alguém foi ungido – literalmente significa que óleo foi derramado sobre ele.
Antigamente, as pessoas se untavam com óleo por motivos de higiene e beleza. O óleo faz bem à pele e óleos aromáticos faziam as pessoas cheirar bem. Alguns tratamentos médicos também usavam óleo como pomada.
Ungir com óleo também tinha outros significados:
Dar honra a um convidado
Mostrar felicidade
Indicar o fim do luto
Unção no Antigo Testamento
No Antigo Testamento, a unção também tinha motivos religiosos. A coisa ou a pessoa ungida era abençoada e escolhida por Deus para cumprir um propósito especial. A Bíblia fala sobre a unção de:
Objetos – todos os objetos do templo eram ungidos para indicar que eram sagrados. Os objetos ungidos eram usados exclusivamente no serviço do templo, não podiam ter qualquer outra função – Êxodo 40:9-11
Sacerdotes – para indicar o início de seu ministério sagrado no templo, com a aprovação de Deus – Êxodo 40:13-15
Profetas – alguns profetas eram ungidos para começar seu ministério profético, sendo reconhecidos oficialmente como mensageiros de Deus – 1 Reis 19:16
Reis – o rei era ungido para mostrar que tinha sido escolhido para governar o povo de Israel, obedecendo a Deus – 1 Samuel 16:13
Unção de Deus no Novo Testamento
Cristo e Messias significam “ungido”. Jesus foi ungido por Deus, com o Espírito Santo, para realizar seu ministério e salvar o mundo (Lucas 4:18-19).
Todo que aceita Jesus como seu salvador é ungido por Deus, escolhido como Seu filho. Quando uma pessoa se converte, ela recebe a unção do Espírito Santo (2 Coríntios  1:21-22). Essa pessoa se torna sacerdote de Deus, consagrado e equipado para O servir e proclamar o evangelho (1 Pedro 2:9-10). Essa é a unção de Deus.

A unção de Deus não é um dom reservado apenas a alguns crentes especiais, é para todos. Pessoas diferentes têm ministérios e dons diferentes mas a unção de Deus é a mesma para todo crente. Unção e dom são duas coisas diferentes. A unção indica nossa eleição como povo de Deus; o dom é uma bênção individual, dando uma capacidade específica.