A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO EDUCACIONAL

                                                          CEPEX MT
                                   CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO  
                                                    ESTADO DO MATO GROSSO.
                A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA NO PROCESSO EDUCACIONAL.
                                                           COMENTÁRIO
                                          
                    Autor: Ivan Dionizio da Cruz. Prof. filosofia e mestre em Sociologia

       O objetivo deste comentário é ver as possibilidades educativas das Tecnologias eletrônicas videogames, celulares, tablets, e outros. através dos usuários e da produção de narrativas sobre o jogo e o jogar em situações escolares. Em outras palavras, pretende-se realizar uma possibilidade de ação dos jogos eletrônicos e multimídia, e de modo que as crianças e adolescentes interajam com esses jogos no ambiente escolar. Ficando clara a compreensão de como as crianças se apropriam, utilizam e aprendem com as tecnologias de informação, que são antes de tudo as próprias formas de aprender a utilizar as máquinas. 
      Nos dias de hoje a tecnologia da Informação no Ensino Fundamental e médio é um avanço positivo.
Porém a tecnologia trouxe para nossa sociedade impactos tanto positivos, como negativos. E um dos públicos alvos mais afetados por essa vasta nuvem de informações, são crianças e adolescentes, que cursam o ensino fundamental e médio. Mas será que esses jovens tem usado de forma correta essas ferramentas tecnológicas? O que a educação tem feito para estimular o uso devido desses equipamentos? É comum se ver um jovem conectado ao Whatsapp, Facebook, escutando música no Mp3 ou até mesmo viciada em games, e por incrível que pareça a quantidade de horas que eles se dedicam a essas atividades é imensa. Agora reflita comigo; quantas dessas horas eles atribuem aos estudos, a leitura de um livro, jornal, revistas, e outros? Se a sua resposta foi quase nada ou nada. Acertou! Pois muitos destes acham um saco ter que estudar ou ler um livro. É ai que a educação entra como ponto “chave” no desenvolvimento desses estudantes, pois uma de suas principais funções é estimular o exercício da cidadania e o interesse pelos estudos. Mas como tornar este ato que são vistos por muitos como monótono, em interativo? Como despertar neles o interesse por essas questões?
A partir deste comentário venho com o objetivo de unir o útil ao agradável, ou seja, unir a paixão que essa garotada tem por tecnologia, com a necessidade de se obter um bom aprendizado. Através de jogos interativos que possuirão em seu conteúdo as disciplinas explicadas pelos professores de formar a fixar tudo aquilo que foi desenvolvido em sala de aula e apresentar a esses alunos uma nova visão de tecnologia. Fica claro constatar que essa nova forma de aprendizado foi desenvolvida com o objetivo de dar suporte no ensino fundamental e médio, cabendo aos educadores instruir os seus alunos a desfrutar da melhor forma os benefícios que este tem a oferecer. O desenvolvimento da tecnologia da informação no ensino fundamental e médio passa a ser uma necessidade. O trabalho planejado garante de forma simples dar suporte, de modo que venha a ajudar os alunos no aprendizado e os professores na explicação dos conteúdos. Este tipo de educação/aprendizado transforma a relação tradicional na sala de aula. O conceito de autoridade do professor e seu domínio sobre o processo de ensino se transformam em compartilhamento do aprendizado. Surge uma nova interface entre alunos professores, mediada pelas tecnologias computacionais, como os jogos digitais e pesquisas.
Em muitos casos, as escolas públicas possuem computadores conectados à internet, mas os professores não recebem formação adequada para utilizar a tecnologia com o fim de dinamizar as aulas e constituírem-se em autores e produtores do conhecimento por meio delas no espaço escolar. Por isso, é preciso ir além da preocupação manifestada pelo Ministério da Educação, de garantir que as escolas públicas tenham laboratórios de informática conectados à internet e acesso a conteúdos digitais educacionais com objetivo não só melhorar o desempenho educacional, mas também promover a inclusão digital para as crianças de baixa renda, que estão matriculadas em escolas da rede pública.  Acredita-se, que os alunos que têm acesso à Internet têm melhor desempenho escolar: “A correlação entre desempenho escolar e acesso a computador é positiva em todas as faixas etárias sendo maior nas faixas que compreende alunos de 11 a 18 anos que frequentam o 6º ao 9º ano do ensino fundamental e médio”. Tanto nas disciplinas ciências humanas como nas exatas, essa foi à faixa que mostrou mais impacto. O fato de ter computador nessas disciplinas se relaciona com um desempenho escolar maior e melhor do que os alunos que não possuem computadores. Objetivo é apoiar a metodologia de cada professor e promover uma política com todo corpo docente de cada escola, com objetivo de melhorar a qualidade do ensino no Brasil. Com isso podemos destacar os jogos, produzem diversos benefícios no desenvolvimento das crianças, e dos à dolecentes os quais podem ser classificados em: Atividades que suprem as necessidades do crescimento e satisfazem os jovens; benefícios intelectuais podem desenvolver as mais diversas habilidades, tais como: memória, atenção, observação e raciocínio; 
 benefícios sociais: nos jogos crianças e adolescentes podem aprender que as regras não constituem um constrangimento, mas condição de cooperação; benefícios didáticos: diversas teorias tornam-se mais interessantes quando aplicadas sob a forma de jogos. As características que tornaram os jogos educativos computadorizados bem mais motivadores são o desafio, a fantasia e a curiosidade. Os jogos podem fornecer alguns resultados educativos não previstos e que são tão importantes quanto os previamente determinados. Podem oferecer oportunidades para o aluno usar lógicas, raciocínio e habilidades de organização para resolver problemas de maneira mais interessante do que seriam expostos em um exercício comum. Um jogo simples pode ensinar várias habilidades e conceitos, de maneira sofisticada para que os alunos não cansem rapidamente.
                                          REFLEXÃO DO COMENTÁRIO.
Neste comentário abordamos o Tema, A importância da tecnologia na educação, que fala das novas tecnologias, no ensino dos jovens, para estimulá-los a estudar ter uma nova visão da tecnologia, e concluímos que com os Games virtuais, APP, e brincadeiras tecnológicas, ajuda no aprendizado dos jovens, e aos educadores a terem aulas, mas interativas com os jovens que cursam o ensino Fundamental e médio ajudando no desempenho de aprendizagem dos alunos.
                                                     Bibliografia
Inclusão Escolar x Escola Inclusiva-http://www.assistiva.com.br/ei.html

Uso de meios digitais na educação pode melhorar a aprendizagem. http://planetasustentavel.abril.com.br

http://www.scielo.br/scielo. Php?Pid=S0102-88392000000200008&script=sci_arttext

Revista Ensina Mais
Edições: jan/fev 2014; mar/abr 2014; jul/set 2014


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/comentario-tecnologia/153948#ixzz4vly3whyT