A DEGRADAÇÃO DOS SOLOS

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordaremos sobre a degradação dos solos, em primeiramente é necessário sabermos o que o solo? O  solo é um dos elementos naturais essenciais para a vida no planeta, É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por ações humanas inadequadas.




A DEGRADAÇÃO DOS SOLOS

degradação do solo consiste em tudo aquilo que está relacionado à sua destruição. Ao degradar-se, o solo perde sua capacidade de produção, que mesmo com grandes quantidades de adubo não é recuperada para se tornar igual a um solo não degradado. Essa destruição pode ser ocasionada por fatores químicos (perda de nutrientes, acidificação, salinização), físicos (perda de estrutura, diminuição da permeabilidade) ou biológicos (diminuição da matéria orgânica).
O desmatamento e a ação do ser humano são dois dos principais fatores que causam essa série de consequências negativas ao solo, isso porque um dos elementos importantes que influenciam na formação do solo é a vegetação presente no local. Ela é responsável pela circulação de nutrientes e pela proteção do solo, então, uma vez em que há o desmatamento da área, o solo fica exposto, desprotegido e mais suscetível à degradação.
Em entrevista, um dos representantes da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, relatou que 33% dos solos no mundo enfrentam uma degradação de moderada a grave, na América do Sul, ela afeta 14% das terras.

Contaminação química

contaminação do solo por agentes químicos é outro dos principais problemas ambientais da atualidade, é também causada pela interferência do ser humano na natureza e resulta na improdutividade e infertilidade do solo, além da provável perda da fauna local.
Além da contaminação através do uso indiscriminado de agrotóxicos, fertilizantes e pesticidas pela agricultura, podemos citar também como formas de contaminação o descarte incorreto de resíduos industriais e de lixo eletrônico, a presença de lixões, as queimadas, usadas como forma de desmatamento para a agricultura e, embora pouco casos tenham ocorrido, acidentes envolvendo elementos radioativos.
Além de tornar os solos improdutivos e afetar a qualidade de vida da população que vive sobre eles, esse tipo de contaminação pode afetar o lençol freático, a vegetação de uma determinada localidade e até a fauna, prejudicando o funcionamento dos ecossistemas.

Alternativas

Para que não ocorra a degradação do solo ou pelo menos para contê-la e amenizá-la, existem algumas técnicas de preservação e conservação, são elas:
Reflorestamento e adubação verde
adubação verde consiste no cultivo de plantas que posteriormente serão incorporadas ao solo através da decomposição, como as leguminosas, enriquecendo-os com os minerais que as plantas cultivadas necessitam para seu desenvolvimento, e o reflorestamento é o plantio de árvores e plantas em locais que anteriormente haviam sofrido desmatamento.

Rotação de culturas

O sistema de rotação de culturas consiste em alterar anualmente as espécies vegetais plantadas em uma mesma área agrícola. Devem ser escolhidas plantas com raízes e exigências nutricionais diferentes. São muitas as vantagens da rotação de culturas: proporciona a produção diversificada de alimentos, melhora as características físicas, químicas e biológicas do solo, auxilia no controle de ervas daninhas, doenças e pragas, repõe a matéria orgânica do solo, protege o solo da ação de agentes físicos de intemperismo.

Curvas de nível

São linhas de plantas dispostas em uma mesma altura, no sentido do fluxo da água. O plantio em níveis cria obstáculos à descida das águas de enxurradas, o que diminui a velocidade de arraste das partículas do solo e aumenta a infiltração da água no terreno.
Além dessas técnicas de conservação, precisamos também ter a consciência e fazer o uso da terra segundo as suas aptidões naturais, visando o manejo adequado e a conservação do solo. A população em geral desconhece a importância do solo, o que contribui para ampliar processos que levam à sua alteração e degradação. O conhecimento e uso racional do solo é um plano de exploração das terras sem desgastar a riqueza dos seus recursos e diminuir sua produtividade.

CONSEQUÊNCIAS

- A degradação do solo pode deixá-lo infértil ou com baixas concentrações de nutrientes, dificultando ou inviabilizando a prática da agricultura.
- Aceleração do processo de desertificação em determinadas áreas.
- Desfiguração de paisagens naturais.
- Bloqueio de estradas e rodovias, provocados pelo deslizamento de encostas. Este problema também pode ocorrer em áreas com presença de habitações, provocando o soterramento das mesmas e morte de pessoas.




CONCLUSÃO

Conclui-se que o solo é um recurso natural básico, constituindo um componente fundamental dos ecossistemas e dos ciclos naturais, um reservatório de água, um suporte essencial do sistema agrícola e um espaço para as actividades humanas e para os resíduos produzidos. 
Uma vez que, na natureza todos os processos são interdependentes, a degradação do solo está intimamente relacionada com problemas de outros recursos: recursos hídricos, biodiversidade e redução da qualidade de vida da população afectada. 









BIBLIOGRAFIA

- Degradação dos solos
Autor: Guerra, Antônio J. Teixeira e outros
Editora: Bertrand
Temas: Geografia,