A construção de paz em Angola

A construção de paz em Angola
Angola viveu décadas da sua história em guerra – de 1961 a 1974 contra o poder colonial português e a partir de 1975 uma guerra civil. Em 2002, a guerra chegouao fim. Qual é o balanço após dez anos de paz?
No dia 4 de Abril de 2002 foi assinado o acordo de paz entre o governo do MPLA – Movimento Popular de Libertação de Angola – e a UNITA – União Nacionalpara a Independência Total de Angola –, as duas formações políticas que mais influência tinham e têm no país.
Os dois partidos pousaram as armas e puseram, assim, um ponto final a 27 anos de guerracivil. Uma guerra que provocou a fuga de muitos angolanos para outros países. Segundo dados do ACNUR, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados , mais de 600 mil refugiaram-se noestrangeiro e cerca de 4 milhões dispersaram-se pelas regiões do próprio país. Assim, um terço da população do país procurou refúgio fora ou dentro de Angola.
Como tudo começou
A guerra começou com a lutacontra o poder colonial. Em 1961 vários grupos iniciaram a luta contra o colonialismo português.
O MPLA, apoiado pela União Soviética e por Cuba, foi um desses grupos, assim como a UNITA que,inicialmente, teve o apoio da China, e a FNLA, que teve o apoio de Mobuto Sese Seko, na altura presidente do então Zaire.
No entanto, depois da independência, o líder da UNITA, Jonas Savimbi, aliou-se àÁfrica do Sul e aos Estados Unidos da América. A guerra em Angola já não era só dos angolanos. O ocidente e o leste alastravam as suas ideologias através do apoio que davam a vários países em África. A"Guerra Fria" tornou-se uma "Guerra Quente" em Angola.
Paz falhada – Bicesse e Lusaka

Em 1991 a UNITA e o governo do MPLA assinam os acordos de Bicesse, uma localidade no Concelho de Cascais na regiãode Lisboa.
Em 1992 são realizadas as primeiras eleições presidenciais. O candidato do MPLA, José Eduardo dos Santos, saiu vencedor, embora sem maioria absoluta.