Internet

INTRODUÇÃO
Actualmente, a famosa e poderosa Internet, é nada mais nada menos do que um aglomerado de milhões e milhões de computadores, interligados pelo protocolo TC/IP (o famoso IP adress), que ao mesmo tempo permite o acesso e a transferência de dados.
Hoje em dia, ela tem uma grande variedade de recursos e serviços, não podendo se esquecer dos documentos interligados por meio de ligações da Word Wide Web (WWW), e a infra-estrutura para suportar os grandes correios electrónicos, e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
O presente trabalho tem como objectivo principal falar sobre a internet, sabendo como surgiu, os tipos de redes, efeitos e consequências, vantagens e desvantagens. Para a efectuação deste trabalho utilizou-se a pesquisa exploratória em Manuel básico de Informática no título que dizia os aspectos básicos sobre o tema em síntese.






INTERNET
Definição
A Internet é uma rede mundial que interliga milhões de computadores em todo o mundo, de vários tipos e tamanhos, marcas e modelos e com diferentes sistemas operacionais. Portanto, dizendo de modo simples, é uma forma fácil e barata de fazer com que computadores distantes possam se comunicar. 
Apesar de ter uma história relativamente curta, a Internet se revela como um grande factor de comunicação, integração social, armazenamento de informações de todos os tipos e globalização de produtos.
Assim, a Internet é formada por computadores comuns e por outros, especiais, os servidores, máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, controladas por universidades, empresas e órgãos do governo. 
COMO SURGIU
Sem dúvidas a internet tem revolucionado o mundo dos computadores e da comunicação como nenhuma outra invenção foi capaz de fazer. A história da internet se inicia no ano de 1962, onde o comunismo fazia grande oposição e força aos Estados Unidos, assim os americanos resolveram criar uma rede de comunicação militar que fosse forte o bastante para resistir a um ataque nuclear. O conceito desta ideia revolucionária se baseava em um sistema descentralizado, o qual permitia que a rede funcionasse mesmo com a destruição de um ou mais máquinas.
Um dos principais criadores e desenvolvedores da Internet foi Paul Baran, o qual teve a ideia de criar uma rede com a forma de uma gigantesca tela, sendo que analisando o sistema centralizado que tinha grande vulnerabilidade, pois com a destruição de seu núcleo, a comunicação seria impossível, assim optou pela rede híbidra de arquiteturas em estrela com malhas, fazendo com que a informação trafegasse de forma dinâmica.
O mecanismo utilizado era o seguinte, os “dados” se deslocariam na rede de forma dinâmica “buscando” o caminho que esteja menos sobrecarregado, onde os mesmos “esperam” caso todos os caminhos estejam sobrecarregados, sendo esta a tecnologia denominada de “Packet Switching”.
Foi em agosto de 1969 que a denominada ARPANET (Advance Research Projects Agency) entrou em actividade militar, com a finalidade de ligar quatro universidades para aumentar a comunicação entre a força dos EUA. A rede ARPANET foi a grande responsável pela internet que temos actualmente, pois a mesma contava com algumas características fundamentais que a rede de hoje também possui, como: protocolos básicos, comunicação entre as máquinas de forma descentralizada, e um ou mais “nós” na rede poderiam ser removidos sem danificar o seu funcionamento.
Foi no início da década de 70 que outras universidade e demais departamentos de defesa obtiveram permissão para se conectar à rede, isto é, a ARPANET. No entanto, para a surpresa de todos, no fim da década de 70 a ARPANET já tinha se expandido rapidamente, a qual forçou a troca de protocolo para o protocolo TCP/IP.
Foi somente na década de 80 que passou a ser utilizado o termo internet e que se tornou um meio de comunicação, sendo que visando facilitar a vida dos usuários da rede e pesquisadores para o compartilhamento de pesquisas, logo foi desenvolvida a World Wide Web, que à principio não contava com muitas imagens, mas sim com muitos textos.
Em 1992 foi criado o primeiro navegador de internet, o Mosaic, que dispunha de interface mais amigável e disponibilizava navegação por links e de imagens. E assim a internet foi se desenvolvendo e se aprimorando, e o resultado é este sucesso mundial com presença de empresas e milhares de usuários activos diariamente.
TIPOS DE REDES DE INTERNET
No contexto da informática, uma rede consiste em diversos processadores que estão interligados e compartilham recursos entre si. Antes, essas redes existiam principalmente dentro de escritórios (rede local), mas com o passar do tempo a necessidade de trocar informações entre esses módulos de processamento aumentou, dando vez a diversos outros tipos de rede. Entenda o que significam alguns dos principais tipos de redes de computadores.
LAN – Rede Local
As chamadas Local Area Networks, ou Redes Locais, interligam computadores presentes dentro de um mesmo espaço físico. Isso pode acontecer dentro de uma empresa, de uma escola ou dentro da sua própria casa, sendo possível a troca de informações e recursos entre os dispositivos participantes.


MAN – Rede Metropolitana
Imaginemos, por exemplo, que uma empresa possui dois escritórios em uma mesma cidade e deseja que os computadores permaneçam interligados. Para isso existe a Metropolitan Area Network, ou Rede Metropolitana, que conecta diversas Redes Locais dentro de algumas dezenas de quilómetros. 
WAN – Rede de Longa Distância
A Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, vai um pouco além da MAN e consegue abranger uma área maior, como um país ou até mesmo um continente. 
WLAN – Rede Local Sem Fio
Para quem quer acabar com os cabos, a WLAN, ou Rede Local Sem Fio, pode ser uma opção. Esse tipo de rede conecta-se à internet e é bastante usado tanto em ambientes residenciais quanto em empresas e em lugares públicos. 
WMAN – Rede Metropolitana Sem Fio
Esta é a versão sem fio da MAN, com um alcance de dezenas de quilómetros, sendo possível conectar redes de escritórios de uma mesma empresa ou de campus de universidades. 
WWAN – Rede de Longa Distância Sem Fio
Com um alcance ainda maior, a WWAN, ou Rede de Longa Distância Sem Fio, alcança diversas partes do mundo. Justamente por isso, a WWAN está mais sujeita a ruídos. 
SAN – Rede de Área de Armazenamento
As SANs, ou Redes de Área de Armazenamento, são utilizadas para fazer a comunicação de um servidor e outros computadores, ficando restritas a isso.
PAN – Rede de Área Pessoal
As redes do tipo PAN, ou Redes de Área Pessoal, são usadas para que dispositivos se comuniquem dentro de uma distância bastante limitada. Um exemplo disso são as redes Bluetooth e UWB.
EFEITOS DO USO DA INTERNET
O modo como lidamos com a informação na Internet e com a possibilidade de acesso rápido a diversos conteúdos influencia o modo do homem pensar. Mais do que isso, muda o nosso funcionamento biológico padrão. Seguindo o curso natural da evolução, nossos cérebros estão nos preparando para funcionarmos como ciborgues.
Não é papo de ficção científica: as mudanças que a tecnologia causa no funcionamento da mente e do corpo humano são estudadas a sério por pesquisadores de áreas como antropologia e psiquiatria. Alguns acham que a Internet nos faz pensar mais rápido e de modo não-linear; outros, mais pessimistas, dizem que a tecnologia está nos tornando viciados em estímulos e incapazes de processar grandes blocos de informação, e recomendam mais calma.
CONSEQUÊNCIAS
A Internet veio para revolucionar a forma de pensar da nossa sociedade. Porém, à medida que essa necessidade pelo uso da internet se torna algo incontrolável, acabamos por nos tornar cada vez mais dependentes dela, e ficamos alienados com a mesma. Essa alienação provocada pela Internet, é talvez o principal malefício.
Como é do nosso conhecimento, são os jovens os principais usuários da internet. Estes são os grandes responsáveis pela ampla globalização e utilização desse meio de comunicação na sociedade. Eles acarretam diversos problemas e consequências que a mesma nos traz para a nossa vida pessoal e social.
Crimes, vícios, alienação: a internet é traiçoeira nas nossas vidas. É preciso que saibamos utilizá-la, na hora exacta e de maneira exacta, pois podemos acabar por ficar dependentes desta tanto quanto um alcoólico depende do álcool ou até mesmo um drogado que não vive sem as drogas. O problema é grave. É preciso que tenhamos consciência dos males que a internet nos causa, em todos os sentidos possíveis, e possamos utilizá-la como algo essencial, mas nunca indispensável para a nossa vida.
VANTAGENS E DESVANTAGENS

Vantagens

Cultura do conhecimento

Poderíamos chamar simplesmente de democratização da educação. A educação é milenar, mas nunca foi muito democrática. A razão para isso, entre outras, poderia estar na dificuldade da comunicação do conhecimento.
A internet resolve isso. Está claro que vivemos a cultura do conhecimento. Governos e educadores precisam urgentemente tirar proveito da internet para construir um modelo educacional mais amplo.

Conveniência

Uma das grandes vantagens da internet é a conveniência. É rápido, fácil e está ali a poucos cliques. Posso em poucos minutos ir ao banco, fazer uma compra, pagar uma conta, emitir um documento, conversar com várias pessoas, pesquisar aquela receita, entre outras coisas. As pessoas compartilham nas redes sociais aquilo que gostam, interagem com outras pessoas e cria um ambiente, ainda que virtual, de convivência saudável com uma quantidade de pessoas muito grande.

Inclusão social

Acesso ao conhecimento, conveniência na obtenção de serviços, pesquisas, entre outras. Pela natureza gratuita da maioria dos conteúdos, a internet proporciona uma inclusão social e digital sem precedentes. Esta inclusão também coloca pessoas em contacto com outras e de uma forma muito intuitiva as pessoas acabam aprendendo coisas novas o tempo todo.

Eliminação de fronteiras

Posso ir ao Louvre em Paris, pesquisar uma informação na Agência de Inteligência Americana, dar uma olhadinha nas ruas de Tóquio pelo Google Street View, ver os vídeos produzidos em Jerusalém, entre outros. Nunca tivemos esta liberdade e facilidade de locomoção pelo globo, embora virtual.
Geração de oportunidades
Antigamente as grandes corporações, governos e os sistemas controlavam a comunicação, os negócios e boa parte da cultura. Mas a internet deu voz as pessoas e com uma conta em uma rede social, um blog ou um canal do Youtube, muitas pessoas desconhecidas estão fazendo valer suas ideias, realizando negócios, promovendo cultura e conhecimento e gerando renda para muitas pessoas. Ganhar dinheiro com a internet é uma das grandes oportunidades que pessoas comuns tem. Este blog é um belo exemplo.

Desvantagens

Privacidade

Mas nem tudo é vantagem na internet. Há um lado ruim que também precisa ser considerado. A privacidade é uma delas. Na internet muitas pessoas ficam expostas e com isto acabam sendo vítimas de golpes, roubos entre outros crimes. Muitos reclamam de falta de privacidade nas redes sociais, entre outros. São novos tempos e novas posturas precisam ser tomadas.
Cuidado ao expor na internet: fotos, vídeos e informações pessoais como endereços, números de telefones, entre outros. Isto inclui as redes sociais.

Anonimato e a ilegalidade

Muitos se escondem atrás de um suposto anonimato para cometer crimes e fraldes dos mais diversos tipos. Há muita ilegalidade, pequenas fraudes são cometidas a todo momento e acções como essas mostram um lado ruim da internet. Já vimos casos em que grandes sites foram alvos da justiça e até um bloqueio do serviço de mensagens Whatsapp em 2016. Tudo isso mostra que pessoas usam a internet para praticar crimes, proferir ofensas e outras actividades ilegais, usando a ideia do anonimato.

Abordagem superficial

Outra desvantagem da internet é a abordagem muitas vezes superficiais dos assuntos apresentados. Isto não chega a ser um problema tão sério como os mostrados anteriormente, mas sempre deixa um buraco. É diferente a abordagem encontrada na web com a abordagem de um livro por exemplo. Este último tem começo, meio e fim. Na internet as vezes as coisas ficam no ar.
Perda do foco
Outro aspecto que precisa ser considerado é que a internet é também uma forma de entretenimento ao mesmo tempo em que ela é uma ferramenta de trabalho ou de estudos, por exemplo. Desta forma é muito fácil perder o foco do trabalho ou dos estudos com as inúmeras atracções que estão a um clique de distância. Manter o foco enquanto se usa a internet tem sido um grande desafio para muitas pessoas e infelizmente muitos não conseguem se concentrar naquilo que deveria.

Custos e dificuldades de acesso

Para finalizar, a maior desvantagem da internet pode ser mesmo a dificuldade que muitos têm para conseguir acessá-la. Ainda é muito caro e a qualidade deixa muito a desejar. Em algumas regiões é difícil conseguir conexão de banda larga e quando conseguem são caras e as vezes ruim.
FORMAS DE CONEXÃO À INTERNET
Basicamente existem três formas de acesso à internet:
Acesso discado: Acesso através da linha telefónica convencional (também chamado de acesso via Dial-Up), produzindo uma velocidade de acesso muito baixa e um custo elevado.
Acesso banda larga (ADSL): Acesso através de modernos equipamentos (modens) utilizando o cabo do telefone e não a linha em si, isto proporciona uma velocidade de acesso muito boa e um custo baixo.
Acesso por Rede Privada ou Corporativa: Acesso realizado através de uma rede já existente (intranet).



CONCLUSÃO
Com base no que foi referenciado acima, vimos que a internet é a invenção tecnológica mais avançada e que mais benefícios traz à nossa sociedade actual. É o veículo de comunicação mais rápido e que transforma o mundo numa aldeia global. É também na internet que o mundo actual dispõe de mais tempo gasto, quer no plano de trabalho quer nas actividades de lazer.
É na Internet que localizamos qualquer parte do globo à distância dum “click”, ou uma foto, uma música, um filme, ou qualquer coisa que a nossa imaginação possa criar e ou pensar. Com ajuda da internet conseguimos também saber o que se passa no mundo em tempo real e comunicar da mesma forma, num curto espaço de tempo. Na internet há muita informação de todas as partes do mundo, disponível a partir de casa, ou de um local público, onde possamos aceder à Internet.
A Internet pode ser comparada a um centro cultural, no qual há espaço para todo o tipo de coisas: lazer, cultura, trabalho, educação, informação, política, humor, etc. Como não podia deixar de ser, este monstro tecnológico, não nos traz só benefícios, é também um veículo de uma série de malefícios, que nos podem causar transtorno nas mais diversificadas maneiras.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

_______________ Noções básicas de internet. Disponível em: https://primat2009.files.wordpress.com/2010/02/nocoes-basicas-de-internet.pdf. Acesso aos 26 de Junho de 2017