DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA SENSORIAL VISUAL



ÍNDICE



INTRODUÇÃO


A visão é responsável por cerca de 75% de nossa percepção. Resumindo de forma extremamente sintética o ato de ver é o resultado de três ações distintas: operações óticas, químicas e nervosas. O órgão responsável pela captação da informação luminosa/visual e transformá-la em impulsos a serem decodificados pelo sistema nervoso é o olho, sendo ele um instrumento altamente especializado e delicadamente coordenado, e cada uma de suas estruturas desempenha um papel específico na transformação da luz, se transformando no sentido da visão.
Toda a entrada de luz do meio externo até chegar à retina, faz parte do sistema ótico, propriamente dito. A sensibilização da retina se faz quimicamente, a luz convertida em impulsos elétricos, é transportada através do nervo ótico até o córtex. No presente trabalho temos como objectivo principal falar sobre o desenvolvimento do sistema sensorial visuale doenças causadas pela visão.





DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA SENSORIAL VISUAL

Os sistemas sensorial e perceptivo são, certamente, restrições estruturais do indivíduo ao movimento e a outras atividades, tal como a leitura. Essa discussão do desenvolvimento do sistema sensorial é a base para a exploração do desenvolvimento perceptomotor e do equilíbrio.
Sensação é a atividade neural disparada por um estímulo que ativa um receptor sensorial e que resulta em impulsos nervoso sensoriais que se deslocam através para o cérebro.
Percepção é um processo de múltiplos estágios que ocorre no cérebro e que inclui seleção, processamento, organização e integração da informação recebida dos sentidos.
O Desenvolvimento Visual:
A visão desempenha um papel principal na maioria das performances de habilidades. Para entendermos melhor esse papel, precisamos examinar as mudanças em três aspectos da visão relacionadas à idade:
ü    Acuidade
ü    Acomodação
ü    Sensibilidade de contraste
A acuidade, a acomodação e a sensibilidade de contraste indicam o quão detalhada a informação visual se apresenta.
Visão na Infância
Durante o primeiro mês de vida, o sistema visual oferece à criança uma visão funcionalmente útil, mas não refinada, em um nível de aproximadamente 5% da eventual acuidade do adulto. A resolução de detalhe do recém-nascido permite que ele diferencie características faciais a 20 polegadas de distância (50,8 cm); além disso, ele provavelmente não pode ver objetos claramente. Esse nível de acuidade reflete o tamanho relativamente pequeno do olho da criança (resultando em uma imagem de tamanho pequeno), bem como a imaturidade da fóvea (sobretudo dos cones) e do córtex visual.

Acuidade é a nitidez da visão.
A Fóvea é a região central da retina que é repleta de cones.
Cones são os fotorreceptores que proporcionam visão finamente detalhada e colorida.
Os recém nascidos não controlam muito bem a acomodação, ainda assim, podem ajustar o foco na direção adequada para objetos próximos. Eles cometem mais erros do que os adultos, mas alcançam níveis adultos aos 3 ou 4 meses de idade e respondem como os adultos pelo 10º mês.
Acomodação é a ação dos músculos ciliares para mudar a curvatura das lentes dos olhos (figura 10.1) para ver objetos a distâncias variadas.
A acuidade visual trata da resolução de detalhe sob condições de alto contraste, enquanto a sensibilidade de contraste trata da resolução em vários níveis de iluminação. A sensibilidade de contraste em recém-nascidos é pobre se comparada à dos adultos, mas suficiente para detectar muitos objetos. A melhoria é rápida nos primeiros 6 meses.
Sensibilidade de contraste é a capacidade para resolver visualmente estruturas espaciais, variando de refinada a bruta, em vários níveis de contraste.
A acuidade visual, acomodação e sensibilidade de contraste são rapidamente aperfeiçoadas no início da infância.
                
Muitas crianças têm astigmatismo, ou visão deslocada, devido a uma curvatura imperfeita da córnea. Todavia, esse fenômeno parece ser passageiro, e sua incidência decai quando as crianças estão entre 6 e 18 meses de idade.
Em torno de 6 meses, então, os sistemas motores da criança estão prontos para começar a locomoção auto-impulsionada, o sistema visual percebe detalhes adequados que o auxiliam nessa tarefa. Da perspectiva ecológica, a visão é um outro sistema que deve se desenvolver a um nível adequado para facilitar a locomoção.

 

DOENÇAS CAUSADAS PELA VISÃO

As doenças da visão, também chamadas de doenças oftalmológicas, são as afecções que afetam o sistema visual, levando à diminuição da acuidade visual, podendo, ocasionalmente, resultar em perda total da visão.
A redução da acuidade visual tem origem, especialmente, em defeitos de refração, que podem ser corrigidos, como:
·                     Miopia: é quando o olho encontra-se anatomicamente maior do que o normal, fazendo com que o raio luminoso não alcance a retina, resultando na formação da imagem antes desta.
·                     Hipermetropia: é quando o olho encontra-se anatomicamente menor do que o normal, levando à formação da imagem após a retina, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldade de enxergar de perto.
·                     Astigmatismo: habitualmente é resultante de uma curvatura desigual da córnea, levando a uma visão distorcida, pois uma parte da imagem é formada na retina, enquanto outras partes formam-se antes ou depois dessa estrutura. Pode ocorrer isoladamente ou em associação com outros defeitos de refração.
·                     Presbiopia: é a perda da acomodação visual devido à idade, resultando da perda da elasticidade progressiva do cristalino.
Outras afecções que causam certo desconforto ou levam à redução da acuidade visual, mas que habitualmente não causam perda total da visão, quando devidamente tratadas, são:
·                     Ceratocone;
·                     Conjuntivite;
·                     Moscas volantes;
·                     Olho seco;
·                     Pterígio;
·                     Terçol;
·                     Deslocamento de retina;
·                     Blefarite.
Dentre outras afecções que acometem o globo ocular e que podem levar à perda de visão, encontram-se:
Nos adultos:
·                     Catarata;
·                     Retinopatia diabética;
·                     Glaucoma;
·                     Doenças maculares;
Nas crianças:
·                     Catarata congênita;
·                     Glaucoma congênito;
·                     Estrabismo;
·                     Ambliopia;
·                     Retinoblastoma;
·                     Doenças ligadas à prematuridade;
·                     Doenças genéticas (por exemplo, daltonismo);
·                     Doenças metabólicas.
O diagnóstico precoce das doenças oftalmológicas, assim como a realização de uma terapêutica adequada são imprescindíveis para a diminuição da morbidade das doenças que acometem a visão.


CONCLUSÃO

Com base no que foi apresentado, diz-se que a contribuição do desenvolvimento do sistema periférico (da retina) no surgimento de funções visuais básicas pode explicar apenas parcialmente as melhorias do comportamento visual, indicando que as mudanças ocorridas no cérebro também são importantes. 
Sendo assim a experiência sensorial em relação ao mundo exterior pode influenciar a forma como o cérebro estabelece conexões após o nascimento; experiências visuais são essenciais para que a visão do bebê possa desenvolver-se normalmente – uma situação do tipo “usar ou perder”; e que o tratamento de doenças oculares infantis comuns deve ter início muito mais cedo do que preconizam as práticas padronizadas.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

_________________ Desenvolvimento do sistema sensorial visual. Disponível em: ucbweb.castelobranco.br/webcaf/.../Desenvolvimento_do_Sistema_Sensorial.doc. Acesso aos 10 de Junho de 2017
Clínica dos Olhos Vila Maria. Doenças oculares. Disponível em: http://www.covm.com.br/doencasoculares.html. Acesso aos 11 de Junho de 2017

Infoescola. Doença dos olhos. Disponível em: http://www.infoescola.com/doencas/doencas-dos-olhos/. Acesso aos 12 de Junho de 2017.