potencialidades do microsoft powerpoint

INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordarei o tema Power Point  e potencialidade. Microsoft Power Point  é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X. A versão para Windows também funciona no Linux através da camada de compatibilidade Wine. Há ainda uma versão mobile para smartphones que rodam o sistema Windows Phone.



MICROSOFT POWERPOINT
           
O PowerPoint é usado em apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar: imagenssonstextos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), modelos de apresentação pré-definidos, galeria de objetos gráficos e uma gama de efeitos de animação e composição de slides.
O formato nativo do PowerPoint é o PPT, para arquivos de apresentações, e o PPS, para apresentações diretas. A partir da versão 2007 do programa, aMicrosoft introduziu o formato. PPTX. Para executar o Powerpoint em máquinas que não o tenham instalado, é necessário usar o software PowerPoint Viewer, uma vez que o PowerPoint não tem suporte nativo para outros formatos como o SWF, o PDF e mesmo o OpenDocument Format. Os arquivos do PowerPoint em geral são lidos sem problemas por outros softwares similares como o Impress.
O PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vídeos, que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), assim como uma ampla gama de modelos de apresentação pré-definidos e uma vasta galeria de objetos (ClipArt). Há uma extensa gama de efeitos de animação e composição de slides. 
O formato nativo do PowerPoint é o. PPT, para arquivos de apresentações, e o. PPS, para apresentações diretas. Para executar o PowerPoint em máquinas que não o tenham instalados, é necessário usar o software PowerPoint Viewer, uma vez que o PowerPoint não tem suporte nativo para outros formatos como o Flash, o PDF e mesmo o OpenDocument Format. Os arquivos do PowerPoint em geral são lidos sem problemas por outros softwares similares como o Impress.


ELEMENTOS DA TELA DO POWERPOINT
Botão do Microsoft Office
Ele substitui o menu Arquivo (versões anteriores) e está localizado no canto superior esquerdo do programa.
Ao clicar no Botão do Microsoft Office, serão exibidos comandos básicos: Novo, Abrir, Salvar, Salvar Como, Imprimir, Preparar, Enviar, Publicar e Fechar.
Barra de Ferramentas de Acesso Rápido
Localiza-se no canto superior esquerdo ao lado do Botão do Microsoft Office (local padrão), é personalizável e contém um conjunto de comandos independentes da guia exibida no momento.
É possível adicionar botões que representam comandos à barra e mover a barra de um dos dois locais possíveis.
Barra de Título
Exibe o nome do programa (Microsoft PowerPoint) e, também exibe o nome do documento ativo.
Botões de Comando da Janela
Acionando esses botões, é possível minimizar, maximizar e restaurar a janela do programa PowerPoint.
FAIXA DE OPÇÕES
A Faixa de Opções é usada para localizar rapidamente os comandos necessários para executar uma tarefa. Os comandos são organizados em grupos lógicos, reunidos em guias. Cada guia está relacionada a um tipo de atividade como gravação ou disposição de uma página. Para diminuir a desorganização, algumas guias são exibidas somente quando necessário. Por exemplo, a guia Ferramentas de Imagem somente é exibida quando uma imagem é selecionada.
Guias
Os grupos em cada guia dividem a tarefa em subtarefas.
 Os botões de comando em cada grupo executam um comando ou exibem um menu de comandos.
Painel de Anotações
Nele é possível digitar as anotações que se deseja incluir em um slide.
Barra de Status
Exibe várias informações úteis na confecção dos slides, entre elas: o número de slides; tema e idioma.
Nível de Zoom
Clicar para ajustar o nível de zoom.
CRIAR APRESENTAÇÕES
Criar uma apresentação no Microsoft PowerPoint 2007 engloba: iniciar com um design básico; adicionar novos slides e conteúdo; escolher layouts; modificar o design do slide, se desejar, alterando o esquema de cores ou aplicando diferentes modelos de estrutura e criar efeitos, como transições de slides animados.
Para iniciar uma nova apresentação basta clicar no Botão do Microsoft Office, e em seguida clicar em Novo.
Então escolher um modelo para a apresentação (Em Branco, Modelos Instalados, Meus modelos, Novo com base em documento existente ou Modelos do Microsoft Office Online).
SELECIONAR SLIDE
Para selecionar um slide, basta clicar na guia Slide no painel à esquerda.
Para alterar o Layout do slide selecionado, basta clicar na Guia Início e depois no botão Layout, escolha o layout desejado clicando sobre ele.
INSERIR TEXTO
Antes de inserir o primeiro texto é necessário conhecer a aplicação de algumas teclas:
BARRA DE ESPAÇOS
Permite a inserção de espaços em branco.
SHIFT
Só funciona quando pressionada simultaneamente com outra tecla. Serve para fazer letras maiúsculas e acessar a segunda função da tecla, por exemplo: para digitar o sinal “@”, deve-se pressionar simultaneamente as teclas SHIFT e 2.
DEL ou DELETE
Apaga os caracteres que estão à direita do ponto de inserção.
BACKSPACE
Apaga os caracteres que estão à esquerda do ponto de inserção.
← → ↑ ↓
Movimentam o ponto de inserção (cursor) pelo texto
ENTER
Cria uma nova linha.
CAPS LOCK
Trava as maiúsculas. Todas as letras digitadas aparecerão em caixa alta.

Para fazer a acentuação, deve-se digitar a tecla de acento e depois a letra a ser acentuada. Quando a tecla correspondente ao acento for pressionada, não sairá nada na tela; só depois que for digitada a letra é que ela aparecerá acentuada.
Para inserir um texto no slide clicar com o botão esquerdo do mouse no retângulo (Clique para adicionar um título), após clicar o ponto de inserção (cursor será exibido).
FORMATAR TEXTO
Para alterar um texto, é necessário primeiro selecioná-lo. Para selecionar um texto ou palavra, basta clicar com o botão esquerdo sobre o ponto em que se deseja iniciar a seleção e manter o botão pressionado, arrastar o mouse até o ponto desejado e soltar o botão esquerdo.

Justificar
Alinha o texto às margens esquerda e direita, adicionando espaço extra entre as palavras conforme o necessário, promovendo uma aparência organizada nas laterais esquerda e direita da página.
Vantagens do PowerPoint:
·         Obter melhores resultados mais rapidamente com a interface de utilizador do Microsoft Office Fluent
·         Crie diagramas SmartArt poderosos e dinâmico
·         Reutilizar facilmente conteúdo com as Bibliotecas de Diapositivos do Office PowerPoint 2007
·         Comunicar com utilizadores através de plataformas e dispositivos
·         Utilizar esquemas personalizados para criar apresentações mais rapidamente
·         Acelerar os processos de revisão utilizando o Office PowerPoint 2007 e o Office SharePoint Server 2007
·         Formatar de modo uniforme as apresentações com os Temas do Documento

Desvantagens do PowerPoint:
·         Não tem desvantagens
CONCLUSÃO
Depois da pesquisa feita cheguei a conclusão que O PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vídeos, que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), assim como uma ampla gama de modelos de apresentação pré-definidos e uma vasta galeria de objetos (ClipArt). Há uma extensa gama de efeitos de animação e composição de slides.




BIBLIOGRAFIA
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_PowerPoint
acessado no dia 31 de Outubro de 2016.