MICROSOFT POWERPOINT

INTRODUÇÃO

No presente trabalho abordaremos sobre o “Microsoft PowerPoint” em que por sua vez vimos que a Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma Mac OS X. A versão para Windows também funciona no Linux através da camada de compatibilidade Wine. Há ainda uma versão mobile para smartphones que rodam o sistema Windows Phone.



MICROSOFT POWERPOINT

           
O formato nativo do PowerPoint é o PPT, para arquivos de apresentações, e o PPS, para apresentações diretas. A partir da versão 2007 do programa, a Microsoft introduziu o formato. PPTX.
Para executar o PowerPoint em máquinas que não o tenham instalado, é necessário usar o software PowerPoint Viewer, uma vez que o PowerPoint não tem suporte nativo para outros formatos como o SWF, o PDF e mesmo o Open Document Format. Os arquivos do PowerPoint em geral são lidos sem problemas por outros softwares similares como o Impress.
O PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vídeos, que podem ser animados de diferentes maneiras.
O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), assim como uma ampla gama de modelos de apresentação pré-definidos e uma vasta galeria de objetos (ClipArt). Há uma extensa gama de efeitos de animação e composição de slides. 
O PowerPoint é usado em apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar: imagenssonstextos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras.
O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), modelos de apresentação pré-definidos, galeria de objetos gráficos e uma gama de efeitos de animação e composição de slides.
O formato nativo do PowerPoint é o. PPT, para arquivos de apresentações, e o. PPS, para apresentações diretas.
Para executar o PowerPoint em máquinas que não o tenham instalados, é necessário usar o software PowerPoint Viewer, uma vez que o PowerPoint não tem suporte nativo para outros formatos como o Flash, o PDF e mesmo o OpenDocument Format.
Os arquivos do PowerPoint em geral são lidos sem problemas por outros softwares similares como o Impress.

FAIXA DE OPÇÕES

A Faixa de Opções é usada para localizar rapidamente os comandos necessários para executar uma tarefa. Os comandos são organizados em grupos lógicos, reunidos em guias. Cada guia está relacionada a um tipo de atividade como gravação ou disposição de uma página. Para diminuir a desorganização, algumas guias são exibidas somente quando necessário. Por exemplo, a guia Ferramentas de Imagem somente é exibida quando uma imagem é selecionada.
Guias
Os grupos em cada guia dividem a tarefa em subtarefas.
 Os botões de comando em cada grupo executam um comando ou exibem um menu de comandos.
Painel de Anotações
Nele é possível digitar as anotações que se deseja incluir em um slide.
Barra de Status
Exibe várias informações úteis na confecção dos slides, entre elas: o número de slides; tema e idioma.
Nível de Zoom
Clicar para ajustar o nível de zoom.

CRIAR APRESENTAÇÕES

Criar uma apresentação no Microsoft PowerPoint 2007 engloba: iniciar com um design básico; adicionar novos slides e conteúdo; escolher layouts; modificar o design do slide, se desejar, alterando o esquema de cores ou aplicando diferentes modelos de estrutura e criar efeitos, como transições de slides animados. Para iniciar uma nova apresentação basta clicar no Botão do Microsoft Office, e em seguida clicar em Novo. Então escolher um modelo para a apresentação (Em Branco, Modelos Instalados, Meus modelos, Novo com base em documento existente ou Modelos do Microsoft Office Online).

FORMATAR TEXTO

Para alterar um texto, é necessário primeiro selecioná-lo. Para selecionar um texto ou palavra, basta clicar com o botão esquerdo sobre o ponto em que se deseja iniciar a seleção e manter o botão pressionado, arrastar o mouse até o ponto desejado e soltar o botão esquerdo.
Justificar
Alinha o texto às margens esquerda e direita, adicionando espaço extra entre as palavras conforme o necessário, promovendo uma aparência organizada nas laterais esquerda e direita da página.

INSERIR SÍMBOLOS ESPECIAIS

Além dos caracteres que aparecem no teclado, é possível inserir no slide vários caracteres e símbolos especiais.

INSERIR BOTÃO DE AÇÃO

Um botão de ação consiste em um botão já existente que pode ser inserido na apresentação e para o qual pode definir hiperlinks. Os botões de ação contêm formas, como setas para direita e para esquerda e símbolos de fácil compreensão referentes às ações de ir para o próximo, anterior, primeiro e último slide, além de executarem filmes ou sons. Eles são mais comumente usados para apresentações autoexecutáveis — por exemplo, apresentações que são exibidas várias vezes em uma cabine ou quiosque (um computador e monitor, geralmente localizados em uma área freqüentada por muitas pessoas, que pode incluir tela sensível ao toque, som ou vídeo. Os quiosques podem ser configurados para executar apresentações do PowerPoint de forma automática, contínua ou ambas). Na guia Inserir, no grupo Ilustrações, clicar na seta abaixo de Formas e, em seguida, clique no botão Mais.
Em Botões de Ação, clicar no botão que se deseja adicionar.
Clicar sobre um local do slide e arrastar para desenhar a forma para o botão.
Na caixa Configurar Ação, seguir um destes procedimentos:
Para escolher o comportamento do botão de ação quando você clicar nele, clicar na guia Selecionar com o Mouse.
Para escolher o comportamento do botão de ação quando você mover o ponteiro sobre ele, clicar na guia Selecionar sem o Mouse.
Para escolher o que acontece quando você clica ou move o ponteiro sobre o botão de ação, siga um destes procedimentos:
Se você não quiser que nada aconteça, clicar em Nenhuma.
Para criar um hiperlink, clicar em Hiperlink para e selecionar o destino para o hiperlink.
Para executar um programa, clicar em Executar programa e, em seguida, clicar em Procurar e localizar o programa que você deseja executar.
Para executar uma macro (uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.
As macros são gravadas na linguagem de programação Visual Basic for Applications), clicar em Executar macro e selecionar a macro que você deseja executar. As configurações de Executar macro estarão disponíveis somente se a sua apresentação contiver uma macro.
Se você deseja que a forma escolhida como um botão de ação execute uma ação, clicar em Ação do objeto e selecionar a ação que você deseja que ele execute. As configurações de Ação do objeto estarão disponíveis somente se a sua apresentação contiver um objeto OLE (uma tecnologia de integração de programa que pode ser usada para compartilhamento de informações entre programas. Todos os programas do Office oferecem suporte para OLE; por isso, você pode compartilhar informações por meio de objetos vinculados e incorporados).
Para tocar um som, marcar a caixa de seleção Tocar som e selecionar o som desejado.



A IMPORTÂNCIA DO POWERPOINT


O PowerPoint é um aplicativo cuja função básica é auxiliar o usuário a montar apresentações, na forma de uma sequência de telas para projeções, por um simples computador, que também pode ser conectado a um projetor para apresentações em tamanho maior.
Através do PowerPoint, você poderá criar apresentações de forma simples e rápida. As telas podem ser compostas por textos, gráficos, sons vídeos, e imagens, além dos efeitos de entrada e saída nos elementos, e efeitos de transição de slides.
Estas apresentações podem ser auxiliadas na tela de computador ou em aparelhos de projeção (TV, Datadhow, telões, canhão de luz), como também em papel, slides, transparências e são usadas por diferentes usuários e profissionais de áreas, como: Professores, Lideres, Administração, Celibatário, Estudante entre outros.
Hoje em dia, apresentações são quase obrigatórias em reuniões, palestras, campanhas publicitárias, apresentações de projetos, etc.
Então logo concluímos que o PowerPoint é um programa de grande importância e utilidade para todos os usuários que estão interagindo com esse mundo cada dia mais moderno e tecnologicamente atualizado. 



CONCLUSÃO

O PowerPoint é usado em apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar: imagenssonstextos e vídeos que podem ser animados de diferentes maneiras. O PowerPoint tem suporte a objetos OLE e inclui uma ferramenta especial de formatação de texto (WordArt), modelos de apresentação pré-definidos, galeria de objetos gráficos e uma gama de efeitos de animação e composição de slides. O PowerPoint é um programa que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, podendo usar imagens, sons, textos e vídeos, que podem ser animados de diferentes maneiras.
  

BIBLIOGRAFIA

Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_PowerPoint
acessado no dia 19 de Setembro de 2016.