DESENVOLVIMENTO DA GRAVIDEZ 1 A 9 MÊS

INTRODUÇÃO

O presente trabalho abordaremos sobre o “Desenvolvimento da Gravidez” em que primeiramente começaremos por definir a gravidez, em que posteriormente a Gravidez é o período de cerca de nove meses de gestação nos seres humanos, contado a partir da fecundação e implantação de um óvulo no útero até ao nascimento. Durante a gravidez, o organismo materno passa por diversas alterações fisiológicas que sustentam o bebé em crescimento e preparam o parto.

DESENVOLVIMENTO DA GRAVIDEZ

As primeiras semanas de gravidez são dedicadas à fecundação do óvulo pelo espermatozoide, após esse processo o óvulo sobe pelas trompas de Falópio e se instala na parede do útero. Já fixado no útero, as células do óvulo passa a se multiplicar formando um pequeno embrião que não é maior que uma semente de maçã. É a partir deste pequeno embrião que todos os outros órgãos do bebê vão se transformar, sendo a fase mais crucial da gestação. Saiba como é o desenvolvimento do seu bebê mês a mês.

Primeiro mês de gravidez
Geralmente no primeiro mês a mulher nem sabe que está grávida e confundi os sintomas da gravidez com os da TPM. No primeiro mês é formado um embrião minúsculo que irá crescer rapidamente, o coração também começa a bater neste primeiro mês, sendo o primeiro órgão a se formar.
Segundo mês de gravidez
No segundo mês de gestação o seu bebê deixa de ser um embrião e passa a ser chamado de feto, sendo uma das fases mais importantes, pois é quando todos os órgãos se formarão e começarão a desenvolver­se. O seu bebê ainda se parece com um caracol, pois os braços e pernas ainda estão em desenvolvimento, ainda não sendo possível pelo ultrassom saber qual o gênero do bebê.
Terceiro mês de gravidez
É nesta fase da gravidez que a mãe pode sentir­se mais cansada e sonolenta durante o dia, além é claro da maior frequência de fazer xixi. A cabeça do seu bebê já está mais delineada, mesmo parecendo desproporcional ao resto do corpo, as pálpebras também já estão sendo formadas para a proteção do globo ocular. Todo o sistema circulatório e urinário já está funcionando e os órgãos genitais já estão se desenvolvendo. É também no terceiro mês que o feto consegue fazer seus primeiros movimentos com as mãos e os pés de abrir e fechar.

Quarto mês de gestação
É no quarto mês que as impressões digitais começam a aparecer assim como a sobrancelha, cabelo, bochecha e a ponta do nariz. O lanugo, que é uma penugem que protege o corpo do bebê dentro do útero da mãe aparece e junto com ele o órgão genital, sendo possível saber o gênero do bebê.
Quinto mês de gravidez
É nesta fase que o seu bebê começa a desenvolver­se com força total, e é aqui que o feto já está com os sentidos todos apurados ouvindo todos os sons a sua volta, sendo capaz de reconhecer o som da voz da mãe. Caso esteja esperando uma menina, o útero e as trompas estão completamente formados, e se for um menino as genitálias já são bem visíveis.
Sexto mês de gravidez
A movimentação do seu bebê é tão intensa no sexto mês que você sentirá muitos chutes e socos na barriga, além de sentir seu bebê se mexendo mais. No sexto mês o bebê possui uma pele avermelhada e enrugada ainda coberta pela lanugem que só desaparecera nos próximos meses.
Sétimo mês de gravidez
No sétimo mês seu bebê já está bem formado, caso nascesse agora teria grandes chances de sobreviver. Já consegue sentir e fazer várias ações como abrir e fechar os olhos, soluçar, perceber quando o ambiente esta mais claro ou escuro, além de distinguir o gostos de doce e salgado. No sétimo mês o seu bebê mede aproximadamente 42cm e pesa por volta de 1.800g.
Oitavo mês de gravidez
O oitavo mês de gravidez é o começo da reta final, é normal a mãe se sentir mais cansada e a barriga começar a pesar muito. Agora o seu bebê começa a ter a aparência de um recém­nascido com as dobrinhas de gordura. Os membros também continuam crescendo, assim como os ossos que vão calcificando­-se. Ao final do oitavo mês seu bebê deve pesar 2,5 Kg e medir por volta de 50 cm.

Nono mês de gravidez
O espaço dentro do útero ficou menor, por isso é normal no nono mês o bebê se mexer menos na barriga da mãe. Agora o seu filho já dispõem de uma consciência nítida, por causa do aumento intenso da atividade cerebral e a sua visão melhorada. Todos os seus órgãos estão totalmente formados, assim como o sistema imunológico que está forte o suficiente para poder protegê­lo após o parto.
Finalmente é hora de nascer, o seu bebê esta pronto para vir ao mundo, por isso é importante sempre estar preparada porque a qualquer hora ele poderá nascer.

CONSULTAS MÉDICAS

A primeira consulta médica durante a gravidez é geralmente realizada entre as seis e oito semanas de gestação, ou entre duas e quatro semanas de atraso do período menstrual. Nesta primeira consulta exaustiva são calculadas a idade gestacional e a data prevista de parto e realizados diversos exames e análises para determinar o estado de saúde da grávida e potenciais riscos à gravidez. Determina-se o peso, altura e a pressão arterial e são examinados o pescoço, tiroide, mamas, abdómen, membros, coraçãopulmões e os olhos. São também pedidas análises sanguíneas para a contagem de células, determinação do grupo sanguíneoanti RH e deteção de doenças sexualmente transmissíveis como a sífilishepatitegonorreiaVIHrubéola e clamídia. É também realizado um exame ginecológico que determina o tamanho e posição do útero e eventuais anomalias. Pode ser realizado um teste de Papanicolau para a presença de cancro do colo do útero e exames genéticos em mulheres em grupos de risco para o desenvolvimento de fetos com malformações genéticas. Em mulheres negras e de origem mediterrânica podem ser feitos testes à drepanocitose. As consultas de acompanhamento são geralmente agendadas de quatro em quatro semanas até às 32 semanas de gestação, sendo a partir daí de 2 em 2 semanas até às 36 semanas, e uma vez por semana até ao parto. Nestas consultas são anotados o peso, tensão arterial e tamanho e forma do útero.

DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

Nos seres humanos, a embriogénese, ou período embrionário, tem início com a fecundação e prolonga-se até ao início do período fetal. Após a fecundação, o zigoto desloca-se lentamente ao longo da trompa de Falópio em direção ao útero. Ao longo desta viagem de mais de uma semana, o zigoto divide-se em células idênticas. Esta divisão celular tem início aproximadamente entre 24 a 36 horas após a fecundação. Ao fim do 4º dia de divisão celular, o zigoto dá origem a uma esfera sólida de 16 ou 32 células denominada mórula.
Ao chegar ao útero, cinco dias após a fecundação, esta esfera apresenta-se oca e tem entre 50 e 100 células. Nesta fase passa a ser denominada blastócito, demorando cerca de seis dias até nidificar na parede uterina. O revestimento de proteínas do blastócito dissolve-se, o que permite às suas células trofoblásticas entrar em contacto e aderir às células endometriais da parede uterina. O embrião une-se com o endométrio através de um processo denominado nidação, que ocorre oito a dez dias após a ovulação. Após alguns dias, forma-se o celoma extra-embrionário que se tornará na cavidade coriónica, a qual irá conter o embrião, o líquido amniótico e o cordão umbilical. Desenvolve-se também a cavidade amniótica entre o citotrofoblasto e a massa de células interna. Desenvolve-se também a placa pré-cordal, que indica o futuro local da boca e da região cranial. Nesta fase, o embrião cresce rapidamente e começam a tomar forma as principais características externas. Este processo, denominado diferenciação celular, produz os diferentes tipos de células do organismo.
Durante a quarta semana de idade gestacional (segunda semana de idade embrionária), as células trofoblásticas que envolvem as células embrionárias penetram profundamente no revestimento uterino, formando a placenta e as membranas embrionárias. Começa-se também a formar a vesícula vitelina, as células embrionárias formam um disco embrionário com duas células de espessura, desenvolve-se a linha primitiva e aparecem as vilosidades coriónicas. Na quinta semana de idade gestacional (terceira semana de idade embrionária) tem início a gastrulação, forma-se a corda dorsal no centro do disco embrionário, começa-se a formar o que virá a ser a medula espinal, com uma saliência que corresponderá ao cérebro, e aparecem os primeiros neurómeros. Já no final da semana, começam também a formar-se os vasos do coração primitivo e a desenvolver-se vascularização no disco embrionário.
Embora entre a 5ª e 6ª semana de gestação seja possível detectar atividade elétrica no cérebro, isto é apenas considerado atividade neural primitiva, e não ainda o início do pensamento consciente, algo que só se desenvolverá muito mais tarde. As sinapses só se começam a formar por volta das 17 semanas e, no início da 28ª semana, começam-se a multiplicar a um ritmo acentuado que se prolonga até 3 a 4 meses após o nascimento.
À sexta semana de idade gestacional (quarta semana de idade embrionária), o embrião mede cerca de 4 mm de comprimento e começa-se a curvar em forma de C. O coração desenvolve-se e começa a bater a um ritmo regular, aparece o septo primário e formam-se as cavidades que irão dar origem às estruturas da face e do pescoço, sendo já visível o início da formação dos braços e de uma cauda. O tubo neural encerra, aparecem os primeiros traços do pulmão e do fígado, aparecem ainda as estruturas que formarão o pâncreas e o baço e rompe-se a membrana bucofaríngea que formará boca. Na medula espinal, começa-se a diferenciar o corno anterior e posterior. Durante a sétima semana de idade gestacional (quinta semana de idade embrionária) o embrião mede cerca de 9 mm de comprimento. Nesta semana, começam-se a desenvolver as estruturas que formarão os olhos e o nariz e os brotos das pernas e das mãos. O cérebro divide-se em cinco vesículas, incluindo o telencéfalo primitivo e inicia-se a diferenciação do estômago. Existe já uma circulação sanguínea primitiva entre os vasos que ligam a vesícula vitelina e as vilosidades coriónicas. Inicia-se ainda o desenvolvimento do metanefro, precursor dos rins.
Durante a oitava semana de idade gestacional (sexta semana de idade embrionária) o embrião mede aproximadamente 13 mm de comprimento. Começam-se a formar os pulmões, o sistema linfático e os órgãos genitais externos, sendo também visível a crista gonadal. Os braços e as pernas aumentam de comprimento, sendo agora visíveis as áreas dos pés e das mãos, as quais já têm dedos mas que ainda estão unidos. Durante a nona semana de idade gestacional (sétima semana de idade embrionária) o embrião mede cerca de 18 mm de comprimento, estando já em processo de formação todos os órgãos essenciais. É possível ouvir o som do batimento cardíaco através de doppler e pode ser possível observar movimentos espontâneos dos membros através de ecografia. Começam-se a formar os folículos pilosos e os mamilos, são visíveis os cotovelos e os dedos dos pés e o ducto vitelino é geralmente encerrado. Ao fim da nona semana, decorreram 49 dias desde a fecundação e 63 dias desde o primeiro dia do último período menstrual. Ao longo da décima semana de gestação (oitava semana de idade embrionária), as pálpebras estão mais desenvolvidas e começam-se a fechar e as orelhas e as características faciais tornam-se mais distintas.

DESENVOLVIMENTO FETAL

Ao fim da décima semana de idade gestacional, o embrião passa a ser denominado feto. Termina assim o período embrionário e inicia-se o período fetal. No início da fase fetal, o risco de aborto diminui acentuadamente. O feto tem agora cerca de 30 mm de comprimento e através de ecografia é possível observar o batimento cardíaco e a realização de vários movimentos involuntários. Entre as 11 e 14 semanas de idade gestacional, as pálpebras do feto estão cerradas e só se voltarão a abrir por volta da 28ª semana. A face está bastante desenvolvida, os membros apresentam-se longos e esguios e o fígado já produz glóbulos vermelhos. Neste intervalo aparecem as unhas nos pés e nas mãos, os órgãos genitais e os brotos para os futuros dentes. A cabeça é proporcionalmente muito grande, cerca de metade do tamanho do feto. Entre as 15 e 18 semanas de gestação o bebé começa-se a mexer e a esticar. A pele é praticamente transparente e surge um tipo de cabelo muito fino denominado lanugo. Desenvolvem-se os tecidos musculares, os ossos tornam-se mais fortes e o fígado e o pâncreas já produzem secreções.
Entre as 19 e as 21 semanas de gestação o bebé já consegue ouvir e é muito mais ativo em relação às semanas anteriores, sendo capaz de engolir. A mãe começa a ter uma sensação semelhante ao bater de asas de borboleta no baixo ventre, que corresponde aos primeiros movimentos do bebé. À 22ª semana, o bebé está mais ativo e algumas mães já conseguem sentir claramente o bebé a mover-se. O lanugo cobre a totalidade do corpo, aparecem as sobrancelhas e as pestanas, as unhas crescem até às extremidades dos dedos, o aparelho digestivo começa a produzir mecónio e é possível ouvir o batimento cardíaco apenas com um estetoscópio. Entre as 23 e 25 semanas, a medula óssea começa a produzir células sanguíneas, desenvolvem-se as vias respiratórias e o feto começa a armazenar gordura. À 26ª semana, as sobrancelhas e pestanas já se encontram formadas, os olhos estão plenamente desenvolvidos e as impressões digitais estão em formação. O feto sobressalta-se em resposta a ruídos altos e formam-se nos pulmões alvéolos, embora o feto não seja ainda capaz de respirar no exterior.
Entre as 27 e as 30 semanas de gestação o cérebro do feto cresce aceleradamente e o sistema nervoso encontra-se suficientemente desenvolvido para controlar algumas funções corporais. As pálpebras são capazes de abrir e fechar e o aparelho respiratório, embora imaturo, produz tensioativos que permitem encher os pulmões com ar. Entre as 31 e 34 semanas o feto cresce muito rapidamente e armazena uma quantidade assinalável de gordura, ferrocálcio e fósforo. Os ossos encontram-se desenvolvidos, embora sejam ainda moles. O feto começa a respirar de forma ritmada, embora os pulmões não estejam completamente desenvolvidos. Entre as 35 e 37 semanas o feto pesa já cerca de 2,5 kg e continuará a ganhar mais peso, embora provavelmente o comprimento já não deva aumentar significativamente. Devido à gordura acumulada, a pele já não é tão rugosa. O feto tem padrões de sono definidos, o coração e os vasos sanguíneos estão completos e os músculos e ossos totalmente desenvolvidos. Entre as 38 e 40 semanas de gestação, o lanugo desaparece, exceto nos ombros, o cabelo é mais denso e espesso, as unhas crescem para além das extremidades dos dedos e estão presentes mamilos em ambos os sexos. À 40ª semana de idade gestacional decorreram 38 semanas desde a fecundação e o trabalho de parto pode começar a qualquer momento.

CONCLUSÃO

Chegamos a conclusão de que nos primeiros sinais que indicam uma possível gravidez são a ausência de menstruação, sensibilidade nas mamasnáuseasvómitos e aumento da frequência urinária.
Uma gravidez pode ser confirmada com um teste de gravidez disponível em farmácias. A gravidez é convencionalmente dividida em três trimestres, de forma a simplificar a referência às diferentes fases do desenvolvimento pré-natal.

BIBLIOGRAFIA

Desenvolvimento da Gravidez recuperado em 23 de Fevereiro de 2017
 «Gravidez reduz massa cinzenta e altera cérebro das mulheres, diz estudo»Portal Terra + BBC Brasil. 20 de dezembro de 2016. Consultado em 23 de Fevereiro de 2017
 Freitas, Sandra L. Felix; Gerk, Maria; Arantes, Sandra ; Nunes, Cristina; Luizari, Marisa. Nomenclatura obstétrica. [S.l.]: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Enfermagem Enfermagem Ginecológica e Obstétrica, 2010. 1-5 p.
Dicionário de Termos Médicos da Porto Editora. «Parto». Consultado em 23 de Fevereiro de 2017