A INFLUÊNCIA DAS ACTIVIDADES HUMANAS NA QUALIDADE DO AR ATMOSFÉRICO



INTRODUÇÃO
                 
Neste trabalho abordamos o tema sobre o ar atmosférico e as influencias humanas a seu respeito tanto seja negativa ou positiva.
A atmosfera é uma mistura de gases inodora, insipida incolor.Pode parecer ar, mas a verdade é que possui uma estrutura complexa, com varias camadas.
A poluição atmosférica tem antingido niveis altamente preocupantes sobre tudo nos paises mais evoluidos e industrializados.Este tipo de poluição afecta os seres vivos que necessitam de ar para respirarem .
Sera mesmo sensato pedir aos paise em vias de desenvolvimento que reduzam as suas emissões de substânçias poluentes quando são os paises desenvolvidos os que mais contribuem para o estado actual da poluição atmosférica.


INFLUÊNCIA DAS ACTIVIDADES HUMANAS NA QUALIDADE DO AR ATMOSFÉRICO

A atmosféra é uma  mistura de gases inodora, insipida incolor.Pode parecer ar,mas a verdade é que possui uma estrutura complexa,com varias camadas.
O ar atmosférico é constituido por (azoto,oxigénio,dioxido de carbono, vapor de água,hidrogénio e gases raros.
A atmosféra não é homogénea, é constituida por uma serie de camadas aprocimadamente eféricas e cada uma com a sua propria caractéristica.
O ser humano tem vindo a danificár a atmosféra ao longo do tempo a sua evolução técnologica, levou a construção de fabricas, carros dos quais emitem quantidades elevadas de gáses que poluem o ar e danificam a atmosféra terrestre.
A poluição é uma influencia humanas, respectivamente á sua produção de quimicos etc. Essa poluição baseia-se na deposição no ambiente de substançias toxicas.
A poluição atmosférica tem antingido niveis altamente preocupantes sobre tudo nos paises mais evoluidos e industrializados.Este tipo de poluição afecta os seres vivos que necessitam de ar para respirarem .
A poluição assume na actualidade um carácter global. Deixou de ser um problema local ou regional para adquirir uma dimensão mundial.Cientificamente, está provado que se verifica um transporte de poluentes de uma região para outra, de um continente para outro, o que nos leva a encarar a poluição como um fenómeno global e não apenas como um problema localizado.
O imenso volume de ar existente pode levarnos a pensar que independentemente da quantidade e da qualidade de substânçias que lancemos para a atmosesfera, esta ira manter-se inalterável. Isto não é verdade nos estamos a prejudicar gravemente a atmosféra e claro a nós proprios obviamente.
Desde o desenvolvimento das industrias e do aparecimento do motor de combustão interna tem-se intensificado a produção de algumas substânçias, muitas delas tóxicas que têm modificado de alguma forma a modificção quimica do ar,detorioando-o consideravelmente.
O monoxido e o dioxido de carbono ,óxidos de enxofre,nitrogénio,chumbo os fluorcarbonetos (CFCs) e os processos industriais são o prinçipais, agentes poluentes que afetam a qualidade do  ar particularmente nas grandes cidades que provocam o aquecimento global e a diminuição da camada de ozono, as chuvas açidas etc..
A camada de ozono é muito importante a palavra “ozono” provem do grego ozein, que significa “ mau cheiro”, por causa do forte odor que este gás exala quando em alta concentração.
Apesar da sua reduzidissima quantidade, o ozono assume um papel fundamental na sobrevivência da humanidade.Ele absorve grande parte das radiações ultravioletas, impedindo que estas atimjam a superfície terrestre em quantidades muito elevadas.
Na decada de 1980, confirmou-se que o ozono estava a ser progressivamente destruido pela constante rarefacção da camada onde este importante gás se concentra. Estudos divulgados na década de 1990 pela organização das nações unidas para o ambiente , indicavam a redução de apenas 1%  na espessura da camada de ozono era sufciente para a radiação ultra viloeta cegar 100 mil pessoas por cataratas aumentar os casos de cancro na pele 3%.
Na decada de 1980 os cientistas começaram a suspeitar  que os clorofluorcarbonetos (CFCs) da indústria de refrigeração fossem uma das causas prinçipais para a diminuição da camada de ozono.
Face a essa ameaça ,mais de 60 países assinaram a 16 de setembro de 1987 o protcolo de Monte Real sobre substãnçias que destrõem a camada de ozono. Numa primeira fase, o protocolo de monte real foi assinado por 46 paíse, tendo sido ajustado várias vezes nos anos seguintes.
Nos países em vias de desenvolvimento como no caso de Angola, a cidificção do ambiente resulta fundamentalmente da emissão de dioxido de azoto para atmosfera através dos fogos florestais e dos hidrocarbonetos emitidos pela vegetção das florestas tropicais.
Sera mesmo sensato pedir aos países em vias de desenvolvimento que reduzam as suas emissões de substânçias poluentes quando são os paises desenvolvidos os que mais contribuem para o estado actual da poluição atmosférica.
Se o ser humano continuar a produzir estas quantidades de ar a camada de ozono continuara a ficar com um maior desgaste de ano após ano e havera uma subida relativamente as temperaturas o que causara o descongelamento dos polos glaciáres.
O descongelamento dos polos glaçiares, tanto do polo norte ,comu do polo sul ira provocar a subida dos niveis medios da agua a nivél mundial, em 2030 preve-se que 20% dos icebergs pasem do estado sólido para o estado liquido.
Cabe a todus os humanos cuidar do ambiente e o preservar para que a próxima geração possa desfrutar tanto quanto nós do maravilhoso e unico em toda a galáxia ,o planeta azul.


Conclusão

O ser humano tem vindo a danificar a atmosfera ao longo do tempo a sua evolução tecnológica, levou a construção de fábricas, carros dos quais emitem quantidades elevadas de gases que poluem o ar e danificam a atmosfera terrestre. Se o ser humano continuar a produzir estas quantidades de ar a camada de ozono continuara a ficar com um maior desgaste de ano após ano e haverá uma subida relativamente a temperaturas o que causara o descongelamento dos pólos glaciares.